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  • #1
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Uma das formas de testar a bomba d'água é ligar o aquecimento interno.
    Se não aquecer é porque a água não está circulando e a bomba quebrou.
    Esse é um método impreciso, pois as vezes a bomba quebra parcialmente (algumas aletas de plástico) e para ter certeza tem que abrir.
    Inclusive há quem diga que a bomba original de plástico não dura mais de 40.000Km e deve ser trocada preventivamente.
    Eu abria a minha aos 90.000 e estava parcialmente quebrada e já havia sido trocada antes.

  • #2
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    Bom dia! Realizamos a leitura em movimento e o scaner não apresentou nenhuma anomalia!!!
    O que eu mesmo notei foi que a temperatura quase não se mexeu e ao abrir o capo o radiador estava bem quente! ai fica minha pergunta, poderia realmente ser a bomba e ela por sua vez não circular água quente no motor? o deposito dagua chegava borbulhar mas o completei e não coube nem 1 litro de agua....resumindo depósito e radiador quentes, a bomba é que faz o resto?? att.

  • #3
    Citação Postado originalmente por FernandoT4 Ver Post
    Ele não teria de entrar em modo de segurança, o que aconteceu no seu? como verifico se é a bomba de água? baixa no reservatório ou teria que retirar? att.
    Citação Postado originalmente por FernandoT4 Ver Post
    Bom dia! Realizamos a leitura em movimento e o scaner não apresentou nenhuma anomalia!!!
    O que eu mesmo notei foi que a temperatura quase não se mexeu e ao abrir o capo o radiador estava bem quente! ai fica minha pergunta, poderia realmente ser a bomba e ela por sua vez não circular água quente no motor? o deposito dagua chegava borbulhar mas o completei e não coube nem 1 litro de agua....resumindo depósito e radiador quentes, a bomba é que faz o resto?? att.
    Fernando, tenho muita convicção que possa ser a bomba d'água, seu relato é exatamente o que aconteceu com meu troller, a temperatura não se altera pois o motor não se deixa aquecer, eu rodei somente 10 km com a bomba quebra e logo troquei.
    A troca é bom simples, você precisa retirar o tubo do turbo até o filtro de ar, a correia poly-v e a embreagem viscosa com hélice (chave 32mm), ganha bastante espaço. Meu problema foi no início de 2015 com 52k km rodados, a peça foi acima de R$ 400,00 original MWM e a M.O. em R$ 150,00.

  • #4
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    Valeu pelas dicas, vou pedir para tirar a bomba hoje, engraçado que todos mecânicos que falo em bomba d"agua duvidam ser este problema! para um leigo como eu diria que não tem nada haver mesmo, mas se ela faz isto para aliviar o sistema e evitar o superaquecimento faz todo sentido, vamos arrancar fora! depois volto para postar o resultado....

  • #5
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    Na verdade, a quebra das palhetas da bomba não faz entrar em modo de segurança automaticamente, pois não á sensor ali. O que faz entrar em modo de segurança em decorrência da quebra das palhetas é que vai subir a temperatura do motor por falta de circulação de água, aí sim a ECU manda entrar em MS.

  • #6
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    Acho este teste arriscado demais. Sugiro um mais seguro: ligue o ar condicionado e coloque o carro na situação onde o corte intermitente da potência costumeiramente ocorre. Quando o corte ocorrer, imediatamente coloque o dorso da mão na saída do ar condicionado e sinta se o compressor desarmou. Se tiver razoável sensibilidade, perceberá que o ar para de sair gelado, se tornando gradativamente mais quente até se tornar um "ventinho fresco". Passo seguinte é aliviar o esforço do motor, voltando a plena força, então novamente verificar se o ar voltou a sair gelado. Se isto tudo acontecer, é falha da bomba d'água.
    Homero Hermida
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    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #7
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    Boa tarde!! acredito estar chegando mais perto do problema, ainda não saquei a bomba d'água, mas depois de alguns testes e com o motor ja quente descobrimos que a agua não esta circulando, (pode estar ai a falha) fica retida no radiador e a temperatura demora muito para subir!! a duvida é bomba ou vavlula termostática, tenho como testar a valvula antes de trocar, senão igual vou retirar a bomba d'agua!!!
    (não retirei antes pois fizemos hoje um novo teste em rodovia com scaner, e novamente não acusou nada, mas o jeep perdeu forças depois dos 120KM) só para ter certeza mesmo....

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Fernando, no motor NGD a bomba d'água é item de manutenção preventiva.
    Seu carro está com 140 mil Km. Mande o mecânico abrir logo e trocá-la.
    Mandei verificar a minha com 90mil e estava parcialmente quebrada e com sinais de que já havia sido trocada ao menos uma vez. O carro não apresentava nenhum sintoma.

  • #9
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Ainda tem alguma dúvida? (descobrimos que a agua não esta circulando, (pode estar ai a falha) fica retida no radiador e a temperatura demora muito para subir!!), esse mecanico seu é meio lerdo......;.BOMBA.
    TROLLER 2006

  • #10
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    Bom dia! problema resolvido....troca válvula termostática....
    Simples né?? sim se não tivesse um pedaço de borracha de uns 5x10cm na entrada da turbina! não perguntem como foi para lá! um a migo meu que tem um rural foi desmanchar para chegar na válvula e depois na bomba d"agua e achou, tapava no mínimo 50% da entrada de ar!! cidade pequena, vc chega com carro a diesel e ainda injetado os mecânicos só faltam fugir!! defeito do aquecimento tinha sentido, mas a falha estava na entrada de ar para o turbo!!! pois isto scaner não apresentou nada!! obrigado a chave de fenda que retirou a mangueira do turbo! e a todos do grupo que deram as dicas, sem elas não teria achado o defeito!! um abraço e um bom dia a todos...

  • #11
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    Que bom que resolveu o problema Fernando, e, postou a solução por aqui.

  • #12
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    Bom dia, o meu Troller é 2010 e passou a cortar a potencia a partir de 3000 rpm logo após a quebra da válvula do ar quente, acho que a bomba d'água foi para o espaço. Saliento que após desligar o motor e verificar que a água do radiador tinha vazado, 3 minutos depois liguei a chave novamente e verifiquei que a temperatura estava em 90 graus, acho que ele não chegou a ferver pois não tinha nenhuma luz de aviso, coloquei 6 litros de água e guardei o carro na garagem pois já estava a 50 metros de casa.
    Estive pesquisando e achei a bomba d'água da marca Perfecti que tem as aletas de metal, essa bomba é boa ou coloco a original que é de plastico?
    Depois da quebra da válvula o marcador de temperatura não passa de +- 70 graus, o que esta acontecendo?
    Troquei a água do radiador pois tinha colocado água de torneira com cloro e já rodei 400 KM sem aditivo e com água mineral Engenho de Serra. rsrsr Sera que a falta do aditivo danificou a bomba?? Grato

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