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Fim de Curso Susp Traseira. Como Aumentar?

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  • 11/03/2008, 08:32
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Não é uma boa idéia usar as molas da pampa porque:
    Primeiro, o Troller pesa 2000kg enquanto a pampa não chega a 1100kg, o conforto pode até ter ficado igual, mas a segurança diminuiu com certeza.
    Segundo, um par de molas originais do Troller, marca FABRINI, custa R$ 240,00, portanto a diferença é irrisória.
    Terceiro, os 2 cm que o carro ganhou na traseira não servem p nada, pois não aumentam o vão livre.

    srgrande,

    1) O sr. deve ter esquecido que a Pampa é um utilitário, e que ela carrega até 1Ton + 1,1 Ton dela = 2,2Ton. Então, a mola aguenta mais que o peso do Troller total.

    2) A minha mola original está inteirinha, já que meu carro é 2005. Mas precisava desses 2 cms mais altos para os pneus 33" não ceparem por dentro da caixa de roda. Não troquei por elas estarem ruins, longe disso. Ou seja, objetivo alcançado.

    3) Como addendum, o carro subiu 2 cm na traseira. Ou seja, o parachoque traseiro + engate de reboque também subiram, contribuindo para um maior angulo de saída (quem anda de troller sabe que o reboque fica enroscando). Pode não aumentar o vão livre que é definido pela bolota dos eixos.

    4) Esses 2 elos a mais nas molas = maior articulação na traseira.

    5) É comum essa modificação em Trollers de Rally e Raids pelo Nordeste, e nunca tiveram problemas, mesmo em altas velocidades. E alguns amigos meus já fizeram essa modificação a anos e também 0 relatos de problemas.

    OK?
  • 12/03/2008, 21:20
    Quati
    As molas helicoidais trabalham sob esforço de torção diferenciado. E classificadas quanto as características de funcionamento. O trabalho de um Troller na suspensão é diferente de outro carro.

    Quati
  • 12/03/2008, 21:35
    Mourão GP
    Não tenho troller mas tô acompanhando o assunto de molas; O detalhe das molas da pampa é q elas ficam arriadas c pouco tmpo de uso;msmo sendo as da pampa c/ ar cond.etc...Nos JPX já é de costume fazer essa troca mas no final.....
  • 13/03/2008, 10:28
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Quati Ver Post
    As molas helicoidais trabalham sob esforço de torção diferenciado. E classificadas quanto as características de funcionamento. O trabalho de um Troller na suspensão é diferente de outro carro.

    Quati

    Pra encontrar molas compatíveis teria que saber qual o "spring rate" das originais.

    []'s
  • 13/03/2008, 12:24
    srgrande
    Citação:

    Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    srgrande,

    1) O sr. deve ter esquecido que a Pampa é um utilitário, e que ela carrega até 1Ton + 1,1 Ton dela = 2,2Ton. Então, a mola aguenta mais que o peso do Troller total.

    2) A minha mola original está inteirinha, já que meu carro é 2005. Mas precisava desses 2 cms mais altos para os pneus 33" não ceparem por dentro da caixa de roda. Não troquei por elas estarem ruins, longe disso. Ou seja, objetivo alcançado.

    3) Como addendum, o carro subiu 2 cm na traseira. Ou seja, o parachoque traseiro + engate de reboque também subiram, contribuindo para um maior angulo de saída (quem anda de troller sabe que o reboque fica enroscando). Pode não aumentar o vão livre que é definido pela bolota dos eixos.

    4) Esses 2 elos a mais nas molas = maior articulação na traseira.

    5) É comum essa modificação em Trollers de Rally e Raids pelo Nordeste, e nunca tiveram problemas, mesmo em altas velocidades. E alguns amigos meus já fizeram essa modificação a anos e também 0 relatos de problemas.

    OK?

    Peço desculpas, mas preciso esclarecer alguns pontos obscuros:
    1) A capacidade de carga informada em manual p a Pampa 4x2 é de 600kg (na Pampa 4x4 a capacidade é menor) e no eixo traseiro rígido, onde fica a maior parte da carga, são usadas molas semi-elípticas, na dianteira usa suspensão do Corcel, com molas helicoidais e amortecedores recalibrados.

