Nao sei se e verdade mais fiquei sabendo atraves de um companheiro de fortaleza que vive na fabrica que a troller foi vendida para a ford.Alguem confirma essa informaçao
Por enquanto ninguém confirma e já saiu em jornais e na internet comunicado oficial da TVE desmintindo.
Não parece fazer sentido a Ford permitir o investimento que eles fizeram para lançar a Pantanal (concorrente da Ranger) e depois comprar.
Pessoalmente acho que faz sentido sim, isso é muito comum na indústria automobilística: comprar (concorrente fraca) e depois fechá-la.
Vejamos o que ocorreu com Ford X Willis; Volks X Dodge; etc, etc....exemplos só no Brasil.
Essa pessoa me falou tambem que em 2007 os troller viram com todas as cores e nao mais com aquelas que a fabrica tem a pronta entrega,e as mudanças do 2007 sao somente no capo que fecharam aquelas entradas de ar e levantaram 2cm o capo ja que os 06 batiam as mangueiras no mesmo.
Nao sei se e verdade mais fiquei sabendo atraves de um companheiro de fortaleza que vive na fabrica que a troller foi vendida para a ford.Alguem confirma essa informaçao
João,
Essa "notícia" é antiga e ninguém tem esta informação segura. Pode ser que sim, pode ser que não. Seria aquisição ou participação ? Com controle ou sem controle ? Qual sócio seria responsável pelo gerenciamento da companhia ? As coisas não são tão simples assim, dizer "é bom pra Ford, é ruim pra Ford, é bom pro off-road, é ruim pro off road" são análises sem nenhuma profundidade.
Vamos aguardar e ver se aparece alguma notícia que realmente possa ser conclusiva.
Mas me diz aí: esse seu amigo que "vive na fábrica", o que é que ele faz ? Qual o nível de contato que ele tem ? Isso é legal para diferenciarmos quem realmente tem informação séria, pois se bem feito, estas informãções não vazam e se vazam é lá em cima, de diretoria pra cima.
Não tenho "contatos" nem na Ford e nem na Troller, mas, analisando a atual conjuntura do mercado automobilístico mundial, acredito que isso não passa de um grande Boato.
Qual seria o interesse da Ford em adquirir uma montadora tupiniquim que fabrica, meio que artesanalmente, poucas unidades de viaturas com mercado bastante restrito?
A era das aquisições, onde "big is beaultifull", foi no final do milênio passado. No atual momento, as montadoras estão reduzindo quadros, demitindo, fechando fábricas (vide Volks e Ford mundo afora).
Caro companheiro Marcelo o que esse amigo meu faz nao sei mais vou me informar e te falo, eu simplesmente estou colocando o relato dele e tirar essa duvida ja que nosso pais teve a engesa que era uma potencia em vista da troller e fechou as portas do nada ou vc nao lembra,e tambem a JPX aqui se pode tudo basta ter dinheiro.Um abraço
Entendo seus pontos. Devemos separar aqui informações de boatos, como bem colocou o Carlos A. Veggi. Boatos, por boatos, eu também ouvi, de gente com contatos na diretoria da Troller de que algo "grande" estaria para acontecer. Não foi citada a Ford nem quem seria. É público que a TVE (Troller Veículos Especiais) esta procurando um sócio, pois o Sr. Mario Arapripe já fez esta declaração em algumas entrevistas durante 2006. Quem sabe o Salão do Automóvel é uma boa oportunidade para levar a público alguma novidade (pura especulação de minha parte).
No caso das comparações, comparar a Engesa com a TVE não faz sentido. A TVE é uma empresa do segmento automobilístico e a Engesa era uma empersa de equipamentos bélicos. A Engesa fabricou não mais do que 1700 jipes (parece que o nº exato é 1670) apenas. O jipe tinha participação tímida em seu faturamento e estratégia. O forte da engesa eram tanques (blindados) e caminhões. Adicionalmente as causa da falência da Engesa não tem pararlelo com o mercado automobilístico nacional, foi resultado de uma combinação de fatores, dentre os quais: mau gerenciamento, declínio da indústria bélica mundial ao mesmo tempo em que se investia fortemente em novos produtos, falta de pagamento de produtos vendidos ao Iraque entre outros fatores. Nada haver com o mercado da TVE.
A JPX até hoje é um místério, ninguém sabe ao certo o que aconteceu, pois ela foi fechada e não faliu, nem concordatária foi. Existem diversas estórias, mas é dificil afirmar com cetreza.
Caro amigo.
A Engesa teve seu tiro de misericórdia com o cancelamento do contrato de compra, por parte dos árabes, do veículo de combate pesado Osório, que foi preterido em favor do americano Abrahams-M1, projeto inferior ao nosso, porém que sofreu forte pressão norte americana.
Conhecimento inútil...
Abs
Saab