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  • #1
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    AJUDA - Instalação farol auxiliar no teto do Troller.




    Olá pessoal!!

    Sou novato no fórum, com o Troller e no mundo 4x4.
    Semana passada instalei o guincho (sem problemas, plug and play) e esse fds aproveitei o tempo para instalar 4 auxiliares no teto.
    A fixação foi tranquila, o problema é a instalação elétrica. Já fiz, porém ainda não liguei, pois estou com medo de ter ligado algo errado.

    Segue um "passo a passo", agradeço se alguém que entenda um pouco de elétrica puder verificar se acertei ou não:

    -kze4.jpg
    Usei: Rack universal, 15m de fio 4mm, 1 relê 50A, porta fusível, 1 botão universal, conectores, furadeira, serrinha, trena, parafusos para fixação, 4 lampadas H3, 4 faróis Hella Comet 500 e uma supervisora de 4 patas. rrsrsrs minha sombra, Pandora.
    -m1jv.jpg
    A cervejinha gelada não pode faltar!!

    -s1jl.jpg
    Igualando a distância entre os faróis.

    -9ew0.jpg
    Faróis já fixados na barra do Rack. (Pandora conferindo se está bem alinhado)

    -96ti.jpg
    Passei o fio do teto para o interior do carro pela mesma furação onde passa o fio do desembaçador e desci por dentro do forro.

    -7grd.jpg
    "Close" da furação.

    -2cz8.jpg
    Fio vindo do teto, passando pela mesma borracha do fio do desembaçador e indo para o interior do carro por dentro do forro.

    -gg0j.jpg
    Como fica com a "mala" (porta luvas traseiro) fechada.

    -wyy7.jpg
    Passei por toda lateral esquerda, caixa de fusíveis até sair no pé do passageiro (única passagem pro motor que encontrei).

    -k36c.jpg
    Caminho percorrido até o porta fusível e bateria.

    -ii6l.jpg
    Faróis e Rack fixados ao bageiro original.

    -ztrh.jpg
    Como ficou. Lá no fundo a motoca, está com ciúmes, ultimamente a atenção é toda do Troller.

    -t3tb.jpg
    Com as capinhas.

    -o2na.jpg
    Utilizei este esquema para fazer a ligação. Para evitar problema com a garantia, não utilizei nenhuma fiação ou conexão já existente no carro e liguei diretamente na bateria.

    As dúvidas são:
    • Utilizei um único fio de 4mm passando pelos 4 faróis indo até o relê, botão e bateria. Está correto?
    • Utilizei um único fio de 4mm para o terra dos faróis. Está correto?
    • A ligação do relê e botão como no esquema mostrado, mas direto na bateria, estão corretos?


    Espero ajudar alguém que tenha estas mesmas dúvidas.
    Abraços!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0p5b.jpg  

  • #2
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    Eu fiz a ligação do meu um pouco diferente da sua. Por lei, o farol de milha só pode ser utilizado juntamente com o farol alto.
    Então fiz o seguinte:
    Na posição que voce colocou a chave de liga e desliga eu liguei direto no sinal do farol alto e na posição que vc ligou o terra, eu fiz o mesmo, porem com uma chave liga e desliga.
    Sendo assim, qdo vc liga o farol alto e a chave, ele acende. Com qualquer um dos 2 desligados ele fica apagado.
    Achei que ficou bom e nenhum "puliça" vai me encher o saco.

  • #3
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    Outra coisa, se pegar um "otoridade" chato, o cara pode implicar por ter 4. Pela Resolução do Contran 277 tem se que:
    4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
    4.2.1
    Presença
    Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
    4.2.2
    Quantidade
    Dois.
    4.2.3
    Esquema de montagem
    Nenhuma especificação particular.
    4.2.4
    Posicionamento
    4.2.4.1
    Na largura: nenhuma especificação particular.
    4.2.4.2
    Na altura: nenhuma especificação particular.
    4.2.5
    Generalidades
    4.2.5.1
    Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
    para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
    4.2.5.1.1
    Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
    funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
    4.2.5.1.2
    Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
    intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
    alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.

