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Convex Datacenter
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  • #1
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    Preparando um Troller para a trilha




    Estou preparando um Troller 2006 para trilhas e gostaria de receber indicações do que deve ser modificado para melhorar a performance dele, principalmente em erosões. Pneus 33 ou 35", Tamanho apropriado dos calços? Alguma modificação na suspensão como barra estabilizadoras, etc? Hoje ele está com pneus 31" BF Mud, mas o diferencial arrasta em qualquer facão. Obrigado pelas dicas

  • #2
    Oi xalande ... eu tambem estou com um t4 com 31" bf e arrastra sempre...

    Para melhorara a performance coloca 33" e so com isso a diferenca eh grande ... para mehlorar mais ainda coloca uns calcos de 2" o que te dara mais altura e vai mehorar os angulos de ataque, saida e angulo centra... alem disso pode tirar as barras estabilizadoras e colocar amortecedores de maior curso, bloqueios de diferencial, etc

    Eu quero colocar 33" mas uns calcos de uns 5 cm e eu tenho certeza que a diferenca vai ser do ceu a terra porque ja vi em pessoa diferenca na trilha entre 31 vs 33 e eh muita coisa ... agora se gostar de fazer trilhas extremas coloca 35 de uma vez, so que ai precisa mexer em algumas coisinhas.

    Isso contando que voce ja tenha guincho e snorkel.
    TavaresAndrés4X4
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  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Concordo com as dicas.

    O que mata o Troller é a pouca amplitude da suspensão. E isso é relativamente fácil de ser melhorado.

    Mas eu não colocaria calços nas molas nem mesmo removeria a barra estabilizadora.

    Em relação à barra estabilizadora, um "Quick Disconect" seria mais interessante para manter a segurança no On-Road. E basta soltar apenas um lado para obter resultado.

    Com realção às molas, eu colocaria molas mais compridas ao invés de colocar calços. Compatível com o Troller, existem algumas no mercado, porém a mais comprida de todas é a do Del Rey (antes do motor AP, enquanto usava so motores CHT). Tem cerca de 50cm de comprimento, porém é muito branda. Eu utilizo essas molas na trazeira da minha Dakota que está equipada com eixos Troller bem como os demais componentes da suspensão, mas estão reforçadas por molas do gol caixinha que entram dentro da mola maior, assim tenho amplitude e carga apartir de uma certa altura. Ficou ótimo. Fica a dica para uma possível experiência. Talvez na trazeira do Troller essas molas sozinhas dêem conta. Na dianteira, pelo peso do motor pode ser necessário a combinação das 2 molas. Vejam que fazendo desta forma , com essas molas, ganha-se amplitude, mas não ganha muita altura em relação ao original, o que é o mais correto.

    Em relação aos amortecedores, o mais longo que encontrei com carga satisfatória foi o trazeiro da F250. Acredito que o trazeiro das últimas S10 sejam até maiores que os que citei anteriormente. A dificuldade, é que o Troller originalmente utiliza amortecedores com olhais muito grandes, apresentando parafusos muito calibrosos. Isso dificulta um pouco as adaptações, mas no meu caso eu confeccionei uma pequena bucha de aço e vestí a mesma dentro do suporte do amortecedor no eixo. Com isso pude utilizar parafusos compatíveis ao amortecedor. Se tiver mais condição de investir, a Kamonseki confecciona amortecedores sob medida a um custo de R$430,00 cada. Detalhe é o ajuste dos batentes da suspensão que devem ser posicionados de forma que nem amortecedor nem mola cheguem ao seu fim de curso.


    Agora um detalhe muitíssimo importante a ser discutido, é que se você incrementar muita altura ao seu Troller, pode ter problemas com a geometria da direção e do cardã trazeiro.
    Pelo fato da suspenção apresentar links simples, ao levantar a suspensão pode se anular o ângulo do cáster dificultando a dirigibilidade, e ainda modificar o ângulo de trabalho do cardã trazeiro adquirindo vibrações.
    Se o aumento da altuda da suspensão for desejado, deverá ser realizado algumas alterações nos links, nada muito complicado, eu fiz isso na minha Dakota.


