É preciso ter cuidado com esse rio mesmo. Quando está cheio não dá para passar, nem tanto pela profundidade, mas pela correnteza. Dependendo da situação, pode ser prudente ligar veículos muito leves, como samurai ou vitara, em outros mais pesados, para evitar que sejam arrastados pela água. Vi um vídeo uma vez, que nunca mais consegui achar, que mostrava um vitarinha ligado por cinta a uma land. E o bichinho quase foi arrastado, não fosse a cinta...
Acabei de ver o vídeo. Se estiver assim, está tranquilo. Num link que eu postei nesse tópico tem vídeo de umas lands atravessando com água quase em cima do capô.
Eu fiz esse curso da DPaschoal tem dois anos. Mas foi em Maricá, na areia.
Vi o filme tbm e se estiver assim, tudo bem, mas.... se estiver como nas fotos anteriores, a coisa já começa a pegar com a minha viatura de funcionamento com distribuidor... e temos que pensar ainda no mais para frente, se o rio estiver de médio para fundo, a promessa de grandes atoleiros é quase certa e problemas na certa para nós que não temos guincho.
Fica um tanto forçado vários veículos, se fiando em um ou dois que possuem guincho para uma emergência ou para se safar de uma "onça" e então temos que saber quantos vão, quais as viaturas, guinchos, material extra necesário para emergências e mais...mais... mais..., já que ""quem vais ao mar, vê-se em terra""" ou vai para trilha, se prepare na garagem ou em casa"".
Outra coisa, a entrada para a trilha, e a passagem pelo rio, começa e vai por onde, em que altura se deve sair da rodovia ?? Antes, em, ou depois de Lídice ? Devo passar 3ª ou 5ª para Angra em trabalho e poderia dar uma olhada...
O Jorge Camoi poderia dizer como estava o rio nesse fds já que ele esteve por lá.
Rogério
Eu fiz o curso de direção off-road da DPascoal. Pra quem não sabia nada como eu, foi muito interessante.
A parte prática foi justamente esta trilha, ou melhor, uma parte dela.
Saimos de Lidice, e fomos até o Rio do Braço (este que tem uns 50m de largura).
MUITO CUIDADO com este rio.... Um pessoal aqui do Rio de Janeiro, passou pelo Rio do Braço, e não conseguiu terminar a trilha (muita lama). Tentaram voltar, mas tinha chovido um pouco na cabeceira do Rio.... Resultado: Dormiram lá mesmo, esperando o Rio baixar... Vou postar um foto que tenho guardada exatamente no ponto da travessia.
Na volta da p/ voltar pelos Macacos ou por Cunha. É so sair da pousada em direção ao parque, virar a direita no caminho da casa de pedra e ir embora. Lá na frente terá uma bifurcação, a direita seguindo "reto" se desce a serra até areiais ou se pode virar numa trilha (bem antes da serra) a esquerda e ir até o bairro dos macacos pelo topo da serra vendo todo o vale do paraiba se o dia estiver bonito (vale a pena). Se na bifurcação anterior vc seguir a esquerda irá p/ cunha ou para os macacos. Vai ter uma outra bifurcação antes da cachoeira das posses onde se vc pegar p/ esquerda vai até Cunha. Não cheguei a ir até Cunha pois estava sozinho e a estrada começou a ficar muito ruim e resolvi voltar e descer pelos macacos. Fiz este passeio em Junho/09. Recomendo!!
E aí galera? Vamos pra lá no feriado? Eu topo ficar numa pousada barata e dar ênfase nos passeios... nao gostaria de colocar o carro em trilhas super-mega-hiper hard core, mas alguma erosaozinha leve dá para encarar...