  • #4
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Se estiverem tapados com as capinhas, normalmente não há problema. Faça a ligação como descrito pelo colega e destape apenas fora da estrada e à noite, é claro!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #5
    Usuário Avatar de Leonardo Correia
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    Boa noite Thiago.

    Da uma olhada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ge...iguar-930.html (Rapaziada potiguar)

    E se precisar posso ajudar nas monagens.

    Abraços

  • #6
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    Valeu Paulo, obrigado pelas dicas.
    Liguei os faróis e funcionaram sem problemas. Mantive a ligação independente do acionamento dos faróis originais, estou usando as capinhas, acredito e espero não ter problemas com as autoridades..
    De acordo com o código de trânsito, os milhas originais estão irregulares, pois para ligá-los basta girar a chave. Vai entender..

    Valeu Leonardo, vou acompanhar o tópico da rapaziada potiguar, já fiz muita trilha de moto em Recife, mas tratando-se de 4x4 sou completamente inexperiente. Seria ótimo conhecer e fazer vários passeios com a galera veterena.

  • #7
    Usuário Avatar de Leonardo Correia
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    Thiago,

    Nesse carnaval se tiver afim de fazer alguma trilha, e so avisar. E provavel que iremos fazer uma para o litoral sul e outro para o norte.

    Meu telefone 88023294

    Abracos

  • #8
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    Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
    4.4.7
    Conexões elétricas
    Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
    independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
    faróis alto e baixo.

  • #9
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Paulo Cowboy Ver Post
    Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
    4.4.7
    Conexões elétricas
    Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
    independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
    faróis alto e baixo.
    Eu acho, que pela altura de instalação, os faróis do Troller são de luz auxiliar e não neblina!! Posso até estar enganado, mas os de neblina devem ser instalados até certa altura (30 cm se não me engano) do solo, e os de ''milha'' que acendem sem o farol alto já foram modificados pelos donos e estão fora da norma.

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
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    O meu 2008, segundo o manual do proprietário, os faróis são auxiliares e só ligam junto dos altos por causa da resolução do Contran número sei lá qual…
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #11
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    Pela resolução acho q na posição original pode ser de neblina sim... e quanto a farois auxiliares, tanto os de neblina quanto os de milha são auxiliares...


    4.4.4 Posicionamento

    4.4.4.1 Na largura, o ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência,
    mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais
    de 400mm do extremo da largura total do veículo.

    4.4.4.2 Na altura, não inferior à 250mm acima do solo para veículos da categoria M1
    e N1 e não superior a 800mm acima do solo; Para as outras categorias de
    veículo nenhum requisito.
    Entretanto, nenhum ponto da superfície aparente, na direção do eixo de
    referência, deve estar mais alto do que o ponto mais alto na superfície
    aparente, na direção do eixo de referência, do farol baixo

  • #12
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Cowboy, vaca Nelore e Holandesa é tudo gado, mas um é de corte e o outro é de leite!!! Veja:

    2.7.10.1 "Farol de longo alcance" é um farol adicional, de facho de luz concentrado e de
    alta intensidade, semelhante ao farol de luz alta, destinado a auxiliar a iluminação, à
    distância, à frente do veículo.
    2.7.20 “Farol de neblina dianteiro” é o farol utilizado para melhorar a iluminação da
    via em caso de neblina, nevasca, tempestade ou nuvem de poeira;

    4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE

    4.2.2 Quantidade

    Dois


    4.2.5.1.1 Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
    funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.



    4.4 FAROL DE NEBLINA DIANTEIRO

    4.4.2 Quantidade

    Dois
    Será que no Troller tem isso???? Eu nunca vi!!!
    4.4.8 Indicador de acionamento

    Obrigatório. Uma luz de alerta não intermitente, independente.

    A altura vc tá certo é até 80 cm e acho que o teto do T4 é mais alto que isso .... então é farol de longo alcance ou milha...No meu os milhas no PC já ficam a mais de 80 cms de altura....

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

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