Caros,
Meu jipe está com pneus 33 e logo de cara o velocimetro/hodometro errado me irritou bastante. De acordo com o GPS (um Garmin 3560 LT, top de linha), o velocimetro marca cerca de 2% a menos que o real. É tolerável, mesmo por que com uma diferença tão pequena, da pra passar nos radares com o ponteiro cravado na velocidade máxima sem risco de multa - para quem não sabe, a tolerância é de 7 km/h até 100 km/h e 7% acima de 100 km/h.
Mas o hodometro fod*: marca entre 9,5~10,5% a menos que o real. Irritado com essa porcaria, me pus a pesquisar soluções. Liguei na tecnac (tecnacpaineis.com.br - fica na consolação, em SP/Capital) e eles fazem a instalação de uma "caixinha" eletrônica ajustável que intercepta e altera os pulsos do sensor antes que eles cheguem até o painel. Com isso, é possível corrigir como se bem entender.
A diferença maior do hodometro se deve ao fato que ele é calibrado para marcar a distancia exata, ao passo que o velocimetro é feito para marcar cerca de 5% a mais que a velocidade real. Logo, com essa caxinha, eu passaria a ter velocimetro com margem de segurança de uns 6% e o hodometro exato - exatamente como no jipe original.
O serviço leva em torno de 2 horas e o custo fica em torno de 300 reais, dependendo da dificuldade de instalação.
Outras boas oficinas de paineis tbm tem esse dispositivo; eu apenas sugeri a Tecnac pois foi lá que liguei.
Farei a instalação nesse sábado ou no outro, depois posto o resultado.
Martin