Opa!
No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.
Versão Imprimível
Opa!
No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.
Frederico, mas com a roda-livre ligada, você não está em 4x4.
O manual também alerta para não rodar com a roda-livre no asfalto, claro. É um desgaste desnecessário, ainda mais num veículo sem diferencial central.
Mas, isso não acarreta dano algum ao veículo. Na verdade, quem anda muito em asfalto deveria inclusive se preocupar de ligá-las de vez em quando para lubrificação do sistema, e aproveitar e ligar o 4x4h e 4x4l também para os contatos não oxidarem por falta de uso. Só não vai fazer curva em 4x4 :parede:
Deixa ligada e pronto...
Tem muita gente que faz assim e nunca quebrou nada. O ideal é fazer como os colegas escreveram, aciona no começo da aventura e só desaciona em casa...
A diferença no desgaste é mínima, o conjunto dianteiro é igual ao traseiro... Se desgastasse tanto assim ligado direto o traseiro não duraria nemmetade dl tempo de dianteiro...
acho vou deixar ligada o tempo toda o que. o jorgao falou sobre ela desengatar em uma subida ingreme me desanimou ...
Jargao, mas caso se coloque a roda livre automática, é virar para 4x4, e ela acionar, eu me referia é a esta situação, quando falaram em deixar ligada direta igual na TR4.
Eu quando saio para trilha, quase sempre ja aciono em casa mesmo a roda livre, e ao sair do asfalto, ligo a 4x4, e só desaciono a rola livre, ao fim da aventura (fazendo a mudança de 4x4 para uso na brincadeira, voltando pro asfalto 4x2, com a roda livre ligada), afinal é um saco ficar descendo e desacoplando e acoplando a roda.
E como voce disse, eu tambem faço o mesmo procedimento, pelo menos uma vez ao mes, ligo o sistema 4x4 e a reduzida, por no mínimo uns 10 minutos a baixa velocidade, para a lubrificação dos componentes.
No mais... é só alegria... hehehe...
Adoro topicos polemicos...
Tenho uma tracker que me deixou no prego ao perder a tracao devido a uma mangueira (de vacuo) que desconectou... uma besteira que poderia ter dado uma "caca" gigante se estivesse fazendo uma lateral ou algo parecido... Por isso, no troller, nunca pensei em colocar este sistema... Nao conheço este sistema das TR4 porem fico com o pé atras pois me parece haver algum tipo de acionamento eletrico...
Mas quanto é o custo para montar este sistema automatico ?
Em um Troller?
Existem alguns casos muito especificos em que você pode acionar o 4X4 no asfalto, mas os riscos são grandes... Sempre que existe a perda de aderencia dos pneus você pode acionar os 4x4, nesse caso, se você esta enfrentando uma chuva fortissima em que a dirigibilidade esteja comprometida por conta da falta de aderencia, você pode acionar sim... MAS O CUIDADO NAS CURVAS DEVE SER REDOBRADO, em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...Temos que nos lembrar que quando acionada a tração do troller, as rodas dianteiras e traseiras vão girar por igual, ocorre que em uma curva, as rodas que ficam para dentro da curva, rodam menos que as que ficam fora... assim as que rodam menos vão ter que "cantar", arrastar" para compensar o giro da roda externa a curva... Nesse caso, se a aderencia do terreno for grande ela vai prender o pneu e você pode perder uma ponta de eixo ou quebrar outra coisa dentro do diferencial...
O risco então e maior é somente nas curvas, em uma reta nem tanto...
Outro uso de 4x4 em piso de boa aderencia é quando você precisa deslocar ou puxar algo muito pesado, tipo um reboque etc... dai você "traça" o 4x4 e faz o deslocamento inercial do reboque e depois volta para 4x2...
Deixo bem claro que não estou recomendando esses tipos de uso, só relatando que existe sim possibilidade(S) remota(S) de seu uso...
Pessoal, vou deixar roda livre de acionamento mecanico mesmo, por que irei pagar caro e perder a confiabilidade ! vou fazer o que tão dizendo verificar o tempo(clima) antes de sair de casa se tiver chuvoso ou para chover aciono a roda livre em casa ainda, ou então se for direto pra uma aventura aciono em casa , acho que assim será melhor !
Abraço e Boas Trilhas:safari-rig: