x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 31 de 31

Tópico: Radiador sw4

Usuário
    Entrada
    18/10/2007
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Quero, como o meu amigo Guilherme, também agradecer a sua paciência conosco.
    E como eu disse em post anterior, rechaço a teoria de que o cabeçote sofreu fadiga e trinca expontânea, insisto na hipótese de que algum componente "com prazo de validade" (o que definitivamente não é o caso dos cabeçotes) falhou, provocando o efeito indesejado.
    O meu amigo Rubens, sempre perspicaz, muito bem lembrou da válvula termostática e o meu amigo Guilherme sabiamente aventou a possibilidade de que haja um pequeno furo no sistema, ambos são raciocínios lógicos e coerentes com os quais corroboro e desejo, ainda, complementar tal raciocínio levantando também a possibilidade de ser a tampa do radiador com defeito.
    Nenhum de nós é o dono da verdade, e essas geringonças que adoramos muitas vezes nos arrancam os cabelos (acho que é por isso que já estou careca), mas é muito bom e saudável podermos discutir (no bom sentido) esses problemas e trocarmos experiências. Assim sigo aprendendo. Um abraço, Delfim.

Delfim, Rubens e Guilherme,

Não há necessidade de preocupação com agradecimentos especiais, afinal somos todos integrantes do Fórum, ambiente cuja principal característica é a ajuda mútua. Já me beneficiei demais de informações coletadas aqui, apenas chegou a minha hora de contribuir.

Guilherme – pelo que você afirma deveria haver um furo em um canto qualquer, no radiador ou nas mangueiras imagino. Mas não conseguimos constatar isso quando estávamos consertando o veículo. Imagino então que, se você tem razão em sua hipótese, o carro deveria apresentar o problema no retorno a Brasília e isso não ocorreu. Lembro-me de ter trazido uns 10 litros de água pensando que precisaria disso na volta e não foi preciso. Não tenho, como a maioria aqui, conhecimentos mais refinados de mecânica, mas o seu raciocínio me pareceu correto. Enquanto trocava o cabeçote do carro mandei trocar a chaleira do radiador, colocar uma de alumínio. Posso assegurar a você que não havia vazamentos no sistema, pois toda vez que ia ligar o carro a primeira vez do dia conferia o líquido do arrefecimento e nunca notei vazamentos, a não ser uns 200 ml a cada seis ou oito meses, coisa que considero normal para o clima seco de Brasília.

Rubens – O mecânico pediu-me que trocasse o cabeçote, as válvulas de escape e de admissão, a válvula termostática, a junta do cabeçote e os retentores de válvulas. Questionei sobre a necessidade da válvula termostática e recebi a afirmação de que é padrão para eles trocar esta válvula quando trocam o cabeçote, mas foi taxativo em afirmar que a minha estava funcionando sem problemas. Até guardei a válvula velha no carro para, se necessário, tirar alguém do prego em cidades do interior em minhas pescarias.

Delfim – Se havia furos no sistema esses terão forçosamente que se manifestar novamente, pois nada foi feito nesse sentido. Uso esta picape praticamente para viajar, dentro da cidade uso o Corolla, mas na viagem que fiz após o conserto o carro foi muito bem. E olha que atravessei o sertão baiano com velocidades oscilando entre 120 e 140 km/h no período entre 11 e 18 horas, logo não poderia haver teste melhor. Nada, nenhum aquecimento ou retorno de água para o reservatório de expansão. Tampa do radiador acho pouco provável, afinal nunca apresentou qualquer sintoma disso, como por exemplo, uma mancha da água com coolant, uma umidade por merejamento ou coisa que o valha, mas esta hipótese está descartada de ser investigada pois troquei a chaleira do radiador e junto com ela a tampa. Explique melhor como poderia a tampa do radiador influenciar no retorno da água para o reservatório de expansão: a regulagem da pressão dela ?

Apesar deste problema, continuo a recomendar aos meus amigos essa picape, o carro tem uma robustez fantástica. Não fosse pelo câmbio (estou ficando velho e quero na picape o conforto do câmbio automático) ficaria com ela, mas no início do próximo ano penso em trocá-la por uma nova AT.
    Abraço a todos.
    NISSAN FRONTIER LE ATTACK AT 2012
    ex-HILUX SRV CD 3.0 TD - Intercooler - 2002

Usuário
    Entrada
    06/11/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Marlucio,

Também já tive muita ajuda do pessoal aqui do fórum (do amigo Delfim inclusive). Então, deixo aqui meu palpite: a bomba d'água!

