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  • #1
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    Programa de redução de peso TGV 3.2 2013




    Caros,

    Alguns Trolleiros manifestaram interesse sobre o que fiz para redução de peso do meu jipe. A mania por menos peso veio de 2 outras paixões: motociclismo e vela. Em ambos, aliviar peso se dá tanto pela retirada de equipamentos que não nos sejam essenciais quanto pela utilização de materiais mais leves.

    Particularmente em um barco é muito significativa a quantidade de bugingangas que agregamos sem perceber. Nos jipes, o aumento do peso se dá por pneus enormes, proteções, guincho etc...

    Para o meu tipo de uso - muito asfalto e alguma tocada rápida em trilhas de média à alta, sem enfrentar obstáculos mais difíceis, optei por:

    - remover o estepe (28.4 kg), substituindo por um compressor e kit de reparo para furos (1 kg), não para rasgos
    - remover o peito de aço (10.2 kg) e o suporte para reboque (10.4 kg)
    - remover o banco trazeiro (38.3 kg

    Isto totaliza 86.3 kg, o equivalente a um passageiro ou cerca de 4% do peso do carro.
    Para trilhas, encho o tanque só até a metade (cerca de 38 kg a menos)

    Naturalmente um guincho seria necessário para trilhas mais técnicas. Quanto à troca por pneus maiores, prefiro ir experimentando com os originais e calibragens diferentes para cada situação.

    Consta que o teto removível pesa 76 kg, ainda não aferi. Mas se trata de peso bem acima do centro de gravidade do jipe, portanto, o efeito no equilíbrio deve ser significativo. Comecei um projeto então para a fabricação de um teto completo em lona náutica, plástico transparente e alumínio, cuja estimativa inicial é de 9 kg (sem suporte estepe) e o da simples substituição da porta traseira e vidro. Embora não tenha aferido seu peso, estimo próximo aos 30 kg.

    Ainda uma idéia, estou estudando fazer um capô em fibra de carbono.

    Para aqueles que fazem trilhas técnicas e precisam de proteções, se fabricadas em alumínio e com resistência equivalente às de aço, vão pesar cerca de 40% destas.

    Encontrei na web há algum tempo um estudo feito por uma universidade brasileira sobre a otimização de rigidez de um chassis de Troller. Se não me engano, seu peso original é de 124 kg. Para meu uso, não vejo bom custo/benefício em desenvolver outro de alumínio

  • #2
    Por se tratar do modelo 3.2TGV não é possível (ainda) ganhar potência para compensar o peso.

    Eu acha a ideia interessante, mas não faria isso em cima do Troller 3.2TGV, faria em cima do NGD 3.0, pois além da diminuição de peso você teria como ganhar bastante potência.

    Aqui tem muitos Troller 3.0 "só a casca".
    Sem capota, sem estepe, sem tampa de mala, sem guincho, só com 1 banco dianteiro, sem vidros elétricos, etc etc etc...
    Isso aliado a uma reprogramação de 270cv faz do carro um monstro, principalmente em competições e passeios em dunas, que é onde realmente o peso/potência faz diferença.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #3
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Eu fui um que estava curioso.

    Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.

    Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.

    Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??

    Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.

    Valeu o tópico!! Abraço!
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
    Troller 05 Lift 30MM Truetrac Locker
    BFAT 33" Warn FX5+1 Super LDA

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Eu fui um que estava curioso.

    Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.

    Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.

    Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??

    Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.

    Valeu o tópico!! Abraço!
    Salve Fábio,

    O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
    Abç

  • #5
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    Citação Postado originalmente por mclaren97 Ver Post
    Salve Fábio,

    O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
    Abç
    Fábio, hoje cronometrei o tempo que o compressor (Schullz) leva para encher o estepe original de 0 - 20lbs. Foram 3min 20seg. Perecebi que ele continuaria a encher, mas não vi motivo para forçar a máquina. Esta pressão me leva a qq lugar.
    Abç

  • #6
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    Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
    Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #7
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    Robustez não é de graça...

    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
    Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!

    Gefferson (Troller 2009/2010)
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #8
    Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...
    x2 !!!!!!!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...
    De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
    Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
    Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
    Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
    Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.

    Gefferson (Troller 2009/2010)
    Francisco, só em carroceria de fibra, 2x eixo rígidos e a diferença de peso dos chassis, o troller já vai ser mais pesado que uma porção de SUV de 7 lugares. O novo troller está com a mecânica da ranger, logo seu peso é próximo dela, a não ser pela carroceria de fibra (mais pesada e infinitamente mais resistente) e eixo rígido dianteiro.

  • #11
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...
    Ajudei a instalar um guincho numa Hilux 2014 e pude notar que o chassis de e ter uns 1,5 mm de espessura enquanto o Troller de e ter uns 5,5mm... Fora mais um eixo rígido, etc...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #12
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    mclaren, blz...
    Vc removeu o estepe e pra suprir a necessidade utiliza um compressor, mas e a legislação permite isso? Se parar numa blitz...

    Abraço
    Troller 3.2 TGV - Sem nome

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