Caros,
Alguns Trolleiros manifestaram interesse sobre o que fiz para redução de peso do meu jipe. A mania por menos peso veio de 2 outras paixões: motociclismo e vela. Em ambos, aliviar peso se dá tanto pela retirada de equipamentos que não nos sejam essenciais quanto pela utilização de materiais mais leves.
Particularmente em um barco é muito significativa a quantidade de bugingangas que agregamos sem perceber. Nos jipes, o aumento do peso se dá por pneus enormes, proteções, guincho etc...
Para o meu tipo de uso - muito asfalto e alguma tocada rápida em trilhas de média à alta, sem enfrentar obstáculos mais difíceis, optei por:
- remover o estepe (28.4 kg), substituindo por um compressor e kit de reparo para furos (1 kg), não para rasgos
- remover o peito de aço (10.2 kg) e o suporte para reboque (10.4 kg)
- remover o banco trazeiro (38.3 kg
Isto totaliza 86.3 kg, o equivalente a um passageiro ou cerca de 4% do peso do carro.
Para trilhas, encho o tanque só até a metade (cerca de 38 kg a menos)
Naturalmente um guincho seria necessário para trilhas mais técnicas. Quanto à troca por pneus maiores, prefiro ir experimentando com os originais e calibragens diferentes para cada situação.
Consta que o teto removível pesa 76 kg, ainda não aferi. Mas se trata de peso bem acima do centro de gravidade do jipe, portanto, o efeito no equilíbrio deve ser significativo. Comecei um projeto então para a fabricação de um teto completo em lona náutica, plástico transparente e alumínio, cuja estimativa inicial é de 9 kg (sem suporte estepe) e o da simples substituição da porta traseira e vidro. Embora não tenha aferido seu peso, estimo próximo aos 30 kg.
Ainda uma idéia, estou estudando fazer um capô em fibra de carbono.
Para aqueles que fazem trilhas técnicas e precisam de proteções, se fabricadas em alumínio e com resistência equivalente às de aço, vão pesar cerca de 40% destas.
Encontrei na web há algum tempo um estudo feito por uma universidade brasileira sobre a otimização de rigidez de um chassis de Troller. Se não me engano, seu peso original é de 124 kg. Para meu uso, não vejo bom custo/benefício em desenvolver outro de alumínio