Postado originalmente por
ramonpoa
já perdi as contas de quantas vezes já cruzei a cordilheira, seja por passo de sico, passo de jama, passo de san francisco, tunel cristo redentor, região dos lagos, futaleufu, etc... etc...
se seu motor é eletrônico, ótimo, sofrem as que NÃO são, e não precisa chipar nem nada.
quando cruzava com uma ranger com motor maxion o negócio chegava a assustar, saía uma fuligem preta, mas em grande quantidade mesmo, e o motor perdia força, era a falta de ar no motor, o combustível era injetado as a quantidade de ar (oxigênio) era pouca para fazer a combustão.
quando cruzei de tracker, com motor eletrônico, pouco senti. Agora em dezembro cruzei os 4.850 metro de san francisco em uma pajero full 3.2 2008, nova, e NÃO senti absoutamente nada, nem fumaça preta saiu. DE Hilux SRV 2007, também, nada sofria. A perda de portência no motor eletrônico chega a ser sentida, mas em nada atrapalha a viagem.
No mecânico, nossa, só fumaça preta e não anda nada.
ou seja, os motores eletrônicos regulam a quantidade de combustivel que entra em face da oferta de oxigênio disponível. Uma beleza.....
o mesmo princípio vale para o carro a gasolina. Semrpe cruzei a cordilheira em motos injetadas, que nada sentiram. Já as carburadas, nossa, quanto trabalho, afogavam do nada.
Em casos extremos, alguns arriscam a tirar o filtro de ar. Dizem que funciona, eu não arriscaria.
Se tens motor eletrônico, vá sem qualquer problema.