Ola trolleiros,
Bem, antes de lerem o que aconteceu, gostaria de deixar bem claro que o acidente ocorreu por pura irresponsabilidade, imprudência e inocência da minha parte.
Quando comprei o troller fiquei muito empolgado com a sua potencia, até porque antes dele só tinha dirigido carros 1000 cilindradas.
Na terceira semana tive a oportunidade de andar com ele no barro, uma pequena clareira perto de Itaboraí-RJ que possui uma pista de MotoCross.
Ao chegar deci do carro e acionei na roda a 4x4, quando voltei para o carro, cometi o grande erro de esquecer de colocar o cinto de segurança. Pois bem, estava tudo ótimo até então... algumas poças de lama aqui, outras ali e a adrenalina subindo, até que pedi para meu primo descer do carro e filmar os rodopios que eu estava dando com o troller.
Até que resolvi passar em uma das rampas de motocross; na primeira passada foi bem radical, meu primo comentou que viu as rodas traseiras saírem do chão cerca de 2 palmos, isso me motivou muito a fazer mais um salto, mas dessa vez acelerando um pouco mais: Ai estava o meu erro.
Coloquei a 1ª marcha e acelerei até 30rpm, então passei a 2ª marcha, devia estar em torno de 45 km/h quando o inesperado aconteceu, o troller voou cerca de 1.5m do solo se chocando de bico no chão. Foi tudo muito rápido.
Como havia comentado eu estava sem o cinto, quando o carro parou eu estava tonto, sem saber direito o que tinha ocorrido, escutei a voz do meu primo dizendo ao fundo bem longe: Leo, vc foi muito rápido... quando vi tinha quebrado o volante com a boca, a porrada foi tão forte que ele ficou todo mole, e todos os comandos de seta e limpador de para brisa estavam fora do lugar. Poderia ter sido bem pior, se o volante batesse 1 dedo acima, quebraria meu nariz, e se fosse 1 dedo abaixo quebraria todos os meus dentes. Por fim, tive que levar 2 pontos na gengiva pois na batida ela abriu.
Prejuízo total:
Os dois amortecedores dianteiros, os dois controles manuais de 4x4 da roda, todo o controle do volante incluindo a barra de direção, pára-choque dianteiro, os dois faróis de milha, reparo da fibra na parte da frente, pintura e mão de obra. 6.200 pratas e 2 meses sem o carro.
Esse orçamento foi feito na concessionária onde eu o comprei. Perguntei ao mecânico porque o carro havia pulado tão alto e se chocado de bico no chão. Ele respondeu que isso é muito comum em rally, o troller na verdade tem um problema de distribuição de peso. Na frente esta o motor muito pesado e para contrabalancear esse peso atrás não existe nada. Essa é a grande diferença que faz a l200 ganhar do troller no rally dos sertões, já que ela possui dois estepes atrás e o tanque de combustível de metal, contrabalanceado assim o peso, não precisando assim diminuir quando passa em lombadas.
Por fim, espero que isso ajude a alertar os trolleiros e pelo amor de Deus, usem o cinto de segurança, porque isso que aconteceu comigo foi muito desagradável e poderia ter sido pior. Relembrando, aconteceu por pura imprudência e irresponsabilidade.
Obs: A sequência de fotos seguem em anexo.
Abraço a todos
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Leo Dantas