faz pouco tempo também estive procurando uma sw4 para comprar, tem bastante informação aqui no fórum, acho que vale a pena voce ler o varios topicos e comentários do pessoal...
conforme o mestre Sérjao escreveu em outro tópico ai vao umas dicas básicas na compra de uma sw4:
- Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e sempre usar juntas originais;
- Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.
- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também.
ChekList para pós compra.
Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador ( colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, é rápido e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.
bom, ouvi comentarios que a kilometragem pode ser modificada, entao eu aconselharia voce considerar mais o estado do carro e se tem manutenção preventiva (peça para o vendedor mostrar o livreto de manutencao, manual e tudo que estiver ligado ao histórico de manuntecao do veiculo) - este é um fator muito importante dado ao custo de manuntecao de um veiculo desse; conforme vários usuários do forum dizem se cuidar bem e fazer a manutencao preventiva o veiculo nao encomodará.. podes ter uma nossao se a km foi alterada pelo histórico de manutencao do veículo (eles escrevem com qual km o veiculo estava quando fez a manuntecao)
entretando é vital prestar atencao nesse detalhe, conheci gente que gastou metade do valor do carro só em manutencao pois o antigo dono nao cuidava direito...
por fim aconselharia a voce dar uma olhada em varias opcoes, da uma volta pra sentir o carro (a cada sw4 que voce dirigir vai perceber as mudancas) e procure com calma que acharás um ótimo veiculo!
boa sorte na procura!