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  • #1
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Alerta da Válvula termostática




    Amigos, tenho uma SW4 93 aspirada. Ela nunca me deu problema de superaquecer. Demorava um pouco para que o ponteiro da temperatura chegasse no meio e quando tava frio, ou chovendo, o ponteiro da temperatura se mantinha bem abaixo do meio. Recentemente coloquei aquele líquido para limpeza do radiador antes de trocar o fluido de arrefecimento. É obvio que começou a vazar na bomba d'água. Aquele limpa radiador sempre estraga alguma coisa e eu teimei em colocar , não recomendo.
    Enfim, troquei a bomba d'Água e por via das dúvidas já troquei também a válvula termostática, tudo peça original. Minha surpresa foi que a SW passou a esquentar bem mais rápido, o ponteiro chega logo no meio e não abaixa disto nem com frio e chuva.
    Conclusão: a válvula termostática estava ruim a tempos. O mecânico me disse que ela não estava fechando bem, estava meio aberta. Isto faz com que o carro trabalhe com a temperatura do motor abaixo do que é adequado. Não é recomendável.
    Ai então vai o alerta: se na sua viatura o ponteiro da temperatura fica no meio em dias quentes e fica bem abaixo do meio quando esta um dia mais frio ou chovendo acredito que a válvula termostática não esteja funcionando. Resolvi postar esta informação pois já li em alguns tópicos o pessoal descrevendo que o carro anda com o ponteiro da temperatura bem abaixo do meio, e na minha agora isto só ocorre quando acabo de ligar, ando por 3 minutos e já tá no meio.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #2
    Usuário Avatar de Zani
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    Ezahn, só como informação, a minha CD tem motor 3.0 aspirado (5L), pode chover, gear, nevar o que for, depois de uns 3 minutos o ponteiro da temperatura sempre está um pouquinho abaixo do meio, dali ele não sai, nem pra baixo, nem nunca passou do meio.
    Abraço.
    Zani
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    Ex Hilux 2002 CD 3.0 ; Ex SW4 1994

  • #3
    Prezados,

    Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....

    Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???

    Abs
    Ney
    SW4-Japa

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Schaefer
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    A minha japa (SW 94) o ponteiro esta sempre no meio(também depois de + ou - 3 min), no inverno perto de 0 grau ou no verão com ar ligado, não muda nada,o ponteiro esta sempre quieto no meio

  • #5
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Ney_Niteroi II Ver Post
    Prezados,

    Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....

    Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???

    Abs
    Ney
    SW4-Japa
    Ai que tá, amigo. Pelo que ocorreu com a minha, e pelos relato dos outros acho que sua válvula termostática não esteja boa. A minha agora o ponteiro chega no meio com +/- 3 minutos e dali não sai. Desci serra com chuva e ele ali no meio.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #6
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    Na minha Band ( 14b ) o ponteiro ficava sempre baixo, somente quando era muito exigida chegava a 1\4 da escala. Achei que estava sem a válvula. Quando fui instalar uma... surpresa, ela estava lá. Não devia estar vedando nada. Agora funciona sempre perto de 1/2 em qq situação.
    SW4 95 caveirão

  • #7
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    Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?


  • #8
    Jorlex,

    Mande varetar o radiador... na oficina que fizer o "varetamento", já ponha água nova com um bom aditivo (Bardhal ou similar)... vc terá água limpa por um bom tempo...

    Abs!

  • #9
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Jorlex Ver Post
    Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?
    Jorlex vc esta drenando a aguá do bloco também? Tem um bujão no bloco para drenar esta água.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #10
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    Pessoal,
    Minha experiencia, ano passado, comprei minha SW4 e revisei geral, troquei a válvula termostática, varetei radiador e troquei o liquido, rodei a Patagônia inteira, peguei até -2°C , e o ponteiro SEMPRE FICA NO MEIO, afinal é a função da válvula reter a água no bloco para manter a temperatura constante (em 82°C), e por aqui já peguei engarrafamento de 2:00 h na baixada do RJ com o ar ligado e ele ta la no meio, portanto cuidado com ponteiros que ficam um pouco abaixo ou um pouco acima do meio, já indica o começo de algum futuro problema.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #11
    Prezados,

    Na SGA em Niterói: a válvula custa R$ 69,24. Entrega em 04 dias. Tel: 21 3611-3514

    Abs!

  • #12
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Paguei 80 conto mais sedex na America a válvula original
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

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