
Postado originalmente por
Renato Fraga
Tô vendo a discussão e não tô me contendo em ficar sem dar o meu pitaco.
Negócio o seguinte: O barulho de ventilação é da hélice do radiador travada.
Vejam que normalmente, mesmo quando o acoplamento "recebe informação" para travar por conta da temperatura, a uma certa rotação ocorre a liberação do acoplamento justamente para não ocorrer sobrecarga, pois a hélice tem um passo bem agressivo e o motor tem potência pra virar. Sendo assim se o acoplamento se manter travado em rotações mais altas, pode acontecer da hélice quebrar, danificar a bomba dágua ou o eixo que sustenta a hélice e principalmente , roubar uma potência danada do motor.
Portanto, certamente seu problema é muito mais simples do que parece. O barulho vem da hélice e a perda de desempenho também, heheheh !!!!!!!!
Pra saber se é isso, o teste é muito simples. Com o motor desligado e frio, tenta viral a hélice com a mão. Obrigatoriamente deve ser possível fazer isso sem dificuldades. Inspeciona pra ver se não tem folgas no mecanismo.
Posteriormente, funcione o motor, e ao acelerar veja se a hélice acompanha a subida de giro do motor. Com o motor gelado não é pro acoplamento travar, mantendo a hélice liberada, virando bem mais lenta que a rotação do motor.
Finalmente, esse sistema de acionamento da hélice por acoplamento viscoso é muito simples, não tem nenhum tipo de gerenciamento e é comum apresentar problemas. Geralmente trava, mas algumas veses acontece o contrário, onde observa-se o superaquecimento principalmente quando se força mais o motor.
D ojeito que está corre o risco de danificar correia, bomba d'agua, e se ocorrer da hélice partir, heheheh, tudo o que estiver no caminho será danificado.
Abraços