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  • #1
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    AJUDA - Instalação farol auxiliar no teto do Troller.




    Olá pessoal!!

    Sou novato no fórum, com o Troller e no mundo 4x4.
    Semana passada instalei o guincho (sem problemas, plug and play) e esse fds aproveitei o tempo para instalar 4 auxiliares no teto.
    A fixação foi tranquila, o problema é a instalação elétrica. Já fiz, porém ainda não liguei, pois estou com medo de ter ligado algo errado.

    Segue um "passo a passo", agradeço se alguém que entenda um pouco de elétrica puder verificar se acertei ou não:

    -kze4.jpg
    Usei: Rack universal, 15m de fio 4mm, 1 relê 50A, porta fusível, 1 botão universal, conectores, furadeira, serrinha, trena, parafusos para fixação, 4 lampadas H3, 4 faróis Hella Comet 500 e uma supervisora de 4 patas. rrsrsrs minha sombra, Pandora.
    -m1jv.jpg
    A cervejinha gelada não pode faltar!!

    -s1jl.jpg
    Igualando a distância entre os faróis.

    -9ew0.jpg
    Faróis já fixados na barra do Rack. (Pandora conferindo se está bem alinhado)

    -96ti.jpg
    Passei o fio do teto para o interior do carro pela mesma furação onde passa o fio do desembaçador e desci por dentro do forro.

    -7grd.jpg
    "Close" da furação.

    -2cz8.jpg
    Fio vindo do teto, passando pela mesma borracha do fio do desembaçador e indo para o interior do carro por dentro do forro.

    -gg0j.jpg
    Como fica com a "mala" (porta luvas traseiro) fechada.

    -wyy7.jpg
    Passei por toda lateral esquerda, caixa de fusíveis até sair no pé do passageiro (única passagem pro motor que encontrei).

    -k36c.jpg
    Caminho percorrido até o porta fusível e bateria.

    -ii6l.jpg
    Faróis e Rack fixados ao bageiro original.

    -ztrh.jpg
    Como ficou. Lá no fundo a motoca, está com ciúmes, ultimamente a atenção é toda do Troller.

    -t3tb.jpg
    Com as capinhas.

    -o2na.jpg
    Utilizei este esquema para fazer a ligação. Para evitar problema com a garantia, não utilizei nenhuma fiação ou conexão já existente no carro e liguei diretamente na bateria.

    As dúvidas são:
    • Utilizei um único fio de 4mm passando pelos 4 faróis indo até o relê, botão e bateria. Está correto?
    • Utilizei um único fio de 4mm para o terra dos faróis. Está correto?
    • A ligação do relê e botão como no esquema mostrado, mas direto na bateria, estão corretos?


    Espero ajudar alguém que tenha estas mesmas dúvidas.
    Abraços!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0p5b.jpg  

  • #2
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    Eu fiz a ligação do meu um pouco diferente da sua. Por lei, o farol de milha só pode ser utilizado juntamente com o farol alto.
    Então fiz o seguinte:
    Na posição que voce colocou a chave de liga e desliga eu liguei direto no sinal do farol alto e na posição que vc ligou o terra, eu fiz o mesmo, porem com uma chave liga e desliga.
    Sendo assim, qdo vc liga o farol alto e a chave, ele acende. Com qualquer um dos 2 desligados ele fica apagado.
    Achei que ficou bom e nenhum "puliça" vai me encher o saco.

  • #3
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    Outra coisa, se pegar um "otoridade" chato, o cara pode implicar por ter 4. Pela Resolução do Contran 277 tem se que:
    4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
    4.2.1
    Presença
    Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
    4.2.2
    Quantidade
    Dois.
    4.2.3
    Esquema de montagem
    Nenhuma especificação particular.
    4.2.4
    Posicionamento
    4.2.4.1
    Na largura: nenhuma especificação particular.
    4.2.4.2
    Na altura: nenhuma especificação particular.
    4.2.5
    Generalidades
    4.2.5.1
    Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
    para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
    4.2.5.1.1
    Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
    funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
    4.2.5.1.2
    Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
    intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
    alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.

