No mesmo intuito do nosso colega que criou um topico para "Band", estou criando um para SW4.
Nesse final de semana estou viajando (SP > RJ) para ver uma SW4 TDiesel 2002, e tenho dúvidas em como avaliar o estado dela. Tanto na hora de "o que testar/checar" e também na hora do Test Drive, uma vez que NUNCA pisei em uma SW4 na vida, e nunca tive carro com 4x4/reduzida/diesel.... minha praia era carros rapidos japoneses... :/
Existe algum check-list ou alguns itens básicos que devem ser verificados para garantir a qualidade do veículo???
Ex:
- Cor da fumaça na partida motor frio, motor quente, em acelerações e desacelerações rápidas, etc.
- Sopro do motor ao retirar a vareta do óleo. (como se mede esse sopro???rs Tem que ser quase imperceptível a pele)
- Quais locais mais costumam ter trincas?
- Quais locais apresentam mais ponto de ferrugem?
- Em quais componentes costuma vazar óleo? Ou quais nunca deveriam estar sujos/vazando óleo?
- Verificar se tem eixo flutuante. (na roda traseira terá algo semelhante a um cubo, igual roda livre)
- Como se verifica os freios a disco?
- Como identificar a marca/modelo da DH?
- Algum ronco específico em rolamentos, diferenciais, etc.
- O que verificar na suspensão/molas/amortecedor?
- Acessórios que devem estar presentes: estepe, macaco, oq mais?
Alguém pode dar mais dicas ou complementar esses itens que eu já citei?
Sei que o recomendável é levar num mecânico especializado mas nem sempre ele está a disposição. O ideal seria eu fazer uma pré-avaliação antes de levar no mecânico pra não ficar queimando cartucho com cada oportunidade de band que me aparece.
Agradeço desde já a ajuda de todos!
Abs...