Armindo, o 3.0 pode rodar com diesel S1800, S500, S50 ou S10. Tanto faz. Mesma coisa pro 2.8. Tem gente que diz que o S10 e S50 causam problema de lubrificacao no 2.8. Se isso é verdade, ele causa problema (em grau menor) no 3.0, devido a 2 valvulas da bomba de alta que necessitam da lubrificacao do diesel. Se é verdade, nao sei. Eu acredito que nao.
Os problemas do 3.0 se resumem a 2: Bomba d'água e bicos que colam no cabecote.
A tampa da caixa de distribuicao foi adicionado um dreno a partir de 2008, pra evitar acumulo de agua ali. Porém, isso nao resolveu problema nenhum, pois continuaram aparecendo casos isolados, na mesma proporcao, mesmo com o dreno. Isso só demonstrou que o problema nao é acumulo de agua no local! O que acarreta essa corrosao é a lavagem do motor com desengraxante, o que infelizmente, acontecia até mesmo nas concessionárias troller, na lavagem após revisao. Provavelmente em algumas lavagens, o desengraxante adentrava o vao que permite a entrada de fluidos, iniciava uma corrosao na tampa, do lado interno, e em medio a longo prazo, o estrago aparecia para o dono. Mas, ainda assim, frente ao numero de motores produzidos, foram pouquissimos casos. O que tambem deve ser feito sempre que se lava o motor, é usar o veículo para esquentar o motor e evaporar qualquer agua empoçada e jamais usar produtos agressivos na lavagem. No maximo um sabao neutro mesmo. Isso nao é um problema do motor, e sim manutençao incorreta.
Os bicos, apos o ano de 2008, passaram a receber graxa na montagem. Isso minimizou o grude no cabecote. Em 2010, fizeram mais um upgrade, adicionando guarda-pos aos bicos, evitando acumulo de sujeira na tumba. A retirada desses bicos, no inicio era muito dolorosa. Hoje, já fizeram ferramentas especiais para extracao dos bicos desse motor e com o uso de graxa na montagem, tudo ficou mais facil. Porem, mesmo os antigos, sem graxa, com o uso da ferramenta e um mecanico experiente, nao causam mais nenhum temor. E para os mais exigentes, nao faz diferenca, pois seguindo a orientacao da MWM, uma vez removidos os bicos, eles devem ser trocados por novos, jamais reutilizados (o que nao acontece na maioria das vezes - todo mundo reutiliza quando o bico está bom)
A Bomba d'água de alguns veículos tem baixa durabilidade mesmo. No caso do 3.0, a bomba d'água original tem um rotor de plástico que quebra com o tempo. Usando agua desmineralizada e aditivo na proporcao correta, ela dura facilmente mais de 100 mil km, porém é fato que um dia irá quebrar. No 2.8, a bomba d'água pode durar facilmente uns 300 mil km tendo o aditivo em dia. Mas, se ela vier a quebrar, voce certamente ira perder seu motor caso nao perceba imediatamente e chame um guincho para rebocar o veículo. Isso nao costuma ser preocupacao para os donos de 3.0, pois o NGD 3.0 mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado (sem circular água no motor) ele consegue rodar a 90 km/h em temperatura ambiente amena. Você pode rodar assim indefinidamente e quando exigir do motor, ele irá cortar giro e limitar o seu funcionamento até que a temperatura do motor volte a esfriar. Inclusive alguns mecanicos apanhavam antigamente pra identificar o problema, uma vez que nao é gravado nenhum erro na central quando isso acontece. Em geral, 99% das vezes que um 3.0 entrar em modo de seguranca, se ele nao for chipado, ou é filtro de combustivel saturado ou é bomba d'agua quebrada. Esse motor nao dá outro problema, senao esse da bomba d'água. No mercado paralelo, há algum tempo já existe a bomba d'água toda em ferro para o NGD 3.0 e algumas pessoas estao usando. Muitos nao usam por receio de nao ser uma peca original, porem, como esse motor roda ate sem bomba d'agua, eu nao vejo problema.
Trocar o 2.8 para o 3.0 é um bom negócio, desde que isso não te custe muito investimento, pois o 2.8 já é uma mecânica boa, simples e que vai durar décadas. No 3.0 você vai ver menos oficina, pois nao precisa regular bomba injetora, nao precisa regular valvula do motor, nao precisa regular tensionamento da correia de servico, nao precisa sangrar bico na troca do filtro (no 3.0 voce sangra no proprio filtro, nas mangueiras, o ar é removido automaticamente do resto) e de quebra vai ganhar muitos cavalos e torque a mais. É um motor simples de funcionamento, e simples de fazer manutencao e extremamente confiável (qualquer problema, ele vai entrar em modo de seguranca, evitar prejuizo e te levar pra casa ao mesmo tempo): modéstia a parte, eu resumi tudo nesse post, nao precisa saber nada além do que escrevi aqui.
Com relacao a abrir a bomba do 2.8, com certeza gera influencias sobre a vida util da bomba e do motor. Mas, originalmente, os motores saem meio capados de fabrica pra atender as exigenciais ambientais. O 2.8 provavelmente deveria chegar perto dos 130-140 cvs liquidos originalmente se o "meio ambiente" nao fosse uma preocupacao. Mesma coisa pro 3.0, que com certeza originalmente deveria ter uns 220 cvs sem prejuizo de durabilidade do motor, apenas pro meio ambiente. Sendo assim, uma pequena abertura na bomba, ou uma pequena reprogramacao no 3.0, talvez nao gere mesmo nenhum prejuizo significativo de durabilidade (embora com certeza gere prejuizos ao meio ambiente).
