Postado originalmente por
PauloJ
Olá Oliveira, Flávio, pessoal todo. Obrigado pelo convite mas vou passar o curso.
Eu já fiz o curso introdutório da 4 Rodas, de 1 dia. A parte teórica no período da manhã foi boa e foi o que valeu. O piloto-instrutor era experiente, levou slides dele e peças desmontadas para mostrar como funcionam e tirou as dúvidas do grupo com clareza. E foi fornecido um resumo de dicas de condução off-road objetivas e corretas, que por sinal a revista 4 Rodas publicou.
A parte prática na tarde do mesmo dia decepcionou porque foi feita às pressas e com gente demais nos carros cedidos pela Nissan. Fiquei de passageiro a maior parte do tempo e da primeira vez que alguém atolou interditaram o trecho e daí em diante só nos permitiram andar nos lugares "sem perigo de atolar". Achei ridículo. Teve um trecho de "mini-lama" que eu desengatei o 4x4 e fiz questão de passar 4x2 com 5 na Frontier só para mostrar a injustiça...

os caras fizeram em circuito fechado e não tiveram a decência de descarregar um ou dois caminhões-pipa para preparar o terreno, como fazem nos indoor por aí... tiveram preguiça de rebocar quem atolasse... revezaram 4 motoristas espremidos em cada carro, mais um instrutor...

Para não dizer que foi 100% perdido, concedo: sem um instrutor ao lado eu teria medo de abordar as rampas que fizemos. Ok, tomei coragem para andar em rampas íngremes. Mas foi só.
Isso foi o 4 Rodas. Como no curso do João Gaiotto cada um vai com seu carro, tem um dia inteiro só de prática e o circuito é aberto, a história vai ser bem diferente. E o João é um sujeito bacana, não vai entregar um mico desses, de irritar o pessoal andando em trechos desinteressantes. Acho que será muito legal vocês fazerem sim.
Também fiz o curso "
Areia e Dunas" com o João. No meu caso foi mais divertido que instrutivo, porque a teoria geral específica da areia se resume a usar pneus com 20-22 libras e constatar que só a velocidade salva na abordagem de rampas porque o carro desacelera e afunda muito rapidamente, qualquer que seja seu sistema de tração. Mas sem o curso eu não teria oportunidade de treinar num grupo organizado e seguro.

Se o pessoal se animar depois do curso introdutório, que tal organizarmos uma viagem "módulo extra" até Ilha Comprida para
brincarmos nas dunas? Nessa eu levo as motos...
Abraços e bom proveito!
Paulo