A um pouco mais de um mês adquiri uma Hilux SW4 3.0TD 2001/2001 após 7 meses de pesquisa. O carro está muito conservado apesar de seus 280.000 km. Foi comprado em concessionária, totalmente revisado e testado por mecânicos e as revisões foram feitas na concessionária até 250.000 km, portanto a mecânica está em perfeitas condições. Apesar disso, tenho receio de estragar o carro de alguma forma e ter que gastar dinheiro fazendo o motor e trocando peças.
Me preocupo muito com a conservação, por isso ando na faixa de 2.000 a 3.000 RPM, raramente chego ou passo de 3.500. Em trecho de subida ando embalado a 140km/h em 5a a 3.000 RPM.
Gostaria de saber se essa minha preocupação é exagerada e se posso "judiar" um pouco mais do carro?
Chegar a 140 km/h é prejudicial ao motor de alguma forma?
Qual a faixa de RPM recomendada para o carro?
No manual só tem dados do período de amaciamento...
Tenho problema também em reduzir para a 1a marcha em movimento. Ela só entra se o carro estiver quase parado e estou sendo obrigado a queimar embreagem em 2a em algumas situações.

Qual a técnica para engatar 1a? É normal essa dificuldade nesse modelo?
E por último, me surpreendeu a potência desse carro. Quase desisti de comprar por pessoas que reclamavam que ele andava igual 1.0. Me surpreendeu ela andar quase igual minha montana 1.8! Chega a 140 numa facilidade, isso porque não piso! Por curiosidade, alguém sabe a velocidade máxima? No manual diz que o limite de troca em 4a é 165km/h. Não que eu queira chegar a essa velocidade, pois comprei ele justamente para maior segurança no trânsito.
Há mais recomendações para quem está dirigindo um carro à Diesel pela primeira vez?
Espero tirar essas dúvidas para andar mais tranqüilo.
Desde já, grato.