  • #4
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    Maximo 2 faróis de longo alcance

    Citação Postado originalmente por Paulo Cowboy Ver Post
    Outra coisa, se pegar um "otoridade" chato, o cara pode implicar por ter 4. Pela Resolução do Contran 277 tem se que:
    4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
    4.2.1
    Presença
    Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
    4.2.2
    Quantidade
    Dois.
    4.2.3
    Esquema de montagem
    Nenhuma especificação particular.
    4.2.4
    Posicionamento
    4.2.4.1
    Na largura: nenhuma especificação particular.
    4.2.4.2
    Na altura: nenhuma especificação particular.
    4.2.5
    Generalidades
    4.2.5.1
    Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos
    para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
    4.2.5.1.1
    Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em
    funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
    4.2.5.1.2
    Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a
    intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo
    alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.
    Amigo Paulo Cowboy, O trecho que copiou da resolução 227 de 09 fevereiro de 2007 do CONTRAN etá correto! Mas na mesma resolução Anexo1 - Apêndice 7, diz que é permitido no máximo 2(dois) faróis de longo alcance, que são os faróis de milha.

    Já tentei enquadrar os outros 2 faróis (dos 4 faróis de milha) em outra categoria como faróis de Neblina, Faróis Principais (que vc pode ter até 6 dependendo da classificação do veiculo) ou até faróis de rodagem diurna. porém eles sempre fogem a alguma especificação necessária para enquadra-los em outra classificação (por assim dizer).

    Ou seja, se temos 4 faróis de milha no teto estamos sujeitos a apurrinhação de policia e/ou vistoria (pra quem mora do RJ). Não tem jeito!

    Abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Se estiverem tapados com as capinhas, normalmente não há problema. Faça a ligação como descrito pelo colega e destape apenas fora da estrada e à noite, é claro!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #6
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    Boa noite Thiago.

    Da uma olhada no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ge...iguar-930.html (Rapaziada potiguar)

    E se precisar posso ajudar nas monagens.

    Abraços

  • #7
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    Valeu Paulo, obrigado pelas dicas.
    Liguei os faróis e funcionaram sem problemas. Mantive a ligação independente do acionamento dos faróis originais, estou usando as capinhas, acredito e espero não ter problemas com as autoridades..
    De acordo com o código de trânsito, os milhas originais estão irregulares, pois para ligá-los basta girar a chave. Vai entender..

    Valeu Leonardo, vou acompanhar o tópico da rapaziada potiguar, já fiz muita trilha de moto em Recife, mas tratando-se de 4x4 sou completamente inexperiente. Seria ótimo conhecer e fazer vários passeios com a galera veterena.

  • #8
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    Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
    4.4.7
    Conexões elétricas
    Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
    independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
    faróis alto e baixo.

  • #9
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    Citação Postado originalmente por Paulo Cowboy Ver Post
    Thiago, na verdade o original é de neblina e não de milha, por isso deve ser ligado independente conforme a resolução 227 do Contran...
    4.4.7
    Conexões elétricas
    Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros
    independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de
    faróis alto e baixo.
    Eu acho, que pela altura de instalação, os faróis do Troller são de luz auxiliar e não neblina!! Posso até estar enganado, mas os de neblina devem ser instalados até certa altura (30 cm se não me engano) do solo, e os de ''milha'' que acendem sem o farol alto já foram modificados pelos donos e estão fora da norma.

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #10
    Usuário Avatar de Leonardo Correia
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    Thiago,

    Nesse carnaval se tiver afim de fazer alguma trilha, e so avisar. E provavel que iremos fazer uma para o litoral sul e outro para o norte.

    Meu telefone 88023294

    Abracos

  • #11
    Usuário Avatar de homerohermida
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    O meu 2008, segundo o manual do proprietário, os faróis são auxiliares e só ligam junto dos altos por causa da resolução do Contran número sei lá qual…
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #12
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    Pela resolução acho q na posição original pode ser de neblina sim... e quanto a farois auxiliares, tanto os de neblina quanto os de milha são auxiliares...


    4.4.4 Posicionamento

    4.4.4.1 Na largura, o ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência,
    mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais
    de 400mm do extremo da largura total do veículo.

    4.4.4.2 Na altura, não inferior à 250mm acima do solo para veículos da categoria M1
    e N1 e não superior a 800mm acima do solo; Para as outras categorias de
    veículo nenhum requisito.
    Entretanto, nenhum ponto da superfície aparente, na direção do eixo de
    referência, deve estar mais alto do que o ponto mais alto na superfície
    aparente, na direção do eixo de referência, do farol baixo

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