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  • 13/06/2013, 20:19
    Elison
    Citação:

    Postado originalmente por pauloalberto Ver Post
    Jorgao,
    Você conseguiu colocar em palavras exatamente o que se passa por lá.
    É que Londrina não deve ter essa famigerada vistoria. Queria ver o amigo Elison aqui no RJ....como iria sobreviver.

    Paulo, vc esta equivocado.
    Até pouco tempo eu tinha um Willys 1948 com GNV, portanto, tbém era obrigado a fazer a vistoria anual aqui em Londrina, que alias é bastante rigorosa, entretanto antes de cada vistoria meu Jeep passava por uma revisão bem criteriosa, mesmo assim ele foi reprovado no ano passado, mas tudo bem, o jeep voltou pra oficina, fez as correções indicadas e foi finalmente aprovado.
    Resultado, todos saíram ganhando, eu por estar dirigindo um veículo seguro, da mesma forma os outro veículos da rua que não correm o risco de serem atropelados por um jeep com problemas, a oficina que fez o serviço, o meio ambiente que não vai receber poluição além do permitido, o vistoriador que executou seu serviço corretamente.
    Agora se aí no RJ a situação está complicada, cabe aos cidadãos cariocas, usuários dos serviços adotarem uma postura adequada, revisando seus veículos antes das inspeções para que sejam aprovados pelas vias corretas. A corrupção é uma praga, que afunda nosso país, mas só existe porque tem quem a alimenta.
  • 14/06/2013, 10:17
    Giovani
    O maior problema que os off roaders enfrentam é a desqualificação do pessoal responsável pelas vistorias e falta de legislação específica.

    Não sabem diferenciar uma gambiarra de um serviço bem feito. Sobretudo em suspensões, que são vitais para a segurança. Eles só medem a altura e olham se o pneu está dentro dos paralamas.
    Tem tanto buraco na legislação que uma Saveiro pode rodar por aí à 1cm do chão. Qualquer PKP pode ter a suspensão alterada como quiser. Um jipe não.

    Falta legislação e falta capacitação profissional. Como não existe nenhuma das duas, o que acontece nas vistorias fica na penumbra... Cada um interpretando partes de regulamentações de outras áreas como achar melhor. É isso que dá margem para o "cafezinho"...
    E corrupção tem até na China, onde é crime punido com pena de morte. Imaginem no país do carnaval e da copa do mundo...

    Tem cada bomba rodando nas estradas que dá raiva. Isso eles não enxergam.
    "Coitadinho do tiozinho, com aquele Corcel todo ferrado..."
    "Olha aquele jipão! Vamos fod&r o playboy..."

    Mas a culpa é nossa. Se fossemos unidos, poderíamos ter algum parlamentar legislando a nosso favor. É assim que as coisas funcionam. Não só no Brasil, mas no mundo todo.

    []'s
  • 14/06/2013, 12:16
    Elison
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    O maior problema que os off roaders enfrentam é a desqualificação do pessoal responsável pelas vistorias e falta de legislação específica.
    Tem tanto buraco na legislação que uma Saveiro pode rodar por aí à 1cm do chão. Qualquer PKP pode ter a suspensão alterada como quiser. Um jipe não.

    Gionani,
    Na verdade legislação existe e é suficiente, entretanto o processo para regularizar tais alterações é um tanto quanto complicado, mas isso é exatamente para garantir a segurança de todos.
    Qquer veículo, mesmo Jipes, podem ser modificados, desde que cumpram os requisitos legais, vide o documento no fim desse post.

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Falta legislação e falta capacitação profissional. Como não existe nenhuma das duas, o que acontece nas vistorias fica na penumbra... Cada um interpretando partes de regulamentações de outras áreas como achar melhor. É isso que dá margem para o "cafezinho"...
    E corrupção tem até na China, onde é crime punido com pena de morte. Imaginem no país do carnaval e da copa do mundo...

