Powered by vBulletin

O que fazer pra tornar o Troller mais confiável?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/02/2009, 15:32
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    ABS reduz espaço de frenagem sim. Tenho ABS nos outros carros que dirijo e sinto uma melhora muito boa, principalmente naquela frenagem que lhe salva de uma batida (onde muitas vezes voce se esquece de bombear o pedal de freio), claro, isso no ASFALTO.

E quanto ao offroad, basta desliga-lo através de um botão (ou retirar o fusivel) como é comum fazermos com as Rangers 4x4 (e tem um passo a passo bem simples mostrando para colocar um botão no painel para desliga-lo).

E talvez ainda um sistema duplo de pinças de freio pelo menos na dianteira, o que no final do projeto do carro não deveria nem aumentar em muito o custo do veiculo.

Bom em relação aos freios ABS diminuírem ou não o espaço de frenagem, só alguns modelos extremamente modernos e de utilização extremamente restrita é que são capazes de tal resultado. Ou seja, veículos de alta performance , etc etc etc !!!!!!!!!!!

Para nós pobres mortais, não é bem assim que funciona. O ABS tem a função de aumentar a segurança permitindo que o carro mantenha sua trajetória e dirigibilidade nas mais diversas situações. Porém não tem compromisso nenhum de reduzir significativamente o trajeto da frenagem. E isto não sou eu que estou falando. Basta dar uma olhadinha no manual do veículo que vem equipado com ABS e veja as recomendações que o fabricante faz. E veja tudo mais que existe de literatura a respeito.

Já tive carro esportivo com ABS e sinceramnete detestava, principalmente quando resolvia dirigir de forma mais agressiva. O morfético liberava sempre na hora errada, fazendo eu avançar preferenciais, perder pontos de tangência em curvas e numa ocasião cheguei a bater na trazeira de um carro, pois estava encalacrado num "corredor", e quando me dei conta , o carro da frente havia parado por ter abalroado um outro veículo. Imediatamente pisei no freio, e pela percepção, o carro pararia perfeitamente antes de bater se não fosse um maldito aglomerado de pedrinhas sobre o asfalto. Pra melhorar, não tinha como mudar minha trajetória. Resultado, o carro rolou pelas pedras, o ABS liberou o freio e eu bati na trazeira do outro veículo. Sem ABS, a roda teria travado sobre as pedras, encontrado piso aderente e então parado numa distância menor.

Esse dia foi a gota d'agua, mandei desligar o ABS, e nunca mais quiz outro carro com tal dispositivo.
    Acho muito eficiente para muitas pessoas, mas pra mim não serve. Meu pai mesmo se envolveu em um acidente certa vez, porque no susto ele meteu o pé no freio e o carro seguiu travado em linha reta até encontrar um obstáculo. Nestas situações de pânico realmente funciona muito bem, porém existe também quem assuste quando o bicho entra em ação trepinando o pedal, aliviando então a pressão e piorando ainda mais situação.

Essa é minha opinião.

No caso das Rangers, não sei se procede, mas ABS somente na trazeira. NAs 4 rodas se não estou enganado, somente nas americanas, fabricadas até 96, e que nunca vieram 4x4 para cá.
    Portanto, desligar ou não o ABS da Ranger não faz diferença nenhuma, principalmente quando estiver em 4x4, pois o freio dianteiro vai atuar nas rodas trazeira, e vice versa.

No Troller com eixos de 5 furos especificamente falando, existe uma limitação que é o suporte de pinca do freio que é integrado ao munhão.

Para fazer alguma mudança, somente removendo este suporte e adaptando um outro qualquer, adequado para o novo conjunto.

Nos eixos mais modernos, essa mudança é um pouco mais fácil.

Abraços a todos
  • 10/02/2009, 15:36
    andres-tavares
    Se tivesse airbags eu me sentiria bem mais seguro....
  • 10/02/2009, 16:54
    Renato Fraga
    Pois é , Air Bag é o que chamam de segurança passiva. Aquele dispositivo que tem o compromisso de diminuir as consequencias de um acidente que já aconteceu.

Até agora estavamos discutindo a respeito da segurança ativa, ou seja, tudo o que pode evitar um acidente.

Nos tempos de hoje já está ficando inconcebível veículos de qualidade e preço compatíveis ao Troller não apresentar tais ítens supracitados.

Porém a exemplo dos ABS, é um dispositivo complicado para um veículo de uso Off Road, uma vez que pode ser acionado em momentos desnecessários, provocando danos físicos e materiais indesejados.

Seria necessário uma chave seletora para desarmar o dispositivo, assim como o ABS.

Abraços a todos
  • 10/02/2009, 18:33
    ojaneri
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Bom em relação aos freios ABS diminuírem ou não o espaço de frenagem, só alguns modelos extremamente modernos e de utilização extremamente restrita é que são capazes de tal resultado. Ou seja, veículos de alta performance , etc etc etc !!!!!!!!!!!

Para nós pobres mortais, não é bem assim que funciona. O ABS tem a função de aumentar a segurança permitindo que o carro mantenha sua trajetória e dirigibilidade nas mais diversas situações. Porém não tem compromisso nenhum de reduzir significativamente o trajeto da frenagem. E isto não sou eu que estou falando. Basta dar uma olhadinha no manual do veículo que vem equipado com ABS e veja as recomendações que o fabricante faz. E veja tudo mais que existe de literatura a respeito.

Já tive carro esportivo com ABS e sinceramnete detestava, principalmente quando resolvia dirigir de forma mais agressiva. O morfético liberava sempre na hora errada, fazendo eu avançar preferenciais, perder pontos de tangência em curvas e numa ocasião cheguei a bater na trazeira de um carro, pois estava encalacrado num "corredor", e quando me dei conta , o carro da frente havia parado por ter abalroado um outro veículo. Imediatamente pisei no freio, e pela percepção, o carro pararia perfeitamente antes de bater se não fosse um maldito aglomerado de pedrinhas sobre o asfalto. Pra melhorar, não tinha como mudar minha trajetória. Resultado, o carro rolou pelas pedras, o ABS liberou o freio e eu bati na trazeira do outro veículo. Sem ABS, a roda teria travado sobre as pedras, encontrado piso aderente e então parado numa distância menor.

Esse dia foi a gota d'agua, mandei desligar o ABS, e nunca mais quiz outro carro com tal dispositivo.
    Acho muito eficiente para muitas pessoas, mas pra mim não serve. Meu pai mesmo se envolveu em um acidente certa vez, porque no susto ele meteu o pé no freio e o carro seguiu travado em linha reta até encontrar um obstáculo. Nestas situações de pânico realmente funciona muito bem, porém existe também quem assuste quando o bicho entra em ação trepinando o pedal, aliviando então a pressão e piorando ainda mais situação.

Essa é minha opinião.

No caso das Rangers, não sei se procede, mas ABS somente na trazeira. NAs 4 rodas se não estou enganado, somente nas americanas, fabricadas até 96, e que nunca vieram 4x4 para cá.
    Portanto, desligar ou não o ABS da Ranger não faz diferença nenhuma, principalmente quando estiver em 4x4, pois o freio dianteiro vai atuar nas rodas trazeira, e vice versa.

No Troller com eixos de 5 furos especificamente falando, existe uma limitação que é o suporte de pinca do freio que é integrado ao munhão.

Para fazer alguma mudança, somente removendo este suporte e adaptando um outro qualquer, adequado para o novo conjunto.

Nos eixos mais modernos, essa mudança é um pouco mais fácil.

Abraços a todos

Convenhamos que a forma de você dirigir não é a mesma de 90% das pessoas, certo? E alías, não deveria ser de ninguém, pois além de ilegal é arriscada, tanto faz em Jipes ou carros de passeio. Portanto, um ABS seria útil para mais de 90% das pessoas, e desligá-lo deixaria o offroad da mesma forma de hoje.

leo cabral, é aquele Troller mesmo, to dando uma revisão trocando todos os rolamentos e retentores do eixo, e uma homocinética que tava estralando. Não, não vendo ele nao, nem troco por um 2009 zerinho não! Nem adianta insistir :dance:

Quanto ao passo a passo, segue o link:
    http://www.ranger-forums.com/forum2/...hlight=abs+mod

Vou copiar as partes que julgo mais importante:

All you do is pull fuse 14 in the interior fuse panel (in the cab, not the engine compartment). This is for 2001/2002 for sure, and MAYBE other years. Look to see if F2.14 is labeled in your owners manual as an ABS fuse and is 10 amps. Then you can pull it and verify that your ABS has stopped working by stopping somewhere you know it would normally be felt. When you pull it, your ABS light should go on and stay on.

