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  • #1

    Grandes Altitudes X Motor Eletronico




    PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?

  • #2
    além do turbo reduzir a perda de potência em altitudes, eu acreditava que a injeção eletrônica permitiria controlar melhor a queima mesmo em tais condições... mas se o motor eletrônico não se mostra adequado para a expedição por conta do "modo de segurança", talvez precise "chipar" o motor...

  • #3
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    além do turbo reduzir a perda de potência em altitudes, eu acreditava que a injeção eletrônica permitiria controlar melhor a queima mesmo em tais condições... mas se o motor eletrônico não se mostra adequado para a expedição por conta do "modo de segurança", talvez precise "chipar" o motor...
    Amigos, o que seria esse modo de segurança e qunado ele é acionado? Pergunto isso, pois estava andando em uma praia e de repente senti o motor um pouco mais fraco.

    Abraços

  • #4
    A "grosso" (uiiiii) modo, é um procedimento no qual a central eletrônica limita drasticamente a RPM, consequentemene a velocidade e o torque do motor, no intuito de preservar sua integridade.

    Este modo e operação geralmente permite que, o veículo consiga se deslocar até um local de auxílio.

  • #5
    Até hoje não ouvi falar de problemas nos motores NGD em grandes altitudes. Eles irão perder potência como qq outro motor mas não ao ponto de entrar em modo de segurança. Porém vou pesquisar sobre isto.

    Meu Troller já entrou duas vezes em modo de segurança, justamente por causa da temperatura elevada. Estava na estrada, voltando da trilha, quando de repente o motor perde a potência e o giro fica limitado a uns 2 mil rpm (se não me engano). Quando o motor esfriou, voltou tudo ao normal. Depois que lavei os radiadores, nunca mais tive problemas.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
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  • #6
    proporcionalmente os motores turbo perdem menos potência que os aspirados em grandes altitudes...

  • #7
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    30/01/2007
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    mentira!!!

    Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.

    O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...

    Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.

    Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.

    Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!

    Abç e boa viagem
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

  • #8
    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.

    O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...

    Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.

    Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.

    Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!

    Abç e boa viagem
    Para quem achava que os 2.8 ou 3.0 sentiam a altitude, está ai a resposta do Jorge.
    Alexandre K
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  • #9
    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Ja fui até um vulcão no Chile, com 5600mts de altitude.

    O unico veiculo q nao conseguiu chegar foram as L200, uma sport 2008 e uma normal, 2006. Nem tirando o filtro e ar para melhorar o rendimento deu certo...

    Um Sorento tb sentiu, quimando embragem para subir num certo trecho.

    Todos os Trollers, incluindo 2 com motor 3.0, e uma Xterra, com o 2.8, foram e voltaram sem problemas.

    Todos os carros sentem a altitude...isso é normal!

    Abç e boa viagem
    Caramba, eu sabia que havia perda de desempenho, mas não sabia que era algo assim tão drastico não!

  • #10
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Abreu,

    No curso da viagem, era vc começar a sentir uma leve dor de cabeça - causada pela falta de oxigenio em grandes altitudes - para reparar que o carro tb sentia no desempenho.

    Como disse, os Trollers e a Xterra nao tiveram dificuldades (tinha 2.8 e 3.0). Porém as L200 foram uma decepçao!!

    Um amigo q estava lá com a SPORT, assim q voltou, vendeu!!!

    Abç
    JORGE DELMANTO
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    AGRALE MARRUA AM50

  • #11
    Citação Postado originalmente por heibn Ver Post
    PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?
    Só por curiosidade. Quem te falou isso? Que viatura tem essa pessoa? Ela foi num lugar assim e sentiu tal falta de desempenho?
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #12
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    Citação Postado originalmente por heibn Ver Post
    PLanejando uma expedição para Bolívia/Peru , ouvi comentários de que os motores atuais , diesel eletronicos , como o do Troller MWM 3.0 E , não funcionam perfeitamente em altitudes superiores à 4.000 mts , entrando em "modo de segurança" e tornando na prática impossivel de continuar a viagem . Isso é verdade ? existe alguma solução ?
    Heibn,

    Terça feira retornei após 34,5 dias de expedição pelos Andes (San Pedro de Atacama-Uyuni-Titicaca-Cusco-Nasca-Lima-Caral-Tacna-Iquique-Jujuy-Salta-Tucumán), eu na Defender com injeção mecânica e meu companheiro numa Toyota Hilux CD com injeção eletrônica. Rodamos muito acima de 4.000 m, chegando a 5.100 m como ponto máximo em Apacheta no Parque Nacional Eduardo Avaroa-Bolivia. Na Defender instalei um sistema de monitoramento sul africano de várias variáveis, entre elas da temperatura dos gases de combustão. Para facilitar a instalação do termopar e para não ter a preocupação de soltar alguma peça e danificar a turbina, o instalei no escapamento o mais perto da saída da turbina. O que pude observar é:

    - As duas viaturas perdem potencia com a falta de O2 no ar, mais nada que atrapalhe a viagem.
    -Fumaça preta nas arrancadas muito maior na Defender. O sistema inteligente eletrônico da Toyota consegue administrar a relação ar- diesel.
    -O alarme por temperatura dos gases está programado para 550 °C, no Brasil em subidas em quinta marcha judiando do motor esta não é atingida, agora nas alturas o bicho pega. Aprendi a dirigir nas alturas, em subidas em que parece que o motor tem folga o alarme do EGT tocava, reduzindo a marcha de quinta para quarta, por exemplo, aumentando o giro do motor a temperatura voltava ao normal. Dependendo da inclinação e do comprimento da subida tinha que reduzir a velocidade e as marchas para manter a temperatura dos gases em um valor adequado. A temperatura d’água do sistema de refrigeração sempre se manteve em valores normais segundo o fabricante do motor.
    - Poso concluir que com motor eletrônico se não tiver cuidado em circular a menor velocidade e giro maior que nas altitudes menores o motor entrará em alerta por temperatura. Motores mecânicos melhor seria outra regulagem para viver nas alturas e para motores envenenados em baixas altitudes, cuidado, poderão ficar pendurados nos Andes.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

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