    O problema do "cafezinho", não ocorre apenas pela falta de preparo dos vistoriadores, mas principalmente porque os maus usuários alimentam esse câncer da cultura brasileira. Se ninguém oferecesse propina, te garanto que o sistema cumpriria seu real propósito.

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    E corrupção tem até na China, onde é crime punido com pena de morte. Imaginem no país do carnaval e da copa do mundo...

    Pode até ter na China, mas é infinitamente menor que no Brasil.
    Com relação ao nosso país, cabe a nós, cidadãos e eleitores fazer nossa parte, cumprir nossas obrigações para aí sim poder exigir nossos direitos.

    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Tem cada bomba rodando nas estradas que dá raiva. Isso eles não enxergam.

    Mas a culpa é nossa. Se fossemos unidos, poderíamos ter algum parlamentar legislando a nosso favor. É assim que as coisas funcionam. Não só no Brasil, mas no mundo todo.

    Concordo com vc, mas se não houvesse "cafezinho", certamente essas bombas não estariam rodando e todos estariam mais seguros.

    abs.
  • 14/06/2013, 15:43
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Elison Ver Post
    Gionani,
    Na verdade legislação existe e é suficiente, entretanto o processo para regularizar tais alterações é um tanto quanto complicado, mas isso é exatamente para garantir a segurança de todos.
    Qquer veículo, mesmo Jipes, podem ser modificados, desde que cumpram os requisitos legais, vide o documento no fim desse post.

    Alterei a suspensão de uma Cherokee para o meu irmão. Ele foi no Inmetro e regularizou ela, como também o doc. que vc anexou. Tudo que pediram foi NF do material e NF do serviço. Qualquer semelhança com carretinhas de reboque caseiras não é mera coincidência... Não houve nenhum tipo de inspeção nos componentes. Qualquer solda "cocô de pombo" passa nessas vistorias. Geometria, dirigibilidade e funcionamento da suspensão é física quântica para eles. Como então eles podem atestar que as alterações são seguras?
    E se, por exemplo, alguém esquecer de alongar a linha de freio e ela se romper?

    Citação:

    O problema do "cafezinho", não ocorre apenas pela falta de preparo dos vistoriadores, mas principalmente porque os maus usuários alimentam esse câncer da cultura brasileira. Se ninguém oferecesse propina, te garanto que o sistema cumpriria seu real propósito.
    Pode até ter na China, mas é infinitamente menor que no Brasil.
    Com relação ao nosso país, cabe a nós, cidadãos e eleitores fazer nossa parte, cumprir nossas obrigações para aí sim poder exigir nossos direitos.
    Entendo... Mas infelizmente isso é uma utopia. Não termina nem em 10 gerações de pessoas bem intencionadas.
    Um paralelo: cumpro minhas obrigações, votei "não" no referendo de 2005, assim como a maioria absoluta. E onde foi parar o nosso direito?
    Nosso país não é sério... Gente que tinha que estar atrás das grades está no comando.
    Mas isso é assunto que vai longe e nem é objetivo desse fórum.

    Portanto, temos que fazer o que podemos, com o que temos. Não estou incentivando a corrupção, de forma alguma. Mas existem diferenças entre os Detrans e oficinas do Inmetro. Muitas vezes, basta fazer a documentação em outra cidade.

    Citação:

    Concordo com vc, mas se não houvesse "cafezinho", certamente essas bombas não estariam rodando e todos estariam mais seguros.
    Nem só por isso. Os donos de muitas bombas ambulantes sequer tem condições de pagar o "café". É falta de fiscalização mesmo. Estão mais preocupados com a indústria das multas do que em deixar as estradas mais seguras.