    Quais molas vc adaptou no Troller? Helicoidais ou semi-elípticas?

    2) Todos os Troller que particpam de ralis que vi, preparados pela própria fábrica (os últimos de "fábrica" estiveram nos Sertões de 2005) ou por terceiros, usavam molas menores e e mais firmes, visando justamente diminuir a articulação traseira, o que é o oposto do seu relato.

    3) Vc simplesmente poderia dizer que prefere seu T4 mais alto e mais mole, ao invés de apresentar argumentos infundados!

    É isso.
  • 13/03/2008, 12:47
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Peço desculpas, mas preciso esclarecer alguns pontos obscuros:
    1) A capacidade de carga informada em manual p a Pampa 4x2 é de 600kg (na Pampa 4x4 a capacidade é menor) e no eixo traseiro rígido, onde fica a maior parte da carga, são usadas molas semi-elípticas, na dianteira usa suspensão do Corcel, com molas helicoidais e amortecedores recalibrados.

    Quais molas vc adaptou no Troller? Helicoidais ou semi-elípticas?

    2) Todos os Troller que particpam de ralis que vi, preparados pela própria fábrica (os últimos de "fábrica" estiveram nos Sertões de 2005) ou por terceiros, usavam molas menores e e mais firmes, visando justamente diminuir a articulação traseira, o que é o oposto do seu relato.

    3) Vc simplesmente poderia dizer que prefere seu T4 mais alto e mais mole, ao invés de apresentar argumentos infundados!

    É isso.

    1) Molas helicoidais dianteiras da Pampa

    2) Os preparados pela fábrica, usam molas mais duras, mas nunca menores (com coeficiente elástico K menor). Isso abaixaria o Troller, que já tem a divisão de peso desequilibrado, com maior peso na dianteira (por isso nos saltos, ele baixa a frente logo). Você esta dizendo que os Trollers de Rally são mais baixos então. Para esses Trollers de competição (o que NÃO é meu caso), o problema maior é os amortecedores que quebram fácil devido ao fim de curso, por isso alguns usam cintas como limitadores da suspensão.

    E sim, ainda sai de fábrica a versão para Rally. Já vi muitos com motor 3.0 e 8 amortecedores.

    3) O T4, não ficou mais mole. Eu não notei diferença significativa, algumas pessoas relatam que ele fica um pouco mais duro.

    Na verdade, eu até acho que as molas do Troller tenham o mesmo coeficiente das da Pampa, inclusive o fio da mola é igual (14mm), só mudando o tamanho e o número de elos. Até aposto que no começo da produção do Troller, eles usassem essa mola, cortada uns dois elos :pensativo: Já que não tinham produção suficiente para encomendar molas especificas com economia de escala.

    E fica ai a opção, se você quiser ficar debatendo achando que na teoria não funciona ou funciona, pode ficar, na prática funciona bem, sei que as molas resolveram meu problema, e podem ajudar quem estiver precisando também. Não são caras, como ditas acima, e não há nenhuma adaptação (é so tirar e colocar), e guarda-se as originais. Agora, quanto a elas cederem, vamos ver com o tempo, pois as do Troller original também cedem.
  • 13/03/2008, 12:54
    srgrande
    Só um detalhe, os T4 de rali,que vi em junho de 2005, já eram 3.0 International
  • 13/03/2008, 12:55
    ojaneri
    Citação:

    Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Só um detalhe, os T4 de rali,que vi em junho de 2005, já eram 3.0 International

    Com kit de 260cv? São um canhão, hehe...mas tem que segurar o pé, senão quebra tudo.
  • 13/03/2008, 13:03
    Marcio
    SRGRANDE,

    quem faz rallys, preferem jipes com molas mais firmes (como vc esta dizendo), por apresentar mais estabilidade. Andar a 150km/h em estradas de terra com um jipe molenga, nao da!
    Jah quem faz trilhas, preferem jipes mais altos, e com maior curso de suspensao, e maior articulacao. Nas trilhas, pouco importa a velocidade, o que vc quer eh que as 4 rodas estejam em contato com o solo tracionando. Bom curso de suspensao ajuda!

