Amigos, tenho uma SW4 93 aspirada. Ela nunca me deu problema de superaquecer. Demorava um pouco para que o ponteiro da temperatura chegasse no meio e quando tava frio, ou chovendo, o ponteiro da temperatura se mantinha bem abaixo do meio. Recentemente coloquei aquele líquido para limpeza do radiador antes de trocar o fluido de arrefecimento. É obvio que começou a vazar na bomba d'água. Aquele limpa radiador sempre estraga alguma coisa e eu teimei em colocar , não recomendo.
Enfim, troquei a bomba d'Água e por via das dúvidas já troquei também a válvula termostática, tudo peça original. Minha surpresa foi que a SW passou a esquentar bem mais rápido, o ponteiro chega logo no meio e não abaixa disto nem com frio e chuva.
Conclusão: a válvula termostática estava ruim a tempos. O mecânico me disse que ela não estava fechando bem, estava meio aberta. Isto faz com que o carro trabalhe com a temperatura do motor abaixo do que é adequado. Não é recomendável.
Ai então vai o alerta: se na sua viatura o ponteiro da temperatura fica no meio em dias quentes e fica bem abaixo do meio quando esta um dia mais frio ou chovendo acredito que a válvula termostática não esteja funcionando. Resolvi postar esta informação pois já li em alguns tópicos o pessoal descrevendo que o carro anda com o ponteiro da temperatura bem abaixo do meio, e na minha agora isto só ocorre quando acabo de ligar, ando por 3 minutos e já tá no meio.