Paulo, vc esta equivocado.
Até pouco tempo eu tinha um Willys 1948 com GNV, portanto, tbém era obrigado a fazer a vistoria anual aqui em Londrina, que alias é bastante rigorosa, entretanto antes de cada vistoria meu Jeep passava por uma revisão bem criteriosa, mesmo assim ele foi reprovado no ano passado, mas tudo bem, o jeep voltou pra oficina, fez as correções indicadas e foi finalmente aprovado.
Resultado, todos saíram ganhando, eu por estar dirigindo um veículo seguro, da mesma forma os outro veículos da rua que não correm o risco de serem atropelados por um jeep com problemas, a oficina que fez o serviço, o meio ambiente que não vai receber poluição além do permitido, o vistoriador que executou seu serviço corretamente.
Agora se aí no RJ a situação está complicada, cabe aos cidadãos cariocas, usuários dos serviços adotarem uma postura adequada, revisando seus veículos antes das inspeções para que sejam aprovados pelas vias corretas. A corrupção é uma praga, que afunda nosso país, mas só existe porque tem quem a alimenta.