O motor da minha Band não é eletrônico, mas o respiro do motor é jogado p baixo e p trás com uma mangueira.
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O 'Pobrema' é o motor eletrônico, tive um Troller 2001 mas não lembro se tinha esse sistema. Att
Troquei o filtro pouco antes do início da quarentena. Por conta disso, ainda não tive a oportunidade de rodar com o carro pra ver se esse era o problema. Mas acredito que não, tenho quase certeza que o problema era o respiro do cárter mesmo. Já fiz a modificação, postarei fotos a seguir.
Exatamente. O óleo do motor vai se desgastando e queimando ao longo do uso (por isso que ele fica preto, não é apenas limalha das peças). Nessa queima, são liberados alguns gases e vapor de óleo, que são tóxicos. A solução encontrada foi jogar toda essa porcariada para dentro do motor para ser queimada.
Retirando o respiro da admissão, o motor vai respirar melhor, pois vai puxar um ar 100% puro e limpo, além disso o vapor de óleo pode prejudicar o desempenho da turbina e intercooler, formar borra na câmara de combustão e entupir os bicos.
O colega Rangeiro aqui do fórum RicardoFLN
fez testes de pressão dentro do cárter ao jogar o respiro para a atmosfera e comprovou que a pressão também é reduzida. Isso faz o óleo se desgastar mais lentamente. Enfim, mau pro motor não vai causar, é só benefício.
No meu Troller 3.0, comprei uma mangueira de 1.5m mais ou menos, dois cotovelos de plástico e um tampão de borracha:
- O tampão foi usado para tampar (obviamente kkk) o lugar na admissão onde a mangueira do respiro era conectada, ou seja, naquela câmara preta encima do radiador com o logo da Troller.
- Com a mangueira e os cotovelos, fiz um ângulo de 180 no respiro do cárter e puxei a mangueira pra baixo do motor.
Seguem as fotos de como ficou:
Anexo 572230
Anexo 572231
Anexo 572232
Se alguém tiver alguma dúvida de como funciona ou como fazer essa modificação, pode perguntar aqui, estou manjando desse assunto :grin:
rsrsrs Valeu Pedro!! Chega a pingar óleo no piso da garagem? Não pude deixar de notar que vc eliminou a válvula do ar quente, a água fica circulando direto no radiador do ar quente??? Att
Que isso, fico feliz em ajudar os colegas Trolleiros aqui do fórum.
Então, ainda não tive a oportunidade de usar ele, mas acredito que não deva pingar não. O máximo que deve acontecer é formar aquela "lama" de óleo nas paredes da mangueira. Mas é claro, tudo isso vai depender da situação de cada motor. Se estiver chipado a tendência é soltar mais óleo, se as juntas do cabeçote não estiverem 100% tmb.
Quanto à válvula do ar quente, ela tinha travado aberta e fazendo circular direto no radiador do ar quente. Mas o problema disso é que o sensor de temperatura que vai pro painel fica logo depois da saída desse radiador (naquele tubo dourado de refrigeração do cabeçote) e o que estava acontecendo é que a água passava pelo radiador, resfriava, passava logo depois pelo sensor e ele fazia a leitura da temperatura errada. Então o que eu fiz foi pegar a entrada e saída do radiador e interligá-las usando um cano em "U" A válvula e o radiador do ar quente estão no meu Troller só de enfeite kkk
Vou desviar o cano do suspiro do motor para baixo também, agora estou mais seguro. Estou pensando em colocar um recipiente na ponta do cano, tipo um pet de guaraná caçulinha, colocar uma esponja no fundo onde acumularia o óleo, essa pet teria furos na lateral superior. Vai ficar um espetáculo. kkkkkk
Primeiro parabéns pelo trampo e por compartilhar. Sou novato no mundo Troller. Estou apenas a três meses com o meu 2009/2010. Nesta quarentena ao substituir o filtro de ar notei a presença de óleo nessa peça plástica com o logo troller (em pequena quantidade). Meu carro esta original. Se possÃ*vel comente suas impressões depois que rodar com o carro. Um abs
Fala pessoal!
Agora que já andei com o Trollão algumas vezes, venho aqui dar meu feedback.
Não consegui perceber uma diferença clara na potência e nem era o meu objetivo quando fiz a modificação. Mas certamente o carro ganhou uns cavalinhos (estou chutando algo em torno de 5cv), pois a mangueira do respiro que coloquei debaixo do carro solta um nível considerável de fumaça. O motor vai "fumar" menos, nunca mais o filtro, turbina e nem intercooler vão ficar sujos de óleo e o motor, por estar puxando ar 100% limpo da atmosfera, vai conseguir queimar melhor o combustível.
Aqui vai um vídeo que gravei mostrando a mangueira debaixo do carro (o motor não estava totalmente quente e o óleo está novo):
Respiro do carter aberto Troller T4 2007 - YouTube