Essa questão diesel x gasolina tem variáveis quase infinitas quase tudo que o pumba relatou sobre os custos pode se inverter em muitos casos, a depender muito de quais motores se esta comparando, alguns comparam mwm 229 versus qualquer ciclo otto, alem das preventivas, filtros, litragem de óleo, se compara vela, bobina, catalizador, bomba, precisa comparar, egr, dpf, vela aquecedora, turbina, sensores, bicos injetores, custo de retifica (tem retifica diesel e otto a 8/12/15/25/40/50.000,00), durabilidade (tem motor otto lacrado com mais de 700.000 km e diesel retificado com menos de 150.000 km, mas o contrario também), tem correia dentada que roda 80.000 km a 100,00 e kit corrente que roda 120.000 km e custa 3.000,00), motores diesel ou otto que precisam ou não de ajuste de folga na válvulas, mesmo comparando a mesma marca modelo com diesel ou otto tem diferenças absurdas pros dois lados com seus estremos, cada caso é um caso, principalmente dependendo do uso que se destinara o veículo, eu comparo os veículos pretendidos em um período médio de 500.000 km e no meu uso qualquer diesel se torna muito mais caro, se eu comparar com o mesmo modelo otto que possuo com a versão diesel meu custo triplicaria, mas seu eu mudar os modelos comparados e uso pretendido, facilmente isso poderia se inverter.