Galera,

Como muitos avanços e informações úteis têm se restringido a grupos fechados, que por vezes se perdem devido à falta de registro, abri este espaço aqui para compartilharmos tudo sobre este modelo, como prevenções, ajustes, opções de chip, remoção do filtro de partículas (DPF) etc.

Aproveito para destacar e agradecer o apoio que o Junior Maia, da JM Power (http://jmpowercar.com.br/), tem nos dado com suas dicas e soluções sempre que necessário. Ele tb desenvolveu chip de potência para este motor e cano reto que pode substituir o DPF.

Com relação ao meu carro, seguem algumas informações:

Ano / Modelo / Km atual

Troller 3.2 TGV 12/13, atualmente com 37 mil km.

Acessórios

Guincho Warn Tabor 10K
Pneus mud Maxxis bighorn 31"
Protetor do DPF da Power
Bancos originais com preenchimento extra + couro
Rack de teto e bagageiro Thule


Modificações (Chip, cano etc.)

Motor original

Problemas apresentados e soluções

Mesmo antes do recall, não deu defeito.

Utilização principal do veículo

Dia a dia
Viagens e expedições

Necessidade de peças de reposição para o motor

Só precisei dos itens para a revisão periódica.

Como onde moro não há CCS Troller, pesquisei a disponibilidade na autorizada MWM daqui, que fornece todas as peças em até 15 dias quando não há estoque. Existem algumas compatibilidades com os motores 2.8 e 3.0.

Algumas Dicas e Sugestões

1. Só utilizar diesel S10, de preferência em postos de bandeira com maior movimento de caminhão – tenho gostado do Shell Evolux aditivado.

2. Trocar o líquido de arrefecimento – sugiro que mesmo antes do prazo, troque o que vem original por água desmineralizada, de preferência (paguei R$ 2,50 no litro), + aditivo de qualidade. Uso e tenho gostado do Bardahl Rad Cool Plus, da tampa e adesivo azuis.

3. Isolar melhor os conectores dos bicos injetores (silicone + fita isolante) para proteger mais contra umidade em caso de lavagem do motor ou submersão. Há um vídeo que o Júnior Maia fez com os detalhes. Ele deve postar aqui.

Comentários adicionais

Gosto do torque deste motor e da sua disposição em ultrapassagens. Fiz algumas viagens longas, de até 1.500 km, e não senti tanto cansaço físico. O fato de ter um bom torque dispensa trocas de marcha em excesso.

Fui duas vezes com ele ao Jalapão e gostei do desempenho. Já tinha ido numa Frontier nova, mas no Troller foi mais divertido.

Estou satisfeito e só penso em trocar se a Ford/Troller tomar vergonha algum dia, passar a respeitar os seus clientes, e incluir alguns itens de segurança, no mínimo Airbag e ABS, numa próxima versão.

Abraço.