    Acho que aih vai depender do uso do proprietario.


    A[]s
    Marcio


    Citação:

    Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Peço desculpas, mas preciso esclarecer alguns pontos obscuros:
    1) A capacidade de carga informada em manual p a Pampa 4x2 é de 600kg (na Pampa 4x4 a capacidade é menor) e no eixo traseiro rígido, onde fica a maior parte da carga, são usadas molas semi-elípticas, na dianteira usa suspensão do Corcel, com molas helicoidais e amortecedores recalibrados.

    Quais molas vc adaptou no Troller? Helicoidais ou semi-elípticas?

    2) Todos os Troller que particpam de ralis que vi, preparados pela própria fábrica (os últimos de "fábrica" estiveram nos Sertões de 2005) ou por terceiros, usavam molas menores e e mais firmes, visando justamente diminuir a articulação traseira, o que é o oposto do seu relato.

    3) Vc simplesmente poderia dizer que prefere seu T4 mais alto e mais mole, ao invés de apresentar argumentos infundados!

    É isso.

  • 13/03/2008, 17:25
    Quati
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Pra encontrar molas compatíveis teria que saber qual o "spring rate" das originais.

    []'s

    É isso mesmo, cada mola tem sua taxa.

    Por isso as características de funcionamento classificam as molas para cada utilidade.

    Nos manuais de fabricantes de molas tem as aplicações por montadora e veículo e a tabela de equivalência. As molas podem ter lados diferentes esquerdo e direito para o mesmo veiculo, até itens como ar condicionado é considerado. O mesmo veiculo pode apresentar molas diversas conforme seu modo construtivo.

    Modificar um carro sem entender seu princípio de funcionamento e detalhes construtivos e chegar a um bom resultado é complicado, podendo até comprometer a segurança do carro.
  • 13/03/2008, 21:35
    AnBeLuZuK
    Pessoal,

    Uma mola helicoidal é basicamente um fio de aço na forma helicoidal.
    O que pode diferenciar entre molas diferentes são : material, e dimensões.
    Entre a mola dianteira da Pampa as diferenças são:

    Comprimento, a da Pampa é maior.
    Nas pontas, a mola traseira do Troller é desbastada, a da Pampa não.

    as semelhanças são:
    O diâmetro do fio, diametro da mola e o paso ( distancia entre as voltas ) não pudemos perceber diferença medindo com paquimetro e regua e por varias pessoas.
    O "spring rate" é função das dimensões da mola e material, portanto pode haver diferença entre as molas em questão em função das dimensões. O material duvido que o fabricante use diferentes materiais. Deve ser aço mola, dureza tal, para praticamente todas as molas helicoidais automotivas. Tratamento se houver, tbm deve ser o mesmo para todas.

    Acredito haver diferença de spring rate, em função da mola ser maior pois quanto maior o numero de voltas, menor o spring rate. Mas isso também não é difícil de medir. F=Kx.
    Molas de Pampa no Troller é ruim ? Pois saibam que as dianteiras ate 2004 são IDENTICAS ao do Opala/Caravan Traseiras. ehehehehe
    No mais é como o Marcio falou. Para rally suspensão mais dura, para trilha suspensão mais mole.
    Essa é a sacada dos amortecedores rancho. Duro para velocidade, mole para obstaculos
  • 15/03/2008, 17:11
    abreu
    Todo troller que andei até hoje tem problema de final do curso na suspesão trazeira.
    Eu conheço algumas soluções e paleativos.

    Paleativo:
    Botar calços de 1 a 1,5" nas molas trazeiras. Isso eleva a suspesão, deixando-a com um curso maior.

    Solução:
    Trocar os amortecedores trazeiros por um de maior pressão (ex. Rancho 9000) ou soldar mais 2 amortecedores nas rodas trazeiras.

    Já andei em Troller com 4 amortecedores na trazeira e fica muito bom. Duro, porem, muito bom para trilhas.

    Abraços.
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