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  • #1
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    Programa de redução de peso TGV 3.2 2013




    Caros,

    Alguns Trolleiros manifestaram interesse sobre o que fiz para redução de peso do meu jipe. A mania por menos peso veio de 2 outras paixões: motociclismo e vela. Em ambos, aliviar peso se dá tanto pela retirada de equipamentos que não nos sejam essenciais quanto pela utilização de materiais mais leves.

    Particularmente em um barco é muito significativa a quantidade de bugingangas que agregamos sem perceber. Nos jipes, o aumento do peso se dá por pneus enormes, proteções, guincho etc...

    Para o meu tipo de uso - muito asfalto e alguma tocada rápida em trilhas de média à alta, sem enfrentar obstáculos mais difíceis, optei por:

    - remover o estepe (28.4 kg), substituindo por um compressor e kit de reparo para furos (1 kg), não para rasgos
    - remover o peito de aço (10.2 kg) e o suporte para reboque (10.4 kg)
    - remover o banco trazeiro (38.3 kg

    Isto totaliza 86.3 kg, o equivalente a um passageiro ou cerca de 4% do peso do carro.
    Para trilhas, encho o tanque só até a metade (cerca de 38 kg a menos)

    Naturalmente um guincho seria necessário para trilhas mais técnicas. Quanto à troca por pneus maiores, prefiro ir experimentando com os originais e calibragens diferentes para cada situação.

    Consta que o teto removível pesa 76 kg, ainda não aferi. Mas se trata de peso bem acima do centro de gravidade do jipe, portanto, o efeito no equilíbrio deve ser significativo. Comecei um projeto então para a fabricação de um teto completo em lona náutica, plástico transparente e alumínio, cuja estimativa inicial é de 9 kg (sem suporte estepe) e o da simples substituição da porta traseira e vidro. Embora não tenha aferido seu peso, estimo próximo aos 30 kg.

    Ainda uma idéia, estou estudando fazer um capô em fibra de carbono.

    Para aqueles que fazem trilhas técnicas e precisam de proteções, se fabricadas em alumínio e com resistência equivalente às de aço, vão pesar cerca de 40% destas.

    Encontrei na web há algum tempo um estudo feito por uma universidade brasileira sobre a otimização de rigidez de um chassis de Troller. Se não me engano, seu peso original é de 124 kg. Para meu uso, não vejo bom custo/benefício em desenvolver outro de alumínio

  • #2
    Por se tratar do modelo 3.2TGV não é possível (ainda) ganhar potência para compensar o peso.

    Eu acha a ideia interessante, mas não faria isso em cima do Troller 3.2TGV, faria em cima do NGD 3.0, pois além da diminuição de peso você teria como ganhar bastante potência.

    Aqui tem muitos Troller 3.0 "só a casca".
    Sem capota, sem estepe, sem tampa de mala, sem guincho, só com 1 banco dianteiro, sem vidros elétricos, etc etc etc...
    Isso aliado a uma reprogramação de 270cv faz do carro um monstro, principalmente em competições e passeios em dunas, que é onde realmente o peso/potência faz diferença.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #3
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Eu fui um que estava curioso.

    Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.

    Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.

    Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??

    Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.

    Valeu o tópico!! Abraço!
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
    Troller 05 Lift 30MM Truetrac Locker
    BFAT 33" Warn FX5+1 Super LDA

  • #4
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    Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
    Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #5
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    Robustez não é de graça...

    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    Gostei da sua ideia. Quem deveria ter tido essa boa ideia também era os engenheiros da Ford/Troller quando foram projetar o novo Troller; que necessita muitíssimo urgente de uma redução de peso!
    Mesmo sendo um carro com dimensões reduzidas, se comparadas com uma Hilux SW4 por exemplo, o novo Troller pesa (em ordem de marcha) 2.140Kg, enquanto a Hilux SW4, que é um carro muito maior, com um porta-malas gigantesco, pesa apenas 2.020kg. Que vergonha Troller!!!

    Gefferson (Troller 2009/2010)
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #6
    Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...
    x2 !!!!!!!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Eu fui um que estava curioso.

    Tecnicamente faz sentido seu pensamento, mas achei que seria alguma mais "engenheirada" pela forma que vendeu o peixe, mas somente retirou o que não é usado.

    Retirar proteções não acho legal, troca-las por alumínio sim.

    Quanto ao estepe, o meu deve pesar um 45 kg com pneu 33", já pensei nisso também, qual o compressor que vc esta usando??

    Quando sobrar uma grana colocar um, junto com um reservatório sob encomenda, o reservatório é moleza, trabalho na fabrica de reservatórios, o compressor que tenho que pesquisar melhor.

    Valeu o tópico!! Abraço!
    Salve Fábio,

    O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
    Abç

  • #8
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    mclaren, blz...
    Vc removeu o estepe e pra suprir a necessidade utiliza um compressor, mas e a legislação permite isso? Se parar numa blitz...

