Citação:
Só que carro a diesel não tem borboleta, logo, ela não precisa de valvula de prioridade. O que ele tem é uma valvula waste gate para controlar a pressão da turbina. Essa valvula usa a pressão positiva no coletor (no coletor dos carros a diesel não existe pressão negativa, vacuo) para abrir e fechar a passagem dos gases pela carcaça quente da turbina, mantendo assim a pressão selecionada.
Ok, Abreu, massa! Disso aí pode crê que eu não sabia, hehehe... Como eu havia dito: De admissão de motor Diesel (e eletrônica, hehehe) eu não entendo... :oops:
Citação:
Pode crê, Abreu. Eu tava me referindo a carro à gasolina mesmo (eu tenho um Niva, e nem sei direito como funciona a admissão de motores diesel, hehehe), mas como o "esquema" de frear os rotores da turbina (além de forçar, entre outras coisas, mangueiras e a própria turbina) é o mesmo em motores Ciclo Otto ou Ciclo Diesel, achei pertinente falar sobre a função da válvula.
Mas a gente ainda diverge em outras coisas...
Citação:
A valvula de prioridade serve para que quando os carros que tem borboleta fecham a mesma, a turbina não seja freiada. A valvula de prioridade abre um caminho alternativo para o ar comprimido que geralmente é espelido para atmosfera atravez de uma valvula blow-off ou pop-off...
A Válvula Blow-off, ok: é usada - em alguns casos - em substituição à Válvula de Prioridade) :concordo: .
Mas a válvula Pop-off, não "se encaixa" aí :discordo: . Ela é uma "substituta" da WG (ambas limitam a pressão máxima da turbina), e não da Válvula de prioridade (embora se pareça com uma, inclusive na localização - "depois" do turbo).
Em relação à essa outra colocação (uii) sua:
Citação:
O espirro se dá quando?
Quando vc tira o pé do acelerador, a pressão no coletor de admissão diminue, fazendo com que a WG feche (ou abra, depende de que lado você está vendo-a). O que acontece é que ela desvia todos os gases novamente ao rotor da turbina. É nesse momento que acontece o tal "espirro". No mento exato em que a WG está desviando novamente todo o fluxo de gases para o rotor da turbina.
Ai vc volta a pisar no acelerador, a turbina vai "enxer" até a pressão selecionada. Quando a pressão no coletor chegar a pressão esta pressão, a WG abre para que parte dos gases não passe pelo seu rotor, mantendo assim a pressão selecionada.
Como eu já havia falado:
Citação:
Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).
É outra coisa que eu também falei que desconhecia: Uma Waste-gate com 2 funções: Alívio do excedente de pressão, gerando um assovio (mantendo - no máximo - aquela limitada pelo preparador ou fábrica) e a função de "retorno" do ar pressurisado ao cortar a aceleração (gerando um espirro) que, se não houvesse, mesmo não tendo "borboletas" pra forçar (agora aprendi, hehehe), ainda assim - como já mensionei - forçaria mangueiras e a própria turbina...
Agora...
West-Gate é UM TIPO de Válvula de alívio (só que "generalizou", como "Nescafé", "Toddynho", "Gillette", "Leite Ninho", "Jet-Sky", "Maizena", "Miojo", "Xerox"...) ;-)
Tem certeza que essa válvula de alívio (com "duas funções") é uma West-Gate?
Não seria "outro tipo" de Válvula de alívio? :pensativo: