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  • #1
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    Duvida "idiota" - Pneus 33 AT + estepe original




    Caros,

    Procurei essa informação no forum mas não achei nada específico.

    Estou quase fechando a compra de um Troller 2011/12, e ele está com pneus BF 33' A/T, mas o estepe é o original (255/70 acho). Pelos meus cálculos, ele é quase 7 cm menor em diâmetro do que o 33.

    Eu sei que não é o ideal, mas há algum problema MUITO sério em usar o estepe original no eixo dianteiro com o pneu 33 do outro lado, caso precise? No traseiro eu sei que nem pensar, vai fod*er o diferencial. Mas no dianteiro, com a roda livre desengatada, há algum problema mais sério?

    É obvio que em uma trilha pesada isso seria um problema e tanto. Mas não vou encarar nenhuma lameira pesada antes de colocar um estepe 33.

    Abraços a todos!!

    Martin

  • #2
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    Com cuidado, andando devagar até o borracheiro mais próximo dá. O diferencial compensa isso se usar no traseiro tb, mas é claro, a dirigibilidade fica seriamente comprometida. Muitos off road ( inclusive o meu ) estão assim há muito tempo.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Com cuidado, andando devagar até o borracheiro mais próximo dá. O diferencial compensa isso se usar no traseiro tb, mas é claro, a dirigibilidade fica seriamente comprometida. Muitos off road ( inclusive o meu ) estão assim há muito tempo.
    Abs
    O diferencial só compensa se uma das rodas estiver com menos atrito, como por exemplo andando em chão de terra ou cascalho. Portanto se usar pneus com diâmetros muito diferentes (no caso um 33 e um original) no eixo traseiro em estrada de piso aderente como asfalto, vai sim estragar o conjunto diferencial/caixa satélite pois os semi-eixos giram em rotações diferentes. Teve um amigo que rodou com pneu tork 33 de um lado e um 245 do outro e não conseguiu nem chegar no borracheiro: moeu a caixa satélite.
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    O diferencial só compensa se uma das rodas estiver com menos atrito, como por exemplo andando em chão de terra ou cascalho. Portanto se usar pneus com diâmetros muito diferentes (no caso um 33 e um original) no eixo traseiro em estrada de piso aderente como asfalto, vai sim estragar o conjunto diferencial/caixa satélite pois os semi-eixos giram em rotações diferentes. Teve um amigo que rodou com pneu tork 33 de um lado e um 245 do outro e não conseguiu nem chegar no borracheiro: moeu a caixa satélite.

    Mas quando fazemos curvas os semi-eixos também giram em velocidades diferentes, é pra isso que serve o diferencial. Usando pneus com medidas diferentes vai fazer o diferencial funcionar como se a viatura estivesse fazendo uma curva eterna!
    abraço!
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #5
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Mas quando fazemos curvas os semi-eixos também giram em velocidades diferentes, é pra isso que serve o diferencial. Usando pneus com medidas diferentes vai fazer o diferencial funcionar como se a viatura estivesse fazendo uma curva eterna!
    abraço!
    Curva eterna! Correto! Gostei do exemplo!
    Homero Hermida
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  • #6
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    Como já disseram, na frente, problema nenhum. Na traseira, não diria pho...er, mas o desgaste dos discos do Trac Lock aumentaria consideravelmente. Não saberia estimar quanto, mas acho que sofreria bastante... Eu sofro do mesmo problema e, caso fure um pneu traseiro, colocarei meu estepe na frente por via das dúvidas, salvo se o borracheiro for na esquina!!!
    Homero Hermida
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Como já disseram, na frente, problema nenhum. Na traseira, não diria pho...er, mas o desgaste dos discos do Trac Lock aumentaria consideravelmente. Não saberia estimar quanto, mas acho que sofreria bastante... Eu sofro do mesmo problema e, caso fure um pneu traseiro, colocarei meu estepe na frente por via das dúvidas, salvo se o borracheiro for na esquina!!!
    Como já disse o homerohermida e o dimasi, dá pra usar dá. Mas, podendo evitar é melhor. Eu me apertaria e compraria um estepe 33" logo, dando o atual na troca.

    Ah! Se resolver comprar não esqueça que o ideal é que seja da mesma marca. Tem pneu 33" que tem bem menos que 33" de medida real. Outros tem quase 33" mesmo, enfim, acaba variando com a marca. E essa diferença fica ainda maior considerando que o pneu será estepe e provavelmente quando for ao chão estarás com os outros pneus desgastados.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    Como já disse o homerohermida e o dimasi, dá pra usar dá. Mas, podendo evitar é melhor. Eu me apertaria e compraria um estepe 33" logo, dando o atual na troca.

    Ah! Se resolver comprar não esqueça que o ideal é que seja da mesma marca. Tem pneu 33" que tem bem menos que 33" de medida real. Outros tem quase 33" mesmo, enfim, acaba variando com a marca. E essa diferença fica ainda maior considerando que o pneu será estepe e provavelmente quando for ao chão estarás com os outros pneus desgastados.
    No fundo, o mais correto é isto mesmo.
    Homero Hermida
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  • #9
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    Opa, obrigado a todos que responderam !!

    Vou deixar assim por um tempo então.

    A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Opa, obrigado a todos que responderam !!

    Vou deixar assim por um tempo então.

    A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.
    Quanto maior o diâmetro do pneu, pior o freio fica. Se esta perda é relevante ou não, só as condições da frenagem dirão. O mais perigoso será freiar com os pneus diferentes pois o menor "freiará" mais, pelo fato de não ter aquela compensação oferecida pelo diferencial.
    Homero Hermida
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Opa, obrigado a todos que responderam !!

    Vou deixar assim por um tempo então.

    A propósito, a dirigibilidade do carro no asfalto piora muito com os 33 ? No test drive notei o freio mais pesado, mas aparentemente, ainda tinha força o bastante pra parar o carro com segurança.
    Sim meu amigo com certeza o conjunto é forçado, principalmente os freios, além do que a VTR tende a ficar mais lenta nas arrancadas, minha XT está com BF 33x12,5x15 AT, mais BL e SL, sinceramente se você vai rodar com a VTR no On Road, uma dica calibre os pneus semanalmente, não coloque menos de 32 libras, ok!

  • #12
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    Worst case cenario o diferencial pode pegar fogo.

    As planetárias da caixa satelite giram sem rolamento (metal no metal) no pino central da caixa satelite. Esse movimento gera calor, o que não é problema em utilização normal do diferencial. Fazendo curva.

    No caso extremo, usando pneus de tamanho diferente em alta velocidade super aquecerá o diferencial podendo até incendia-lo.

    Já aconteceu aqui na Bahia. Mas não lembro com quem foi.

    O certo é fazer justamente o que já foi dito acima.
    C.J. - Carlos Negrão
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