Valeu Ricardo, tb acho muito legal entrar nessas expedições sem maiores informações
Então, estou planejando ir pra caconde antes de me enfiar ali em barreiro de novo. Se alguém estiver interessado, será bem vindo....
Abraço.
Versão Imprimível
Valeu Ricardo, tb acho muito legal entrar nessas expedições sem maiores informações
Então, estou planejando ir pra caconde antes de me enfiar ali em barreiro de novo. Se alguém estiver interessado, será bem vindo....
Abraço.
Ricardo toda vez que vou pra cunha faço esse trajeto, mas começo direto em paraibuna, assim da o tempo certinho pra chegar na cachoeira grande em lagoinha e fazer um churras e chegar em cunha no final do dia. É tudo passeio, terra batida, bonitas paisagens e muita bosta de vaca, mas vale a pena.Citação:
Postado originalmente por Ricardo Bambhoo
Em cunha tb. tem bastante cachoeiras e lugar pra se meter em buraco, como fui só a passeio não me meti em encrenca, mas conheci uma galera de lá que o dia que for procurar encrenca é só chamar, eles fazem trilha de moto e tem trilha que sai em paraty, isso de moto, segundo ele de jeep não dá pq. tem lugar muito fechado.
Mas qdo. estiver afim de voltar pra aquelas bandas dá um alo.
Beto, veja só, conheço um trecho de asfalto que vai de São Luis Paraitinga ate Cunha e que passa por Lagoinha (Cachoeira Grande).
O trecho que conheci é de terra e começa em um bairro que não me lembro o nome. Este bairro fica uns 7 Km depois de São Luiz, sentido Ubatuba. Saí da Osvaldo Cruz e novamente asfalto por uns 15 Km até o bairro (acho que é bairro das rosas, sei lá se é isto). Deste bairro começa a estrada com direito a placa e tudo, mas tb foi só a primeira placa, depois fui no cheiro = perguntando, que dá 40 Km até Cunha. Este trecho pode ter certeza que voltarei pra fazer...
É este o trecho que voce conhece ?
All, prá ajudar....
NÃO DEIXEM DE SOLICITAR AUTORIZAÇÃO DO IBAMA para atravessar o parque.
Eles estão lá para preservar a área e também a sua VIDA e da sua FAMÍLIA!
No caminho da subida da serra, existem vários trechos perigosos com curvas estreitas e sinuosas de grandes pedras e com abismo ao lado.
Com chuva é BEM perigoso.... CUIDADO !
Outra coisa... o trecho até chegar no inicio da subida da serra é lindo, mas é comprido por estrada de terra boa, porém sem nenhuma ajuda próxima.
Leve agua, suprimentos e as peças de reserva tradicionais.
Vá com tempo para conhecer as cachoeiras. Informe-se em SJ do Barreiro.
Prox. a entrada/saida do parque tem pousadas com restaurantes de comida caseira. Entrem e experimentem as delícias da região e se deixe envolver na conversa do pessoal regional sem pressa...
Sugestão final, a estadia em Areias, cidadezinha próxima de Queluz é muito barata... Se precisarem num sábado ou domingo, tem uma mecanica/auto-eletrico em Queluz, perto do Posto de Gasolina.
Bom passeio !!!
[ ] s
Eu conheço um pouco da Serra da Bocaina. Partindo de Bananal é possível chegar a Cunha de duas maneiras mais simples (sem ter que pegar dezenas de desvios). Uma delas deve ter sido a utilizada nesse passeio: saindo de Bananal rumo à Estação Ecológica por uma estrada larga de terra. Logo em seguida há uma subida íngreme e uma bifurcação. Para a esquerda segue-se para a Estação Ecológica e para a direita entra-se no sertão da bocaina, caminho para Cunha. Essa estrada passa dentro dos límites do Parque Nacional, motivo pelo qual é necessária a autorização do Ibama. Normalmente essa autorização só é dada para quem vai pernoitar em alguma das pousadas dentro do parque.
Uma outra forma de se chegar à Cunha a partir de Bananal é pela estrada (asfaltada) dos Tropeiros, atravessando as cidades de Arapeí, Formoso, São José do Barreiro, Areias e Silveiras. Logo depois de Silveiras há uma saída para o bairro Macacos. Aí começa a aventura. A estrada é semi-asfaltada (asfalto ruim e às vezes quase inexistente), tem uns trechos na serra com curvas inacreditáveis de tão fechadas e um belo visual. Há também um trecho de terra que talvez apresente alguma dificuldade em dias de chuva e que passa por uma cachoeira interessante numa propriedade particular. Nesse caso não é preciso qualquer autorização para trafegar.
É possível também sair de Bananal ou de Arapeí por trilha até São osé do Barreiro (necessitando de autorização do Ibama) por dentro do parque, por um dos caminhos mais bonitos da região. Em época chuvosa é bem difícil e inclui travessia de rios.
Em agosto ou início de setembro estava pensando em formar um grupo para fazer uma outra trilha nessa região, de Lídice (no caminho para Angra) até Bananal. Essa trilha inclui a travessia do Rio do Braço (se o rio não estiver bem baixo é altamente recomendável o uso de snorkel), subidas íngremes e possivelmente trechos com lama (se até lá estiver acabado a estiagem). Passa-se pela Estação Ecológica de Bananal, que tem sete cachoeiras, antes de se chegar à cidade. Se alguém estiver interessado...
isso ae, proximo passo - cacondeCitação:
Postado originalmente por romeu
eu q tava em outro band na trilha da bocaina c/ o romeu!
...por falar nisso, se alguem tiver informações de caconde pode passar tb
E ai, alguem marcando esse passeio para o feriado do dia 7/9?
Estou tentando marcar uma outra trilha na bocaina, de lídice a bananal, após o feriado. Se estiver interessado...
Eu topo, é só avisar.
[]s
Galera,
To dentro tb, os pneus tão careca, mas vamo que vamo.
Abs,
Depois do feriado vc. diz sexta ou sabado?
E como que é essa trilha?
Estamos indo de SP pra essas bandas, dai se quebrar ai fica meio caro pra voltar, mas se for coisa tranquila, sem problemas.
Beto, na verdade estava me referindo aos dias 16 e 17 ou 23 e 24 de setembro. No feriado e no fim de semana dos dias 9 e 10 estarei de plantão no trabalho, sem chance de viajar.
Quanto à trilha, tem cerca de 40km. Conheço aproximadamente 10km, que não apresentam dificuldade alguma. Mas sei que os outros 30km não são lá muito fáceis, porém nessa época do ano deve estar tranquilo. Em períodos chuvosos é que costuma ser difícil. As informações que tenho de um colega que já fez algumas vezes essa trilha (é possível que ele vá também, com uma SW4) é que tem alguns trechos com lama e, por ser na serra, subidas e algumas erosões. Como eu disse, nada que deva assustar muito nessa época de pouca chuva.
Logo no início da trilha tem um rio para atravessar.
Estarei indo do Rio, que dá uns 250km de distäncia, e também espero não quebrar.
Fechando a data, a gente combina um ponto de encontro. Pode ser em Bananal na noite da sexta-feira, ou em Lídice no sábado, por volta de umas 11h, para dar tempo da galera chegar do Rio e de SP.