Os problemas do 3.0 se resumem a 2: Bomba d'água e bicos que colam no cabecote.
A tampa da caixa de distribuicao foi adicionado um dreno a partir de 2008, pra evitar acumulo de agua ali. Porém, isso nao resolveu problema nenhum, pois continuaram aparecendo casos isolados, na mesma proporcao, mesmo com o dreno. Isso só demonstrou que o problema nao é acumulo de agua no local! O que acarreta essa corrosao é a lavagem do motor com desengraxante, o que infelizmente, acontecia até mesmo nas concessionárias troller, na lavagem após revisao. Provavelmente em algumas lavagens, o desengraxante adentrava o vao que permite a entrada de fluidos, iniciava uma corrosao na tampa, do lado interno, e em medio a longo prazo, o estrago aparecia para o dono. Mas, ainda assim, frente ao numero de motores produzidos, foram pouquissimos casos. O que tambem deve ser feito sempre que se lava o motor, é usar o veículo para esquentar o motor e evaporar qualquer agua empoçada e jamais usar produtos agressivos na lavagem. No maximo um sabao neutro mesmo. Isso nao é um problema do motor, e sim manutençao incorreta.
Os bicos, apos o ano de 2008, passaram a receber graxa na montagem. Isso minimizou o grude no cabecote. Em 2010, fizeram mais um upgrade, adicionando guarda-pos aos bicos, evitando acumulo de sujeira na tumba. A retirada desses bicos, no inicio era muito dolorosa. Hoje, já fizeram ferramentas especiais para extracao dos bicos desse motor e com o uso de graxa na montagem, tudo ficou mais facil. Porem, mesmo os antigos, sem graxa, com o uso da ferramenta e um mecanico experiente, nao causam mais nenhum temor. E para os mais exigentes, nao faz diferenca, pois seguindo a orientacao da MWM, uma vez removidos os bicos, eles devem ser trocados por novos, jamais reutilizados (o que nao acontece na maioria das vezes - todo mundo reutiliza quando o bico está bom)
A Bomba d'água de alguns veículos tem baixa durabilidade mesmo. No caso do 3.0, a bomba d'água original tem um rotor de plástico que quebra com o tempo. Usando agua desmineralizada e aditivo na proporcao correta, ela dura facilmente mais de 100 mil km, porém é fato que um dia irá quebrar. No 2.8, a bomba d'água pode durar facilmente uns 300 mil km tendo o aditivo em dia. Mas, se ela vier a quebrar, voce certamente ira perder seu motor caso nao perceba imediatamente e chame um guincho para rebocar o veículo. Isso nao costuma ser preocupacao para os donos de 3.0, pois o NGD 3.0 mesmo com o rotor da bomba d'água quebrado (sem circular água no motor) ele consegue rodar a 90 km/h em temperatura ambiente amena. Você pode rodar assim indefinidamente e quando exigir do motor, ele irá cortar giro e limitar o seu funcionamento até que a temperatura do motor volte a esfriar. Inclusive alguns mecanicos apanhavam antigamente pra identificar o problema, uma vez que nao é gravado nenhum erro na central quando isso acontece. Em geral, 99% das vezes que um 3.0 entrar em modo de seguranca, se ele nao for chipado, ou é filtro de combustivel saturado ou é bomba d'agua quebrada. Esse motor nao dá outro problema, senao esse da bomba d'água. No mercado paralelo, há algum tempo já existe a bomba d'água toda em ferro para o NGD 3.0 e algumas pessoas estao usando. Muitos nao usam por receio de nao ser uma peca original, porem, como esse motor roda ate sem bomba d'agua, eu nao vejo problema.
Trocar o 2.8 para o 3.0 é um bom negócio, desde que isso não te custe muito investimento, pois o 2.8 já é uma mecânica boa, simples e que vai durar décadas. No 3.0 você vai ver menos oficina, pois nao precisa regular bomba injetora, nao precisa regular valvula do motor, nao precisa regular tensionamento da correia de servico, nao precisa sangrar bico na troca do filtro (no 3.0 voce sangra no proprio filtro, nas mangueiras, o ar é removido automaticamente do resto) e de quebra vai ganhar muitos cavalos e torque a mais. É um motor simples de funcionamento, e simples de fazer manutencao e extremamente confiável (qualquer problema, ele vai entrar em modo de seguranca, evitar prejuizo e te levar pra casa ao mesmo tempo): modéstia a parte, eu resumi tudo nesse post, nao precisa saber nada além do que escrevi aqui.
Com relacao a abrir a bomba do 2.8, com certeza gera influencias sobre a vida util da bomba e do motor. Mas, originalmente, os motores saem meio capados de fabrica pra atender as exigenciais ambientais. O 2.8 provavelmente deveria chegar perto dos 130-140 cvs liquidos originalmente se o "meio ambiente" nao fosse uma preocupacao. Mesma coisa pro 3.0, que com certeza originalmente deveria ter uns 220 cvs sem prejuizo de durabilidade do motor, apenas pro meio ambiente. Sendo assim, uma pequena abertura na bomba, ou uma pequena reprogramacao no 3.0, talvez nao gere mesmo nenhum prejuizo significativo de durabilidade (embora com certeza gere prejuizos ao meio ambiente).