    Abraços a todos

  • #4
    Depende muito do tipo de trilha que você quer fazer...

    Para mim, pneu 33" é o pneu ideal para o Troller.
    O 31" é pequeno e o 35" tem que mexer na relação do carro...

    Uma sugestão é usar pneus 33" mud com calços de 1,5" na trazeira e 1" na dianteira.

    Se estiver afim de mexer na relação dos diferenciais, ai vai de 35"...
    Eu tenho muita vontade de bota-los, mas infelizmente a garagem do meu predio não permite.

    Bem, depois dos pneus vem um bom guincho.
    Depois bloqueios de diferencial.

    Meu Troller hoje está exatamente assim.
    Vai muito bem na trilha. Os bloqueios aliados aos pneus Mud 33", dão muita tração ao carro.
    E o guincho te dá aquela segurança de que mesmo que algo de errado, você vai sair do buraco!

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #5
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    Obrigado pelas informações valiosas pois não sabia da necessidade de mudar a relação para pneus 35" . Quanto as modificações, vcs tem algum mecânico para indicar que possa fazer as modificações de: Colocar os calços, Bloqueio e mexer nas barras com um "Quick disconect". Abs Xalande

  • #6
    Xalande, realmente com os pneus 35" e relação original o carro sai muito devagar. No meu caso coloquei bicos 30% e trocarei a relação (está na estante me olhando agora) por uma 4,56:1. Aí sim deve ficar muito bom... mas só com os bicos já melhoou muito.
    Abs
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #7
    Muito interessante sua resposta Renato

    -Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

    -Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

    -Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

    -O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

    -Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

    no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

    http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm

    http://www.man-a-fre.com/parts_acces...erbushings.htm

    Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.


    Agradeco desde ja


    [] 's curiosos e ansiosos
    TavaresAndrés4X4
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  • #8
    Citação Postado originalmente por andres-tavares Ver Post
    Muito interessante sua resposta Renato

    -Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.

    -Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?

    -Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?

    -O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?

    -Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo

    no final deste link sai como instalam os "bushings" que corrigem o caster dianteiro dessa toyota

    http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_ome.htm

    http://www.man-a-fre.com/parts_acces...erbushings.htm

    Acredito, caso o troller use bushings tambem, que seja possivel que alguem faca estas pecas e assim a gente poderia levantar mais nossos trollers e corregir o caster deles sem problema sem ter que mexer em nada. .. mas eh so uma ideia.


    Agradeco desde ja


    [] 's curiosos e ansiosos
    Um bom par de bloqueios resolve boa parte dos problemas do Troller.

    Segue minha receita para um Troller ficar bom na trilha e bom para usar no dia-a-dia:
    - Bloqueio ARB nos dois eixos;
    - Pneu 35 em rodas tala 8. (Se usar tala 10, suas laterais irão agradecer bastante).
    - Calço de 3 cm no eixo dianteiro e 3,5 no eixo traseiro
    - Relação 4,56 ou 4,88
    - Um bom guincho (seja elétrico ou seguindo a receita do AbreU, talvez hoje eu colocaria um hidráulico)

    Com isto, vc vai fazer o Camel no FDS e na segunda-feira pode usar o carro para ir trabalhar....
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #9
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Srs;

    Acompanhando o topico, vi o interesse de vcs na colocação de um "Quick Disconect" nas bieletas, para aumento de curso de suspensao.

    Infelizmente no troller nao ha como fazer isso com segurança.

    No Wrangler - assim como no JPX - a barra estabilizadora passa por baixo do radiador, ou seja, desconectando as bieletas ela fica solta, mas em posição onde nada pode pegar , entortar, ou danifica-las.

    Já no Troller ela é fixada acima dos eixos, e a retirada das bieletas faz com q elas fiques soltas, com as pontas soltas, correndo risco de numa trilha serem danificadas, ou pior, danificar o carro em si!

    No Troller , ou vc tira o conjunto todo - estabilizadora e bieletas - ou nao tira!!!

    Abç
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

  • #10
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    Smile Não pode esquecer!!!!!!!!!

    não pode esquecer de: um cooler com agua, cerveja ou wisk, gelo e pode ter vodk tb, sanduiches e tira gosto, para alguns cigarro(mais de 1 maço), lanterna e 1 celular com bateria cheia, e quando quebrar, nao pode esquecer de ter uma Boa desculpa quando chegar em casa


    Abraços, desculpem se não gostarem, mas foi uma coisa que para mim nunk pode faltar!!!
    4X4 Brasil Razão: faltou completar

  • #11
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    Bom, como eu já disse anteriormente, na minha opinião o que mata o Troller é o curso limitado na suspensão.




    andres-tavares: Muito interessante sua resposta Renato

    -Eu conheco esse sistema de quick disconnect, mas os conheco comprando o kit pronto so para jeeps, vale uns 150 dolares para cada barra, para troller nunca vi ... voce fez em alguma oficina ou comprou? ... eu tenho muito interesse nisso.
    JORGE DELMANTO Srs;

    Acompanhando o topico, vi o interesse de vcs na colocação de um "Quick Disconect" nas bieletas, para aumento de curso de suspensao.

    Infelizmente no troller nao ha como fazer isso com segurança.

    No Wrangler - assim como no JPX - a barra estabilizadora passa por baixo do radiador, ou seja, desconectando as bieletas ela fica solta, mas em posição onde nada pode pegar , entortar, ou danifica-las.

    Já no Troller ela é fixada acima dos eixos, e a retirada das bieletas faz com q elas fiques soltas, com as pontas soltas, correndo risco de numa trilha serem danificadas, ou pior, danificar o carro em si!

    No Troller , ou vc tira o conjunto todo - estabilizadora e bieletas - ou nao tira!!!

    Abç


    Em relação ao quick disconect, existem kits para os mais diversos veículos, porém para o Troller não existe nada pronto.
    A minha solução foi substituir o parafuso inferior da bieleta, aquele próximo à barra estabilizadora, por uma "blocagem", dispositivo utilizado em bicicletas para prender o selim e as rodas. Este permite remover a fixação sem a necessidade de nenhuma ferramenta. Dessa forma eu só desloco a bieleta em direção à longarina (pra tirá-la do caminho) e já basta.

    Veja que soltando apena um lado, o dispositivo já fica nulo, deixando o eixo livre, sem oferecer risco algum.


    andres-tavares:
    -Ate que altura eu posso levantar meu troller na trazseira sem que ele de problemas no carda?
    Precisamente, em números, não sei te dizer, mas se depois que você aumentar a altura da suspensão perceber que existe uma vibração principalmete quendo acelerar, pode saber que vem do cardã.

    -Eu queria levantar com calcos 5 cm atras e uns 4 cm na frente, so que acredito que 1cm de diferenca seja pouco e vai ficar ainda com a bunda caida entao penso em colocar 6 cm atras e 4 cm na frente .... sera que da certo?
    Dá certo sim se você quizer apenas incrementar altura. Se deseja melhorar o curso da suspensão, não vai mudar nada, pode até piorar pois estará enstrangulando os amortecedores. O correto para não perder em nada quando calçar as molas é passar a mesma dimensão do calço para o amortecedor, mudando sua fixação.

    -O que voce fez nos links para corregir o angulo do cardao?
    O ângulo foi corrigido cortando a solda, separando as duas barrar do link, e soldando-as na nova posição.

    -Eu tive uma ideia para nao ter que mexer nos links dianterios (se for preciso).. para corregir o caster no meu antigo carro (toyota landcruiser) eu utilizava uns "bushings" que nao tinham o buraco no meio para assim dar uns 2-3 graus ao caster e corregilo, naquele carro para cada polegada o caster tinha que ser corregido aprox. 1 grau ... aqui o que falo
    Sim, você se refere a uma bucha com furo excêntrico. Conforme a posição você consegue corrigir a angulação.
    Na minha opinião, eu não mecheria nas buchas. Apesar do Troller ter uma bucha bem grande em diâmetro, o que daria uma margem bem grande de regulagem, trata-se de uma bucha bem resistente, praticamente livre de manutenção e que qualquer modificação poderia colocar essa resistência em jogo.

    O mais indicado na minha opinião seria a confecção de rosca na barra menor do link para dar margem a qualquer regulagem necessária, algo parecido com o que existe na barra de direção, mas devidamente dimencionado para o serviço.

    AKPG:
    Um bom par de bloqueios resolve boa parte dos problemas do Troller.

    Segue minha receita para um Troller ficar bom na trilha e bom para usar no dia-a-dia:
    - Bloqueio ARB nos dois eixos;
    - Pneu 35 em rodas tala 8. (Se usar tala 10, suas laterais irão agradecer bastante).
    - Calço de 3 cm no eixo dianteiro e 3,5 no eixo traseiro
    - Relação 4,56 ou 4,88
    - Um bom guincho (seja elétrico ou seguindo a receita do AbreU, talvez hoje eu colocaria um hidráulico)

    Com isto, vc vai fazer o Camel no FDS e na segunda-feira pode usar o carro para ir trabalhar....
    É, você está bem certo na sua receita, mas veja que o custo total disso é bem alto. É certo que o resultado que um bloqueio oferece é inigualável, equipamento nenhum se iguala, mas tenho certeza que substituição de molas e amortecedores sai bem mais barato e também vai melhorar muito o desempenho chegando até a poupar o equipamento. Quanto mais tempo os pneus tocarem o solo, mais tração, e menos esforço aos diferenciais e semi eixos. Mas pode ser que você não consiga vencer certos obstáculos que um carro equipado apenas com bloqueios venceria.

    Advolouco:
    Não pode esquecer!!!!!!!!!

    --------------------------------------------------------------------------------
    não pode esquecer de: um cooler com agua, cerveja ou wisk, gelo e pode ter vodk tb, sanduiches e tira gosto, para alguns cigarro(mais de 1 maço), lanterna e 1 celular com bateria cheia, e quando quebrar, nao pode esquecer de ter uma Boa desculpa quando chegar em casa


    Abraços, desculpem se não gostarem, mas foi uma coisa que para mim nunk pode faltar!!!
    Hehehehe, certamente esta foi a sugestão mais sábia de todas, hehehehehehe, principalmente na parte que se refere na "boa desculpa pra quando chegar em casa" hahahaha !!!!!!!!!!!!!!

    Fotos da tal da "Blocagem" de bicicleta que eu uso como "quick disconect"

    Abraços a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Preparando um Troller para a trilha-blocagem-001.jpg   Preparando um Troller para a trilha-blocagem-002.jpg   Preparando um Troller para a trilha-blocagem-003.jpg  

  • #12
    Fala pessoal,

    Já tive um Troller com bloqueio, guincho, pneus 33 recap, etc...
    O problema maior é levantar o bicho para colocar os 35 ou maior e quick disconect, espero que os próximos projetos da Ford eles levem isso em consideração.
    Na época fiz algumas pesquisas com o pessoal (Trilha Master e Garra 4x4) e eles possuem algumas saídas bem interessantes e sem perder segurança no on-road, porém precisa estar com tempo ($$$$) para isso, sem falar que o carro já é difícil de vender, muito descaracterizado então fica mais difícil ainda.

    Em minha opinião tente colocar os 35, pois hoje em dia trilhas médias já estão dando muito trabalho para os 33 e o troller é um carro pesado. O quick-disconect também muda muito o desempenho nas erosões.

    Lembrando que um jipe com bloqueios fica outro carro, os ARB são muito bons porém são bem caros, aqui no Brasa temos o Macrotorque que tem um bom desempenho e os caras trabalham bem, este será o próximo ítem de meu carro, mas devo optar pelos ARB's.

    Agora o mais importante que posso te falar é leve seu troller para as trilhas e com o tempo vai melhorando de acordo com suas necessidades, este carro aguenta muita porrada é realmente um valentão.

    Espero ter ajudado meu brother.

    Valeu.
    Sem Jeep :(

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