x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário
    Entrada
    21/04/2007
    Agradecimentos: 0

Engate - Devo Tirar Ou Não?

PessoAALL,

Adquiri uma Troller 2005-2006 e somente agora percebi o engate
    Vou viajar e lembrei que existe uma nova legislação.
    O engate é comum, sem a conexão elétrica.
    A lei diz que se for original de fábrica posso mantê-lo. Acontece que não sei se é original de fábrica.
    Como devo proceder?
    Alguém pode me orientar?
    Tks
    Gisele

Gisele,
    para não ter dor de cabeça com multas (R$167 e 5 pontos na carteira), regularize seu engate ( cerca de R$ 200)

Geralmente a policia rodoviária não pega muito no pé quanto a isto, principalmente em jeep's como o troller, pois é um acessório de reboque e não um acessório para "proteger o carro" ou "deixa-lo mais bonito", mas por via das duvidas é melhor regulariza-los de acordo com a norma:

esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados.
    Abraço

Usuário
    Entrada
    21/04/2007

Tks

Brigadão pela dica!
    Abs
    Gisele

Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por giipinna Ver Post
    PessoAALL,

Adquiri uma Troller 2005-2006 e somente agora percebi o engate
    Vou viajar e lembrei que existe uma nova legislação.
    O engate é comum, sem a conexão elétrica.
    A lei diz que se for original de fábrica posso mantê-lo. Acontece que não sei se é original de fábrica.
    Como devo proceder?
    Alguém pode me orientar?
    Tks
    Gisele
    Tenho 2 Trollers e uma carreta karman ghia baú.
    Apenas um dos jipes tem tomada e ambos têm engates.
    Estou exercendo regularmente meus direitos: Os engates são originais dos veículos e são anteriores à Lei
    Se algum guarda resolver me multar em razão da existência do engate, ajuizarei uma queixa crime contra ele por Abuso de Autoridade, crime tipificado no Código Penal Brasileiro.
    É isso.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Ramon Marcello
    Entrada
    20/01/2007

Thumbs up Engates

Corretissímo amigo!!! Vejam só:

ENGATES
    R-197/CONTRAN

DELIBERAÇÃO Nº 55 DE 01 DE FEVEREIRO DE 2007
    RESOLVE:
    Art. 1º A letra b do artigo 6º, da Resolução nº 197/2006 – CONTRAN, com a retificação publicada no Diário Oficial da União de 22 de novembro de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados

PS: Imprimam e andem com esse texto no porta luvas.
    Saudações a todos.

Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2

mais do que isso...

Gisele,

Qdo a resolução entrou em vigor, estava de viagem marcada para o sul do pais, e ia passar por 4 estados diferentes.

Tive a mesma preocupação sua.

Analisei a resolução - e de fato a mesma exclui veiculos q possuam engate originais de fabrica - nosso caso.

Lembro q se o carro tem engate original de fabrica, é pq foi aprovado assim pelo orgão competente.

Nao satisfeito com MINHAS conclusoes, enviei um e-mail para vo DENATRAN em brasilia, e copia ao ministerio dos transportes e justiça.

Nao os tenho aqui, mas depois de idas e vindas sem conclusoes, forçei a barra e obtive um e-mail informando q o troller original nao precisa de mudanças. Assim, ando com copia deste e-mail no carro, copia da resolução grifada onde consta tal determinação e ainda copia da pag do manual onde prova a originalidade do engate....ufa.

Ahhhh..passei por 4 estados e no parana fui padado sem qq problema e ainda em S Catarina tb fui parado por 3 vezes sem q q implicação.

Abç
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem