Postado originalmente por
Jorgao
Armindo, ele fez o serviço de retirada dos bicos numa retífica. Não retificou o motor não. Só aproveitou e trocou a corrente de comando do motor preventivamente aos 409 mil km, mas ainda estava boa. Aproveitou também e trocou logo os 4 bicos injetores por novos, pois se um bico recebeu diesel ruim e travou, sem dúvida os outros também receberam e poderiam travar.
O MWM 2.8 dura tanto quanto o 3.0 com certeza! Só é essencial ficar ligado na regulagem das válvulas do motor (no 3.0 é automático). A única diferença prática entre eles a longo prazo é a bomba injetora. A mecânica dá mais manutenção, exigindo regulagens periódicas e normalmente você faz ela antes de acabar com o motor. O ideal é verificar de 50 em 50 mil km e tomar muito cuidado com o diesel, pois ele é fundamental para a lubrificação de toda a bomba injetora mecânica do 2.8.
As bombas injetoras mecânicas que realmente aguentam qualquer coisa são as "em linha" que são lubrificadas com óleo de motor, e não com diesel, e aí sim, pode botar até óleo de pastel. Essas bombas são usadas em aplicações pesadas normalmente. Nos motores common rail, as bombas de alta pressão (bomba injetora), ao colocar diesel ruim, ferra 1 ou 2 válvulas que são lubrificadas com diesel também. Mas, os danos na bomba são bem menores, principalmente no custo do reparo. Em contrapartida, os bicos do common rail, que obviamente também sentem o diesel ruim, são mais caros do que os bicos antigos.
Mas, pra você ter uma ideia, já vi MWM 2.8 com 950 mil km, sem abrir. Parou pra fazer a bomba injetora completa nessa km. E era veículo de frota!