x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 22

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    27/06/2005
    Agradecimentos: 0

Preparando um Troller para a trilha

Estou preparando um Troller 2006 para trilhas e gostaria de receber indicações do que deve ser modificado para melhorar a performance dele, principalmente em erosões. Pneus 33 ou 35", Tamanho apropriado dos calços? Alguma modificação na suspensão como barra estabilizadoras, etc? Hoje ele está com pneus 31" BF Mud, mas o diferencial arrasta em qualquer facão. Obrigado pelas dicas

Oi xalande ... eu tambem estou com um t4 com 31" bf e arrastra sempre...

Para melhorara a performance coloca 33" e so com isso a diferenca eh grande ... para mehlorar mais ainda coloca uns calcos de 2" o que te dara mais altura e vai mehorar os angulos de ataque, saida e angulo centra... alem disso pode tirar as barras estabilizadoras e colocar amortecedores de maior curso, bloqueios de diferencial, etc

Eu quero colocar 33" mas uns calcos de uns 5 cm e eu tenho certeza que a diferenca vai ser do ceu a terra porque ja vi em pessoa diferenca na trilha entre 31 vs 33 e eh muita coisa ... agora se gostar de fazer trilhas extremas coloca 35 de uma vez, so que ai precisa mexer em algumas coisinhas.

Isso contando que voce ja tenha guincho e snorkel.
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Concordo com as dicas.

O que mata o Troller é a pouca amplitude da suspensão. E isso é relativamente fácil de ser melhorado.

Mas eu não colocaria calços nas molas nem mesmo removeria a barra estabilizadora.

Em relação à barra estabilizadora, um "Quick Disconect" seria mais interessante para manter a segurança no On-Road. E basta soltar apenas um lado para obter resultado.

Com realção às molas, eu colocaria molas mais compridas ao invés de colocar calços. Compatível com o Troller, existem algumas no mercado, porém a mais comprida de todas é a do Del Rey (antes do motor AP, enquanto usava so motores CHT). Tem cerca de 50cm de comprimento, porém é muito branda. Eu utilizo essas molas na trazeira da minha Dakota que está equipada com eixos Troller bem como os demais componentes da suspensão, mas estão reforçadas por molas do gol caixinha que entram dentro da mola maior, assim tenho amplitude e carga apartir de uma certa altura. Ficou ótimo. Fica a dica para uma possível experiência. Talvez na trazeira do Troller essas molas sozinhas dêem conta. Na dianteira, pelo peso do motor pode ser necessário a combinação das 2 molas. Vejam que fazendo desta forma , com essas molas, ganha-se amplitude, mas não ganha muita altura em relação ao original, o que é o mais correto.

Em relação aos amortecedores, o mais longo que encontrei com carga satisfatória foi o trazeiro da F250. Acredito que o trazeiro das últimas S10 sejam até maiores que os que citei anteriormente. A dificuldade, é que o Troller originalmente utiliza amortecedores com olhais muito grandes, apresentando parafusos muito calibrosos. Isso dificulta um pouco as adaptações, mas no meu caso eu confeccionei uma pequena bucha de aço e vestí a mesma dentro do suporte do amortecedor no eixo. Com isso pude utilizar parafusos compatíveis ao amortecedor. Se tiver mais condição de investir, a Kamonseki confecciona amortecedores sob medida a um custo de R$430,00 cada. Detalhe é o ajuste dos batentes da suspensão que devem ser posicionados de forma que nem amortecedor nem mola cheguem ao seu fim de curso.

Agora um detalhe muitíssimo importante a ser discutido, é que se você incrementar muita altura ao seu Troller, pode ter problemas com a geometria da direção e do cardã trazeiro.
    Pelo fato da suspenção apresentar links simples, ao levantar a suspensão pode se anular o ângulo do cáster dificultando a dirigibilidade, e ainda modificar o ângulo de trabalho do cardã trazeiro adquirindo vibrações.
    Se o aumento da altuda da suspensão for desejado, deverá ser realizado algumas alterações nos links, nada muito complicado, eu fiz isso na minha Dakota.

Abraços a todos

Depende muito do tipo de trilha que você quer fazer...

Para mim, pneu 33" é o pneu ideal para o Troller.
    O 31" é pequeno e o 35" tem que mexer na relação do carro...

Uma sugestão é usar pneus 33" mud com calços de 1,5" na trazeira e 1" na dianteira.

Se estiver afim de mexer na relação dos diferenciais, ai vai de 35"...
    Eu tenho muita vontade de bota-los, mas infelizmente a garagem do meu predio não permite.

Bem, depois dos pneus vem um bom guincho.
    Depois bloqueios de diferencial.

Meu Troller hoje está exatamente assim.
    Vai muito bem na trilha. Os bloqueios aliados aos pneus Mud 33", dão muita tração ao carro.
    E o guincho te dá aquela segurança de que mesmo que algo de errado, você vai sair do buraco!

Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Usuário
    Entrada
    27/06/2005
    Obrigado pelas informações valiosas pois não sabia da necessidade de mudar a relação para pneus 35" . Quanto as modificações, vcs tem algum mecânico para indicar que possa fazer as modificações de: Colocar os calços, Bloqueio e mexer nas barras com um "Quick disconect". Abs Xalande

Xalande, realmente com os pneus 35" e relação original o carro sai muito devagar. No meu caso coloquei bicos 30% e trocarei a relação (está na estante me olhando agora) por uma 4,56:1. Aí sim deve ficar muito bom... mas só com os bicos já melhoou muito.
    Abs
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

Muito interessante sua resposta Renato

-Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

-Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

-Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

-O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

-Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm

http://www.man-a-fre.com/parts_acces...erbushings.htm

Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.

Agradeco desde ja

[] 's curiosos e ansiosos
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4

Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Muito interessante sua resposta Renato

-Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

-Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

-Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

-O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

-Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm

http://www.man-a-fre.com/parts_acces...erbushings.htm

Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.

Agradeco desde ja

[] 's curiosos e ansiosos
    Um bom par de bloqueios resolve boa parte dos problemas do Troller.

Segue minha receita para um Troller ficar bom na trilha e bom para usar no dia-a-dia:
    - Bloqueio ARB nos dois eixos;
    - Pneu 35 em rodas tala 8. (Se usar tala 10, suas laterais irão agradecer bastante).
    - Calço de 3 cm no eixo dianteiro e 3,5 no eixo traseiro
    - Relação 4,56 ou 4,88
    - Um bom guincho (seja elétrico ou seguindo a receita do AbreU, talvez hoje eu colocaria um hidráulico)

Com isto, vc vai fazer o Camel no FDS e na segunda-feira pode usar o carro para ir trabalhar....
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17