Tem haver sim...
Como ja disse, ja tive este mesmo problema com a Ranger e a perda de potencia eh evidente.
Versão Imprimível
Usando o achometro, eu tambem concordo, será que a helice não destravou mesmo? O motor super aquecido fica bem mais acelerado.
O marcador de temperatura do painel dos troller antes de 2009 não sei depois, se a bomba d'agua não estiver circulando ele não marca super aquecimento, e nem o ar quente do painel funciona direito (fica morno), o sensor de temperatura que marca no painel fica depois da valvula termostatica e depois da bomba e se esta não estiver funcionando não mostra super aquecimento, o sensor de temperatura que manda informação para a centralina fica antes da valvula termostatica e bb d'agua por isso corta potencia do motor para sua proteção. Experiencia propria, e ainda mais os primeiros motores 3.0E dos troller e ranger grande parte tiveram problemas de bb d'agua antes dos 30.000km, se o dele nunca deu problema, sorte dele.:concordo:
E ae Paulo beleza!!!
Bom, outro problema que estou descobrindo, o marcador de temperatura nunca mexeu, perguntei ao Japa ele falou que o dele também não, então achei que fosse normal, só que liguei na concessionária e eles me falaram que não, ele fica no meio.... será que pode ser alguma cebolinha???
Outra coisa que vou ter que olhar...
Valeu
Deve ser modo de segurança viu, derrepente o rotor da bomba dagua q dizem, costuma trincar, não consegue aumentar o fluxo de agua em altas rotacoes pq ele cavita ai pode haver um superaquecimento.
Sobre a ventoinha eh simples nos 3.0 quando vc liga o motor com ele frio a ventoinha fica acoplada, n sei pq, depois quando vai andando desacopla dai vc pode perceber se esta acoplando ou n
Cebolinha vc vai ver quando souber o preço deste sensor, vai arder os seus zoios:parede:, olha eu nunca descobri a função deste sensor/marcador de temperatura do painel, ele nunca acusa problemas de superaquecimento, se alguem descobriu me diga, pois ele fica localizado num lugar que não acusa nada de grave, o que acusa é o que vai para a centralina, tanto o seu quanto o do Japa, pode estar com os cabos desligados, mal contato nele ou no painel, ou o antigo dono descobriu que não servia para nada e tirou ou desligou, por que é caro, :concordo:checa e se ele estiver lá troca com um colega que estiver funcinando para testar.
Ja checou a pressão da bb d'agua?
Detalhe, se vc ligar o ar quente o marcador de temperatura do painel fica louco, cada hora marca uma coisa, só em giro muito alto que fica normal.
KITZAN, não se esqueça que seu motor é um 3.0E, tem alguns colegas dando a opinião/experiencia deles mas talvez não tiveram experiencia ou não conhecem esse motor ele tem bastante coisas diferente do 2.8. Esse motor é novo no mercado e não são muitos os mecanicos que tem experiencia com ele, se não conseguiu um scanner, vai por eliminatoria, com a opinião de quem conhece esse motor. Pega leve e usa o raciocinio do funcionamento do motor. Cuidado senão $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$