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Classificação de uma trilha!
:D Olá Bill e Adriano!
:D Vou continuar tentando... O Bill tem razão, devemos eliminar o que não é trilha e aprofundar as outras.
:) Adriano, veja que estou classificando o terreno e apenas indicando o que seria preciso de equipamento. O terreno não muda, se o jeep que vai passar por ele é um Hummer ou um Candango... :D
:D Valeu turma, conto com o apoio de vocês...
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Classificação das trilhas!
:D Olá Sandro!
:D A utilidade seria extamente essa. Para o pessoal não ir em uma trilha que não quer. Comigo já aconteceu. Organizamos uma trilha pesada e avisamos sobre isso. Porém ninguém levou a sério, dos 36 incritos só 6 completaram a trilha de 56 Km. 23 desistiram depois de 8 Km!! Eles ficaram de bronca conosco, mas tinham sido avisados... :(
Outra vez fui numa "trilha com muita adrenalina, emoção, etc." segundo anúncio do Jeep Clube H*%$#@. O maior obstáculo que enfrentei foi a poeira do jeep que ia na frente... :wink: O ideal seria ter essa convenção e todos JC usarem, mas isso é coisa pro futuro. Alguém tem que começar...
:D Valeu pelo apoio!
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Classificação de uma trilha!
:D Salve galera!
:D Pois é... Tô aqui de novo dando a minha cara à tapa! Sou gringo teimoso... Sei que é difícil, mas trilha boa também é difícil, não é? :D Vamos lá, então:
Classificação de Trilhas
Consideramos “Trilha”, aqueles locais onde somente um veículo com tração 4x4 pode transitar. Quanto ao fato da mudança no terreno, em virtude de uma chuva ou época do ano, onde a alta incidência de umidade altera as condições do terreno, vamos considerar o aumento na categoria. Ex.: uma trilha considerada “Classe 2”, com uma chuva forte, pode se tornar “Classe 3”.
Portanto devemos pegar como base de classificação, a trilha em sua condição “normal”, ou seja, suas características na maior parte do tempo, não nas exceções. Também devemos classificar a trilha num contexto geral. Se lá no meio ela possuir um obstáculo de grande dificuldade, não significa que ela deva ter uma categoria mais elevada, até porque, geralmente nesses casos, existe um desvio.
Classe 1 – Trilha com obstáculos medianos, atoleiros, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados, rios e dunas de areia. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos.
Classe 2 – Trilhas com obstáculos medianos, atoleiros profundos, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados e rios com até 1,5 metros, areia movediça. Caracterizada por somar à essas dificuldades a presença de elevado índice pluviométrico. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos e guincho.
Classe 3 – Trilhas com grandes obstáculos e muita dificuldade. Recomendado para motoristas com alguma experiência. Matas fechadas, erosões, inclinações laterais, aclives e declives acentuados, travessia de águas profundas (acima de 1,5 m), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso obrigatório de 4x4 com reduzida, bloqueios de diferenciais, pneus específicos, grande vão livre, gaiola de proteção, cintos 3 ou 4 pontas, guincho, macacos Hi-Lift, patesca, cintas, etc.
Classe 4 - Trilhas com dificuldades extremas. Situações potencialmente perigosas. Não permitido para motoristas novatos. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, erosões profundas, degraus com até 90° e 1,5 metros, aclive e declives acentuados sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas (acima de 1,5 metros) ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.
Classe 5 – Trilhas perigosas. Situações reais de perigo. Somente motoristas experientes. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, degraus com até 90° e acima de 1,5 metros, aclives e declives em ângulo máximo sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Caracterizada pelo tamanho e perigo representado pelos obstáculos e elevado conhecimento técnico necessário para transposição dos mesmos. Participação indicada somente à off-roaders experientes, que devem assumir para si os riscos envolvidos. Deve possuir atendimento médico de emergência durante a realização. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.
Talvez ainda seja necessário elaborar um “Glossário de Termos”, que foram utilizados, para colocar pesos e medidas neles. Mas a sintonia fina vêm com o tempo.
:D Obrigado pela paciência de vocês e pelo apoio. :D
8) Continuo tentando...
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Classificação de uma trilha!
Posso contribuir com R$0,02?
Podemos fazer uma enquete, ou melhor ainda, em cada trilha distribuímos um formulário contendo alguns ítens para votar, do tipo vc acha a trilha fácil, média, difícil, etc., e todos deveriam participar, inclusive a Dona Encrenca, o que vcs acham? Assim teríamos a opinião de TODOS que participaram do evento!
Qto. ao Telégrafo, tenho um comentário: é o tipo da trilha que exige um pouco de logística (acho que ninguém comentou sobre esse tipo de trilha). Falo isso porque uma coisa é ir sózinho na viatura, e outra coisa é levar a Dona Encrenca e pinpolhos, e fazer toda programação, hospedagem, passeio, etc.. Acho que é uma coisa prá se pensar, pois são duas formas de se fazer trilhas...
Classificação de uma Trilha!
:D Olá emfir!
:D A enquete já esta aí! "Classificação de Trilhas!
:D Quanto à sugestão do questionário, receberíamos umas 300 classificações para a mesma trilha... É claro que a dificuldade é maior para uns do que para outros, isso em virtude de conhecimento e equipamento. Por isso estou classificando os obstáculos e apenas sugerindo o equipamento necessário. :wink:
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Classificação de uma Trilha!
:D Olá Fábio!
:D Eu já vinha pensando nisso, o jeito vai ser partir para a medição! Até tinha pensado em fazer uma espécie de "glossário" para os termos utilizados, mas complica muito. Vou me empenhar nisso, estabelecer medidas para "medianos", "dificuldade" e a pior de todas "conhecimento técnico do indivíduo". Tem gente que tem jeep e faz trilhas à mais 20 anos, mas não conhece nada. Outros com uns 3 anos de prática já sabem muito, vou ver o que consigo fazer... Aceito sugestões. Pensando nisso agora, me ocorreu de poder qualificar o sujeito pelo nº de trilhas e nível que ele participou. Talvez... :wink:
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trilha mais difícil, critérios
olá! lá vão o meus 2 centavos também:
Os critérios para análise devem ser técnicos e não baseados em experiência dos condutores, eu explico:
O ideal é a a análise "in loco" ser feita por pessoas com conhecimento de topografia e anaáise de solo, nessa vistoria seriam levantados o tipo de solo (massapê, saibro, argila, areia...), bem como os obstáculos da trilha (degraus, pedras, rios, alagados) e seus tamanhos, inclinações e extensões de súbidas e descidas, e por último deve ser apontada as condições climáticas do dia da vistoria.
De posse dessas informações uma junta de jipeiros podeira fazer a análise final e classificar a trilha, através de critérios pré-estabelicidos...
Vou dar (oooops!) um exemplo:
Trilha da jurupita verde (fictícia...)
extensão: 8,5 Km
Trilha de solo de saibro, com degraus máximos de 0,5 m, subida com pedras de 300m de extensão com 40% de inclinação longitudinal e 30% de inclinação lateral. Travessia dágua de 0,8m de profundidade por 5m de largura...
dados colhidos em 05/06/01 temp: 20 graus , tempo seco
Classificação: Média
isso é só um exemplo, não estou dizendo que uma trilha com estas características deveria ser média (ou não!) só quero demonstrar o método que proponho para fazer essa análise!
um abraço!!!!