Postado originalmente por
Walter da Camper
Eu apostaria que seu carro entrou em modo de segurança por aquecimento.
Carro recém-adquirido...curtindo a potência do motor chipado subindo uma serra...
É por isso que normalizou em seguida. Esse tipo de ocorrência não deixa falha memorizada na ECU, simplesmente entre em modo de segurança para proteger o motor e, ao esfriar ou desligar, volta ao normal.
Esse motor possui 2 sensores de temperatura: 1 para o painel e outro para a ECU. O do painel é tão letárgico que enquanto a temperatura real do motor varia entre 95 e 115°C ele nem se mexe. Sei disso porque instalei termômetro digital no cabeçote do meu Troller.
Se isso ocorrer com frequência muito elevada ou sob pouca demanda de potência, significa que o rotor de plástico da sua bomba d'água está com aletas quebradas. É muito comum de acontecer e tem trolleiro que troca a bomba preventivamente a cada 40mil Km. A minha, com 100mil eu abri pra ver, estava quebrada e tinha sinais de já ter sido trocada pelo antigo dono.
Esse é um dos poucos pontos fracos desse excelente motor e mesmo assim nunca deixa na mão. Mesmo com o rotor 100% quebrado ainda circula água suficiente para voltar pra casa andando.