When you replace the fuse, even with the truck already on, the ABS resumes operation.

1. Get a standard single pole double throw 12 volt relay. These have terminals labeled 30, 85, 86, 87, and 87A. It must be a SPDT relay and have the 87A terminal for this to work.

2. Obtain some kind of momentary push button. This is the kind of button that when you press it, a contact is made, but when you release it, the contact opens.

3. You'll need some wire (16 or 18 gauge should be fine), and you'll need to get to the back of the fuse panel in the cab. Sometimes there's enough slack in the wiring harness to just pull it out after removing the screws, but other times you must take off the front of the dash.

4. One of the wires from F2.14 is a LB/PK wire (light blue, pink stripe). Cut this wire far enough from the fuse that you will be able to splice into the ends.

5. Connect the LB/PK wire that goes into the wiring harness to terminal 87A of the relay (extend it as necessary to where you mount the relay).

6. Connect the LB/PK wire from the fuse to both terminal 30 of the relay, as well as one of the terminals on the push button switch.

7. Connect terminal 86 of the relay to ground.

8. Connect terminal 85 of the relay to terminal 87 of the relay, as well as the OTHER terminal on the push button switch.
  • 11/02/2009, 00:13
    JEFFCATUNDA
    Citação:

Convenhamos que a forma de você dirigir não é a mesma de 90% das pessoas, certo? E alías, não deveria ser de ninguém, pois além de ilegal é arriscada, tanto faz em Jipes ou carros de passeio. Portanto, um ABS seria útil para mais de 90% das pessoas, e desligá-lo deixaria o offroad da mesma forma de hoje.

leo cabral, é aquele Troller mesmo, to dando uma revisão trocando todos os rolamentos e retentores do eixo, e uma homocinética que tava estralando. Não, não vendo ele nao, nem troco por um 2009 zerinho não! Nem adianta insistir :dance:

Quanto ao passo a passo, segue o link:
    http://www.ranger-forums.com/forum2/...hlight=abs+mod

Vou copiar as partes que julgo mais importante:

All you do is pull fuse 14 in the interior fuse panel (in the cab, not the engine compartment). This is for 2001/2002 for sure, and MAYBE other years. Look to see if F2.14 is labeled in your owners manual as an ABS fuse and is 10 amps. Then you can pull it and verify that your ABS has stopped working by stopping somewhere you know it would normally be felt. When you pull it, your ABS light should go on and stay on.

When you replace the fuse, even with the truck already on, the ABS resumes operation.

1. Get a standard single pole double throw 12 volt relay. These have terminals labeled 30, 85, 86, 87, and 87A. It must be a SPDT relay and have the 87A terminal for this to work.

2. Obtain some kind of momentary push button. This is the kind of button that when you press it, a contact is made, but when you release it, the contact opens.

3. You'll need some wire (16 or 18 gauge should be fine), and you'll need to get to the back of the fuse panel in the cab. Sometimes there's enough slack in the wiring harness to just pull it out after removing the screws, but other times you must take off the front of the dash.

4. One of the wires from F2.14 is a LB/PK wire (light blue, pink stripe). Cut this wire far enough from the fuse that you will be able to splice into the ends.

5. Connect the LB/PK wire that goes into the wiring harness to terminal 87A of the relay (extend it as necessary to where you mount the relay).

6. Connect the LB/PK wire from the fuse to both terminal 30 of the relay, as well as one of the terminals on the push button switch.

7. Connect terminal 86 of the relay to ground.

8. Connect terminal 85 of the relay to terminal 87 of the relay, as well as the OTHER terminal on the push button switch.

É muita ciencia............esse meu amigo é o próprio prf. Pardal...só que bem mais gordinnnmmmm......hehhhhhhhehehehhhhhh
  • 11/02/2009, 01:03
    Renato Fraga
    Citação:

.

Pois é OJANERI, obrigado pelo sermão. A vida já tratou de me punir por atitudes que são reprováveis. Isso já tem pelo menos uns 9 anos. Comecei a me comportar melhor depois que adquirí um 4x4.