    Abraço
    Troller 3.2 TGV - Sem nome

  • #9
    E eu sou outro que também estava curioso...
    Como disse anteriormente, normalmente engordamos o Jeep, pois acredito que ele já vem bem enxuto... pratica para alavancar a venda de assessórios (ex.: o Novo Troller vem com "plástico" em tudo, desde polainas para-choque até estribos laterais, etc... e como crítica mesmo, a inclusão de mais sensores sob o veículo sem protetores, o que acho inadmissível, pois uma montadora que vende uma imagem de robustez e confiabilidade não poderia deixar estes componentes a mercê de espirrar uma pedra ou levantar um galho e desativar um componente essencial para o funcionamento do veículo - calma pessoal, não estou criticando o carro como um todo, aliás, pretendo no futuro, trocar o meu por um novo após o "trilha drive" que fiz - opinião pessoal).
    Gostei muito da ideia (PRP) com o uso de materiais igualmente resistentes porém com menor peso, resta apenas levantar o custo/benefício disso tudo... penso que alguns protetores poderiam ser de plastico/fibra por ficarem acima do chassi...
    Como disse o Abreu, no TGV, não sentiremos mudança de torque nessa redução, porém economizar no consumo me parece fazer muito bem, não só para o meio ambiente com a redução da poluição, mas principalmente para o nosso bolso !!!
    Portanto, "bora lá", queremos saber mais das suas idéias...
    Parabéns pelo tópico!
    Abç!
    William
    NEW TROLLER 3.2 XLT - EKRON 12.500 Lbs - BF MUD
    Ex.:TROLLER T4 3.2 TGV - EKRON 12.000 Lbs - BF MUD 33"

  • #10
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    Eduardo, vc tem razão, pode ser um aborrecimento.

  • #11
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    30/07/2013
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    Citação Postado originalmente por William Bescro Ver Post
    E eu sou outro que também estava curioso...
    Como disse anteriormente, normalmente engordamos o Jeep, pois acredito que ele já vem bem enxuto... pratica para alavancar a venda de assessórios (ex.: o Novo Troller vem com "plástico" em tudo, desde polainas para-choque até estribos laterais, etc... e como crítica mesmo, a inclusão de mais sensores sob o veículo sem protetores, o que acho inadmissível, pois uma montadora que vende uma imagem de robustez e confiabilidade não poderia deixar estes componentes a mercê de espirrar uma pedra ou levantar um galho e desativar um componente essencial para o funcionamento do veículo - calma pessoal, não estou criticando o carro como um todo, aliás, pretendo no futuro, trocar o meu por um novo após o "trilha drive" que fiz - opinião pessoal).
    Gostei muito da ideia (PRP) com o uso de materiais igualmente resistentes porém com menor peso, resta apenas levantar o custo/benefício disso tudo... penso que alguns protetores poderiam ser de plastico/fibra por ficarem acima do chassi...
    Como disse o Abreu, no TGV, não sentiremos mudança de torque nessa redução, porém economizar no consumo me parece fazer muito bem, não só para o meio ambiente com a redução da poluição, mas principalmente para o nosso bolso !!!
    Portanto, "bora lá", queremos saber mais das suas idéias...
    Parabéns pelo tópico!
    Abç!
    William
    William,

    O custo/benefício é um pouco subjetivo. Para alguns, não importa quanto se gasta, desde que consigam reduzir peso. No motociclismo, ciclismo e na vela ( acho que como em qualquer outro esporte de nível elevado de competição, não é?), gasta-se um bocado de $ nisto. Um jogo de parafusos em titânio para uma moto ou bicicleta custa próximo a US$ 500, para se poupar menos de 1kg. A fibra de carbono impregnada com resina epóxy também é muito cara, mas já muito utilizada. Na vela oceânica, reza a lenda que os skippers obrigam a tripulação a cortar ao meio os cabos das escovas de dente...

    A gente termina agregando um bocado de peso ao jipe, particularmente com pneus enormes. O look é sensacional, mas sem dúvida se paga um preço para a performance em trilhas de média ou alta, para não falar do asfalto.

    Aliviar peso não aumenta o torque, mas aumenta a aceleração e agilidade, além de menos massa na hora de guinchar o jipe da lama ou de um buraco. Naturalmente, para subir pedregulho está bem indicado.

    Muito bacana estar dividindo idéias com vocês. É minha primeira experiência em um fórum e venho aprendendo um bocado com o que tenho lido aí. Entre outras coisas, as discussões no fórum sobre a EGR me interessaram e selei a minha aos 14M km, hj com 32.5M. Notei um aumento bem perceptível de torque entre as 800 e 1300 RPM.

    Abç a todos

  • #12
    Mclaren97,
    Neste sentido, compactuo contigo... rsrsrs!!!
    Tbm sou motociclista, mas agora só tenho algumas antigas que mino de vez enquando... aliás, depois que comecei a fazer os passeios off, não tenho mais andado com elas e tbm com meus antigos... diria que mudei de "profissão" no momento.. rsrs!
    Sei bem o quanto custa um prazer ou desejo, e quanto a sentir-se satisfeito com nossos brinquedinhos, isso não tem preço... só prazer... afinal, pra que serve o dinheiro, senão para gasta-lo... rsrsrs!
    Tbm sou novo neste esporte e no fórum, posso lhe dizer que estou aprendendo bastante, aliás antes mesmo de comprar o Jeep final de 2013, pesquisei e lí um monte este "veículo de comunicação e de opiniões". E apesar de tudo que lí sobre o TGV, acabei indo lá, depois de um ano de namoro, e comprei o danado, estou muito satisfeito, e com muita sorte... rsrs!! Porque até agora só felicidade... rsrs!!! Hoje, após 14 meses, ele só tem 10 mil km e já peguei com o recal de fábrica...
    Minha dica é... leia bastante, opine, aprenda e compartilhe suas experiências... mas aplique um bom "filtro" nisso tudo... rsrsrs!
    Abç!
    William
    NEW TROLLER 3.2 XLT - EKRON 12.500 Lbs - BF MUD
    Ex.:TROLLER T4 3.2 TGV - EKRON 12.000 Lbs - BF MUD 33"

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