Postado originalmente por
Jorgao
Murilo, você vai cair no conto do vigário. Aposto que a concessionária não coloca no contrato e nem te dá nenhum papel escrito que te dão garantia de 6 meses. Pode apostar! Vão te enrolar até o final e não vão te dar. Outra coisa, nem eles nem loja nenhuma (exceto raríssimas excessões) gasta 1 centavo com manutenção do veículo de venda. Eles só lavam muito bem lavado pra ficar tudo pretinho e bonitinho, escondendo inclusive vazamentos de óleo!
O que você deve ficar atento quanto a defeitos sérios no troller, é exatamente as mesmas coisas que você olha em qualquer outro jipe de trilha. Lembre-se que a grande maioria dos proprietários usa pneus de 33" a 40" e fazem trilha, metem o jipe em água até o teto, dão saltos em dunas, entre outras coisas. E muitas vezes esses proprietários não deixam 1 arranhão no jipe, rs! Mas, não cuidam do desgaste que os pneus maiores causam, nem fazem a manutenção pós trilha corretamente pois trocam de troller todo ano e os desgastes não são visíveis, e tudo isso fica de dor de cabeça pro próximo dono.
Itens que sofrem com pneu grande + trilha + água:
Testar e verificar TODA elétrica do veículo. Todos faróis e lanternas, luz de ré, piscas, luz interna, luzes do painel, retrovisor, vidro e trava elétrica, ar-condicionado, desembaçador, tomada 12V, tração 4x4 e reduzida. A soma de diversos itens com mal contato, pode significar que a caixa de fusível está oxidada, por exemplo.
Procurar marcas de lama e água no interior do veículo, painel, bancos, etc.
Estando interessado no troller, pague a troca de óleo dos diferenciais bem como as outras verificações e ao abrir verifique o desgaste da C&P! Retire as rodas, verifique os discos de freio, pastilhas, pinças, flexíveis. Verifique a roda-livre! Se estiver dura, o dono não engraxava e nesse caso, com certeza não engraxava também os rolamentos dianteiros e possivelmente também não engraxa as cruzetas! Se possível, verifique rolamentos dianteiros e aproveite e veja o estado dos semi-eixos dianteiros. Verifique o engate das marchas e procure por ruídos ao fazer o test-drive.
No capô, abra todos os reservatórios de fluidos e verifique a cor deles. O vaso de expansão do radiador se estiver com qualquer indício de ferrugem é furada. Se o líquido estiver escuro, envelhecido, mas visivelmente com aditivo e sem sinal de ferrugem, pode descontar do preço uma troca, e assim por diante. São verificações básicas para jipes!
No motor, acelere demasiadamente, verifique se a corte de combustível ou luz de óleo ou injeção acendendo. Etc.
No caso de anúncio de loja, eu sempre faço coisas "erradas" a fim de verificar se tem algo prestes a quebrar. Como acelerar e desligar imediatamente (provoca desgaste na turbina que gira sem óleo), 4x4 no asfalto seco com curva leve, etc. Anúncio particular não dá pra fazer isso.
Enfim, eu prefiro pagar algum $$ e perder, deixando de comprar uma bomba, do que arriscar.
E sobre o seguro, o que encare ele é o fato dele ser de fibra. Destrói tudo em que ele encosta. Aqui no Rio, não há 1 sinistro de troller, e mesmo assim o preço não é tão diferente dos outros estados onde há. No geral, filhos e casamento ajudam a baratear, bem como idade, claro.
Boa sorte!