    []'s
  • 14/06/2013, 16:20
    Elison
    Realmente a situação não é fácil no nosso país, mas eu, sinceramente, acredito que podemos melhorar.
    Voltando ao post inicial do colega, no lugar dele eu faria o seguinte:
    Vai num posto de inspeção homologado pelo INMETRO, faz a vistoria, apresenta o laudo no DETRAN e insere as alterações no prontuário do veículo, dá um pouco de trabalho, mas vc vai rodar tranquilo, como motorista e como cidadão.
  • 14/06/2013, 18:02
    Frederico Mendes
    Uma dúvida... Minha viatura, utiliza pneus 33" de 12,5 de largura, como utilizo espaçador de 3cm, a roda fica um pouco para fora do para lamas.
    Imagino que não passaria em uma inspeção séria, afinal, a legislação, até onde sei, diz que a roda nao pode sair do para lamas.
    A única coisa que o inspetor encrencou, tanto em Minas, quanto no Espírito Santo, foi com a dificuldade de se retirar o número do motor no Troller 2.8, (teria que retirar umas mangueiras), mas, com um pouco de conversa, isso foi resolvido.
    Dúvida, pode o INMETRO homologar uma roda que saia para fora do carro, e assim passar na vistoria mais difícil sem problemas????
  • 14/06/2013, 18:09
    andrew
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Frederico Mendes Ver Post
    Uma dúvida... Minha viatura, utiliza pneus 33" de 12,5 de largura, como utilizo espaçador de 3cm, a roda fica um pouco para fora do para lamas.
    Imagino que não passaria em uma inspeção séria, afinal, a legislação, até onde sei, diz que a roda nao pode sair do para lamas.
    Dúvida, pode o INMETRO homologar uma roda que saia para fora do carro, e assim passar na vistoria mais difícil sem problemas????

    Não.
    Pra poder usar essa configuração é necessários instalar fender nos paralamas, aí vc estará em conformidade com a legislação.
  • 14/06/2013, 18:13
    Frederico Mendes
    Citação:

    Postado originalmente por andrew Ver Post
    Não.
    Pra poder usar essa configuração é necessários instalar fender nos paralamas, aí vc estará em conformidade com a legislação.

    Mas... Existe estes Fender (polainas?) para Troller? eu nunca vi ninguém utilizando...
    E ja vi pneus uns 10 cm para fora...
  • 14/06/2013, 18:38
    jaime_sandim
    Gostei desses fender pro troller.
    Meus pneus estao quase 10 cm pra fora do paralamas
    Mas a polícia nunca criou caso só que na trilha suja demais o carro
    Digo as laterais e o parabrisa ai não consigo ver nada de tanto barro...
    Ai sou obrigado a andar com vidro aberto, imagina a sujeira que fica a viatura por dentro depois da trilha:freaking:

    Da mais detalhes desse fender ai

    Abs
  • 14/06/2013, 18:43
    andrew
    Citação:

    Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Gostei desses fender pro troller.

    Da mais detalhes desse fender ai

    Abs

    Não tenho maiores detalhes, apenas fiz uma busca rápida no google pra mostrar pros colegas que com um pouco de criatividade e boa vontade, é sim possível andar de acordo com a lei, e o mais importante, sem "café", rsrsrs.
  • 14/06/2013, 19:12
    Frederico Mendes
    Citação:

    Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Gostei desses fender pro troller.
    Meus pneus estao quase 10 cm pra fora do paralamas
    Mas a polícia nunca criou caso só que na trilha suja demais o carro
    Digo as laterais e o parabrisa ai não consigo ver nada de tanto barro...
    Ai sou obrigado a andar com vidro aberto, imagina a sujeira que fica a viatura por dentro depois da trilha:freaking:

    Da mais detalhes desse fender ai

    Abs

    Jaime, acabei de encontrar no forum....
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...krawler-7.html

    vou analisar com mais tempo, para ver se vale a pena, e ou se ainda tem a peça no mercado.
  • 14/06/2013, 19:17
    Frederico Mendes
    Citação:

    Postado originalmente por andrew Ver Post
    Não.
    Pra poder usar essa configuração é necessários instalar fender nos paralamas, aí vc estará em conformidade com a legislação.

    Andrew, se não me engano, na legislação, tambem se proibe (pelo menos proibia) "aumentar" os para-lamas.
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