Pra você ter uma marcação de temperatura no painel minimamente eficiente, sua válvula do ar quente tem que estar em perfeito funcionamento. Ela não pode ser responsável por aquecer seu veículo, pois a água não deixa de circular apenas pelo travamento dela e não tem qualquer conexão com defeitos na bomba d'água. Pra resolver o problema de marcação de temperatura no painel errada, só isolando o ar quente (conectando as mangueiras que entram na válvula do ar quente, uma na outra, eliminando a necessidade da válvula) ou trocando a válvula por uma nova. Repare que uma das mangueiras que sai da válvula se conecta ao motor, bem ao lado do sensor de temperatura do painel, por isso, quando ela dá defeito, ficando travada fechada, ela prejudica a marcação de temperatura do painel.
Sobre a bomba d'água, acredito que usando aditivo na proporção correta ou pelo menos trocando regularmente de 30 em 30 mil kms o líquido colocando um bom aditivo, você terá bomba pra mais de 100 mil kms. O meu 2006 não quebrou nenhuma bomba d'água ainda, mesmo com seus 10 anos de uso. Aos 80 mil kms teve um ínfimo merejamento de água pelo silicone/cola da borda da bomba, que ainda era original, e ao invés de simplesmente reinstalar a mesma bomba, preventivamente comprei uma nova. O veículo tinha uns 6 anos de uso e 80 mil kms. Hoje, o veículo está com 150 mil kms e tudo perfeito. A primeira bomba estava em perfeito estado, e ainda tenho guardada aqui como reserva. Não costumo trocar o aditivo de 30 em 30 mil kms. Só troquei 2 vezes. A primeira usei fluido BR a base de etilenoglicol. E hoje uso o Petronas Coolant UP orgânico. Sempre em 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada.