:arrow:Interessante o percurso!!!
:palmas: :palmas:
Versão Imprimível
:arrow:Interessante o percurso!!!
:palmas: :palmas:
Tá explicada a confusão....
a parte alta a que eu me refiro é Serra de Sto. Agostinho, que ocifialmente axo que nem faz parte do parque de Itatiaia, e sim serra da mantiqueira, essa parte q me refiro fica a uns 40km da garganta do registo, e só tem acesso a pé...fica depois da usina dos braga, bem pra frente, depois de Morro Grande.
o Parque (demarcação oficial) termina aprox. na BR 465, daí a confusão...
:arrow:Mag Dog,
Coloca a rota do pecurso pois a gnt está querendo ir a Itamonte a VM no carnaval!!!!
:concordo:
Eta ferro, acho melhor vc ligar seu GPS pra ficar menos perdido :mrgreen:
A BR 465 fica no suburbio do Rio, passando por Seropedica.
Proximo a represa dos Bragas, fica a Capetinga que vc tem acesso a partir da usina, ou na parte mais alta que é o Garrafão com acesso pela estrada que liga Itamonte a Alagoa. Esta região esta em mais um parque virtual, que existe apenas no papel que é o Parque Estadual da Serra do Papagaio.
Infelizmente este é o Brasil dos demagogos de escritorios com ar condicionado, cria-se parques virtuais em terras particulares, e não é capaz de criar uma rede de esgoto ou fossa, matando toda a agua produzida nesta região.
Pois é, Allan, a estrada do Morro Grande à qual o Mad Dog se refere passa justamente por aquilo que você conhece por Capetinga (e eu conheço como Alto do Capetinga), creio que são dois nomes para o mesmo lugar.
O que eu não sabia é que esta região da Capetinga também faz parte do PE do Papagaio (aliás, como você bem comenta, um parque de papel, assim como os outros dois parques da região, que ainda não saíram do plano virtual).
Será que esta região realmente faz parte do PE do Papagaio? Ela fica bastante distante de Aiuruoca e da serra do Papagaio, faria mais sentido pertencer a algum parque do qual o Garrafão fosse o principal foco.
Quanto ao seu último parágrafo, salvo raras exceções, é, infelizmente, a pura verdade, na maioria dos casos.
Pois é Girti, até vc que não conhece os detalhes locais questiona pela distancia da serra do Papagaio até o Garrafão, e pior ele não para ai, tem a intenção de ir até o pico da Boa Vista que é o limite virtual do PNI. A "lenda" é que na duplicação da rodovia Fernão Dias foi exigido uma compensação ecologica, e sairia uma grana para a criação deste PE. Dai os demagogos e "interessados" no uso da verba viajaram.
Eu sou um defensor da natureza, mas tem que ter criterio e viabilidade senão vira roubalheira, demagogia ou utopia. Apenas como exemplo, legalmente vc não pode cortar um eucalipto, mas pode colocar gado em qualquer lugar, e não tem nada que destroi mais que o pisoteio do gado. Pra quem conhece as areas florestais na Scandinavia mantidas por madeireiras entende o que estou dizendo.
A topografia da região já favorece a preservação pela inviabilidade economica de atividade agricola, portanto se investir na educação ambiental, infra de subsistencia e preservação vc transformará toda a região em um enorme parque com vocação ecologica e turistica.
Cansei de ver ecochatos com discursos bonitos e zero de ação, ou acabavam com ações ideologicas politicas ou religiosas.
Ultimamente tem alguns testes baseados em modelos americanos e alemães com verba publica e privada para "aluguel" ou "compra" de preservação de aguas, que em minha opinião tem grande chance de sucesso, pois é apoiado em resultado financeiro de que é mais barato não sujar do que limpar. O mesmo conceito é sabido na saúde, onde a medicina preventiva é mais barata e eficiente que a corretiva, mas infelizmente poucas ações são efetivamente tomadas neste sentido.
Abs
:arrow:A gente vai fazer esse trajeto já nesse feriadao!!!! :dance:
Alguém habilita ir conosco? :pensativo:
Amigos
Vou fazer esse trajeto Mauá/Itamonte nesse fds.
Acontece que está chovendo a semana toda. Será que a estrada dá passagem depois de tanta chuva? Seremos 3 carros, sem guincho mas com cintas.
Agradeço dicas e fica desde já o convite a quem quizer se juntar a nós.
Abs