Porém, só relatei uma experiência minha (e que não precisa servir de exemplo pra ninguém) que apesar de ser reprovável não deixa de ser verdade.

Em momento algum disse que ABS é um dispositivo desnecessário. Relatei várias vezes que é um dispositivo de segurança (se o carro do meu Pai tivesse ABS não teria batido na situação que exemplifiquei), porém na minha opinião não faz milagres. E não é útil para 90% das pessoas e sim 100% delas.

O que simplesmente tentei explicar usando minhas experiências é que este dispositivo não melhora um freio que naturalmente é deficiente.

Citação:

Agora, se tem alguma coisa que tem ser melhorado no Troller para andar em qualquer velocidade são os freios. Eita carrinho ruim de parar, principalmente com 33". Acho, que mesmo para jipes, ele é muito ruim.

A Troller devia pensar em pelo menos um ABS (dispositivo que está extremamente robusto esses dias) para os próximos modelos.
    Para a situação que você descreve só discos maiores e pinças mais fortes é que resolvem o problema. Entretanto, um pneu maior sacrifica os freios de qualquer carro.

E um ABS não vai resolver este problema.

Se fui prolixo, peço perdão, mas é simplesmente isso que tentei dizer o tempo todo.

Abraços a todos
  • 11/02/2009, 01:10
    JEFFCATUNDA
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois é OJANERI, obrigado pelo sermão. A vida já tratou de me punir por atitudes que são reprováveis. Isso já tem pelo menos uns 9 anos. Comecei a me comportar melhor depois que adquirí um 4x4.

Porém, só relatei uma experiência minha (e que não precisa servir de exemplo pra ninguém) que apesar de ser reprovável não deixa de ser verdade.

Em momento algum disse que ABS é um dispositivo desnecessário. Relatei várias vezes que é um dispositivo de segurança (se o carro do meu Pai tivesse ABS não teria batido na situação que exemplifiquei), porém na minha opinião não faz milagres. E não é útil para 90% das pessoas e sim 100% delas.

O que simplesmente tentei explicar usando minhas experiências é que este dispositivo não melhora um freio que naturalmente é deficiente.

Para a situação que você descreve só discos maiores e pinças mais fortes é que resolvem o problema. Entretanto, um pneu maior sacrifica os freios de qualquer carro.

E um ABS não vai resolver este problema.

Se fui prolixo, peço perdão, mas é simplesmente isso que tentei dizer o tempo todo.

Abraços a todos

Agora tocou-se na ferida...projetado para pneus 255/75/15...mete-se um 33 e ai a merda tá feita!
  • 11/02/2009, 09:16
    ojaneri
    Citação:

Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Agora tocou-se na ferida...projetado para pneus 255/75/15...mete-se um 33 e ai a merda tá feita!

Só que mesmo com pneus originais, o freio é ruim ainda. Já tentei procurar por pastilhas mais macias (que freariam melhor o carro mas acabaram mais rápido) mas só se mandar fazer, como não gosto de pastilhas 'remanufaturadas' fico nas originais mesmo.

Renato Fraga, então provavelmente a solução melhor e mais sensata seria a troca dos discos por maiores, e/ou duas pinças. Acredito que pinça dupla na dianteira já daria um ganho significativo na frenagem.

Se fosse trocar o disco apenas por um maior, como a área da pastilha/pinca continua a mesma, não vejo melhoras na frenagem, apenas o disco dissiparia melhor o calor. Mas como é um 4x4, o disco não anda tão quente.
  • 11/02/2009, 14:06
    Renato Fraga
    Pois bem, o problema de fazer um up grade nos freios está no tamanho das rodas. Dentro de uma roda 15 infelismente não cabe um disco e pinça mutio maior.

O correto seria aumentar o diãmetro do disco para que na proporção, tentasse acompanhar o incremento do diâmetro total do conjunto roda e pneu. É uma questão de alavanca.

A alternativa de utilizar o sistema de pinças duplas na dianteira parece ser o mais viável. Nos Trollers mais modernos, acredito que o kit comercializado para a Toyota deva ter alguma compatibilidade. Já nos modelos mais antigos, o suporte da pinça é integrado ao munhão o que dificulta qualquer modificação. Porém para a adição de uma nova pinça, acredito ser possível confeccionar apenas um suporte para a pinça adicional.

