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  • #1
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    Caixa de distribuição do troller 2009




    Amigos,

    Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

    Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

    Alguém pode orientar sobre o tópico..

    Agradeço a todos

    Augusto

  • #2
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    Caixa de distribuição?

    Distribuição de que? Onde fica isso?

    Seria a caixa de transferência? Se for, troca o óleo e pau na maquina.... óleo dextron III. ninguém abre para limpar, mão de obra desnecessária, a não ser que esteja fazendo barulho, saia pedaço de ferro no óleo.. essas coisas.
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por acesar100 Ver Post
    Amigos,

    Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

    Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

    Alguém pode orientar sobre o tópico..

    Agradeço a todos

    Augusto
    Não faria nada. Em 2006 vários tiveram problemas mas depois, os números foram caindo muito. Meu 2008 já tem 150.000 km sem problemas na caixa de distribuição.
    Homero Hermida
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  • #4
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Caixa de distribuição?

    Distribuição de que? Onde fica isso?

    Seria a caixa de transferência? Se for, troca o óleo e pau na maquina.... óleo dextron III. ninguém abre para limpar, mão de obra desnecessária, a não ser que esteja fazendo barulho, saia pedaço de ferro no óleo.. essas coisas.
    Fica na parte frontal do motor. Onde ficam as correntes de comando das válvulas.
    Homero Hermida
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    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #5
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Fica na parte frontal do motor. Onde ficam as correntes de comando das válvulas.
    Fala Homero...

    O nome é esse mesmo? Nunca ouvi falar.... vivendo e aprendendo. Abraço!
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
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  • #6
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    É conveniente fazer, pois trata-se de uma peça de alumínio acoplada a um bloco de ferro (onde fica a bomba d'água) e sofre a corrosão por contaminação deste último ocasionando vazamentos, quando fiz no meu último troller (2006), o meca aproveitou e colocou todos os selos ou espoletas (como alguns chamam) de inox, colocou cola apropriada para junta/vedação. Meio dia de serviço ao custo total na época (tem uns 5 anos) de 700/800 reais se não me falha a memória. Trata-se de manutenção preventiva, no meu caso a cx já tinha indícios que iria corroer!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #7
    Citação Postado originalmente por acesar100 Ver Post
    Amigos,

    Comprei um troller 2009, está com 50.000 km rodado, mas muito bem cuidado pelo 1º dono, o mecânico me instruiu a fazer a limpeza da caixa de distribuição e fazer vedação adequada para evitar problemas.

    Pergunto se é realmente necessário fazer esta manutenção/limpeza?

    Alguém pode orientar sobre o tópico..

    Agradeço a todos

    Augusto
    Meu caro,

    Sou exigente com a manutenção de meu carro. Primeiramente lhe digo que um Troller com 50.000km é novo e não poderia ser diferente, trata-se de um Jipe (e não Jeep) diesel. Tive Willis, Bandeirante (Duas) e há bom tempo tenho Troller, hoje com 185000 km e novo. Quando comprei fiz o que faço com todos os meus carros que comprei usados, revisão geral. No mínimo é absolutamente prudente que você troque todos os fluidos, 100% deles. Óleos de caixa de marcha, reduzida, diferenciais, fluidos de freio e embreagem, e especialmente fluido de resfriamento do radiador (fluido e não agua. tem muita gente que põe agua pura e destrói o sistema de refrigeração). O motivo disto tudo é que todos os fluidos podem estar vencidos ha muito tempo, não se sabe. Além disto faço uma revisão geral a meu gosto.
    Sds,

    Jaime

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Com essa Km é bom trocar preventivamente a bomba d'água.
    Tem gente que faz isso a cada 40.000 Km.
    No início achei exagero, mas verifiquei a minha com 90.000 Km e encontrei o rotor de plástico parcialmente quebrado e havia sinais de que já havia sido trocada antes.

  • #9
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    Obrigado a todos,

    dojao - seguirei seu conselho.
    Walter - verei a bomba d'água tbem
    Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

    Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

    Vou fazer como manutenção preventiva.

    Augusto

  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Fala Homero...

    O nome é esse mesmo? Nunca ouvi falar.... vivendo e aprendendo. Abraço!
    Esse mesmo... A vida é uma escola, não é mesmo?
    abraço!
    Homero Hermida
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  • #11
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Obrigado a todos,

    dojao - seguirei seu conselho.
    Walter - verei a bomba d'água tbem
    Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

    Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

    Vou fazer como manutenção preventiva.

    Augusto
    Se vai revisar a caixa, a bomba fica no caminho... Uns tem sorte e outros, azar... Minha bomba durou 122.000 km enquanto de outros, não duram 40.000!!!
    Homero Hermida
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  • #12
    Usuário Avatar de Gustavo D
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    Obrigado a todos,

    dojao - seguirei seu conselho.
    Walter - verei a bomba d'água tbem
    Jaime - Hoje troquei o último que faltava, óleo de freio. Vou manter todos sempre em dia.

    Homero - hoje descobri por acaso um amigo que tem um 2010 e apresentou problema com 45.000 km

    Vou fazer como manutenção preventiva.

    Augusto
    acesar100,

    Meu 2006 está com 140 mil k rodados e 10 anos de uso. Nunca mexi na caixa de distribuição. Aqui no Rio, a mão de obra dessa preventiva sai por 1000 a 1200. Se não vai doer no bolso, acho que vale a pena sim, do contrário, não vejo nenhuma urgência - eu mesmo não tenho planos de fazer essa preventiva. Agora, veja bem se o mecânico é bom. Se seu carro começar a ter dificuldade de dar partida depois do serviço, pode ter certeza que ele não acertou o ponto do motor.

    A bomba d'água, assim que peguei o troller tive as mesmas dúvidas de trocar preventivamente, mas não há necessidade. O 3.0 funciona até sem bomba d'água - você não fica a pé. Troquei a minha original com 80 mil km, apenas por causa de um pequeno vazamento que apareceu nela e ainda estava em perfeitas condições. Minha água esteve sempre com aditivo BR à base de Etilenoglicol 50% + 50% água desmineralizada. Hoje estou usando o Petronas Coolant UP orgânico na mesma proporção.

    Em tempo, acredito que essas tampas com corrosão sejam fruto de lavagens com produtos agressivos ao alumínio. Na minha opinião essa foi a explicação mais plausível, pois não faz sentido um troller 2010 (com dreno na tampa inserido pela MWM em 2008 pra não acumular água) ter o problema com 45 mil km, e vários trollers velhos como o meu com 10 anos de uso e 140 mil km, que inclusive já teve a tampa cheia de água várias vezes, que só saiu dali por evaporação, ainda não terem dado problema.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

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