Só não sei como fica o cilindro mestre com esse monte de pinças???? Ainda não consegui uma resposta convincente.

Abraços a todos.
  • 11/02/2009, 21:09
    srgrande
    Pra que duas pinças?
    Primeiro, as Rangers XLT e Limited fabricadas apos 2006 têm ABS nas quatro rodas.
    Segundo,esse negocio de duas pinças de freio no mesmo disco é invencionice de mecanico de bosta, pois prejudica a dissipação do calor.
    Um bom conjunto de discos de freio, quatro enormes, com ranhuras e furos bem projetados, acompanhados de uma pinça em cada disco, de tamanho paquidermico, são suficientes para parar com segurança carros com 5X mais potencia que o T4.
    Vide Mercedes ML AMG, BMW X6, Porsche Cayenne Turbo e etc.
  • 11/02/2009, 22:03
    Renato Fraga
    Citação:

Pra que duas pinças?

--------------------------------------------------------------------------------
    Primeiro, as Rangers XLT e Limited fabricadas apos 2006 têm ABS nas quatro rodas.
    Segundo,esse negocio de duas pinças de freio no mesmo disco é invencionice de mecanico de bosta, pois prejudica a dissipação do calor.
    Um bom conjunto de discos de freio, quatro enormes, com ranhuras e furos bem projetados, acompanhados de uma pinça em cada disco, de tamanho paquidermico, são suficientes para parar com segurança carros com 5X mais potencia que o T4.
    Vide Mercedes ML AMG, BMW X6, Porsche Cayenne Turbo e etc.

Perfeita a sua observação, porém, olha os veículos que você citou. Possuem discos de freio quase do tamanho da roda. E pra melhorar a performance, utilizam pneus de perfil baixo, que deixam o diâmetro total do conjunto pouco diferente do diâmetro do disco.

No caso dos nossos off roads, utilizamos rodas 15 e pneus 33, ou maiores. Tá aí o motivo de ineficiência dos freios. Diâmetro total extremamente discrepante do diâmetro do disco.

Como já discutido anteriomente, não é possível fazer um up grade dos discos.

Em relação às pinças duplas, exato o relato de aumentar o calor. Porém se a frenagem se tornar eficiente, o sistema irá trabalhar por tempo menor para cada serviço. Faz de conta que está utilizando uma nova pinça com uma pastilha maior que a original, ou mesmo uma pinça bem mais forte. O efeito é parecido.
    Na verdade o kit existente só possui 2 pinças, porque não existe no mercado uma pinça "paquidérmica" a preço acessível e com reposição de pastilhas tão fácil como as do Gol utilizadas no Kit UBD e principalmente, que caiba dentro de uma roda aro 15.

Abraços a Todos
  • 11/02/2009, 22:34
    ojaneri
    Em um sistema de freios, dependemos de fricção, alavancagem e hidraulica para parar o carro. E em um veiculo comum, a média é termos 70% da frenagem na dianteira. Então para melhorar, teoricamente em cada item desse:

* alavancagem - usar um pedal maior, permitindo uma alavancagem maior. No caso do Troller, acho que é praticamente impossivel fazer isso ou ficariam os pedais desalinhados. Podemos também subir o ponto de apoio do pedal, aumentando a alavancagem. Irei verificar no T4 se é possivel.

* hidraulica - para melhor a hidraulica, podemos usar o melhor fluido, mas nesse caso acredito que o DOT4 seja diferente do DOT3 apenas no quesito de fadiga do freio por calor. Podemos também trocar todas as tubulações por rígidas para evitar dilatação. No caso do Troller, temos que pesquisar a fundo se existe peças PnP para isso.

* Fricção - trocar o disco por um maior, como disse o Renato ia fazer diferença, mas o aro 15 limita essa mudança. Troçar pinça e pastilha por maiores iriam gerar mais fricção, transformando enérgia cinética em enérgia térmica (calor) de forma mais rápida. Colocar uma segunda pinça equivaleria a aumentar a área de fricção.

Então, precisamos pesquisar a fundo
    * Existe algum disco maior que caberia no Troller mantendo o aro 15?
    * Existe tubulações rigidas PnP para colocar no lugar as flexiveis?
    * Qual pinça poderia ser colocado na dianteira que exigisse o menor número de modificacoes?

[]s!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:35.