Ela possui um selo que se abre quando a pressão no sistema de arrefecimento ultrapassa 1,0 bar (se me lembro bem...). Quando isto ocorre, vaza uma certa quantidade de líquido pela parte frontal do motor, na altura da ventoinha. Depois que a pressão volta ao normal, o selo se fecha e não ocorre mais vazamento (a não ser que haja excesso de pressão no sistema novamente). Isso explicaria o fato de não ter voltado a vazar. No manual de reparo do motor 3L, com link disponível aqui no fórum, existe um passo a passo para checar o sistema de arrefecimento, que inclui teste da válvula termostática, troca da tampa do radiador, checagem de mangueiras, bomba d'água, etc. Vale uma lida.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,
    Claudio

Usuário
    Entrada
    18/10/2007
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Claudio Samuca Ver Post
    Marlucio,

Também já tive muita ajuda do pessoal aqui do fórum (do amigo Delfim inclusive). Então, deixo aqui meu palpite: a bomba d'água!

Ela possui um selo que se abre quando a pressão no sistema de arrefecimento ultrapassa 1,0 bar (se me lembro bem...). Quando isto ocorre, vaza uma certa quantidade de líquido pela parte frontal do motor, na altura da ventoinha. Depois que a pressão volta ao normal, o selo se fecha e não ocorre mais vazamento (a não ser que haja excesso de pressão no sistema novamente). Isso explicaria o fato de não ter voltado a vazar. No manual de reparo do motor 3L, com link disponível aqui no fórum, existe um passo a passo para checar o sistema de arrefecimento, que inclui teste da válvula termostática, troca da tampa do radiador, checagem de mangueiras, bomba d'água, etc. Vale uma lida.

Espero ter ajudado.

Grande abraço,
    Claudio
    Muito obrigado, Claudio, pela dica. Abraço.
    NISSAN FRONTIER LE ATTACK AT 2012
    ex-HILUX SRV CD 3.0 TD - Intercooler - 2002

Usuário
    Entrada
    06/11/2009
    Galera!!!
    Voltando a questão do Radiador da SW4, encontrei um revendedor em São Paulo, que tem o radiador novo de bom preço (900$), e segundo o vendedor é importado... O fornecedor e Paccini Radiadores... alguém tem alguma referência???
    4X4 Brasil
    TINO - SW4 TD 1999

alguem tem fotos do radior maior (10 l se não me engano) e comparação com o modelo menor? estou de olho em uma sw4 e gostaria de verificar se foi feita a troca, também, como verificar se o cabeçote está bom?

Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimento: 1
    Jleo,
    Da uma lida neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6165 , é longo mas vale a pena, se nao me engano o Serjao Holanda da muitas dicas de como verificar o cabeçote.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

Não é bem assim não...

A minha Hilux com o motor 1kzt está com 324.000 km, sei que esta é a quilometragem original pois já faz muito tempo que tenho o carro (os últimos 250.000 fui eu mesmo que rodei).
    a Troca de óleo é feita religiosamente a cada cada 5.000km, junto com isso vai o filtro de óleo e diesel. Também troco o fluído de radiador ( marca decente!!!) a cada 20.000,
    Caixa de marchas também recebe um tratamento especial, troca a cada 20.000. Os diferenciais, se não rodar em lugar com muito alagamento, é feita em no máximo a cada 10.000. Praticamente ninguém diz que meu carro é 1999. a hilux é imabativel e motor aguenta o tranco sim!!!

Citação Postado originalmente por marlucio neiva Ver Post
    Delfim,

Como eu gostaria de poder concordar com você e, por tabela com o Sérgio Hollanda (que também pensa como você), mas, infelizmente, parece que a coisa não é bem assim. Em agosto agora aconteceu comigo também, cabeçote trincado do motor 1KZTE da minha SRV 2002. Conversando com meu mecânico, de considerável experiência com estes motores em concessionária Toyota e hoje em sua própria oficina, ele foi taxativo ao afirmar que dificilmente os cabeçotes destes motores duram mais de 250.000 km. O meu durou 220.000 km com manutenção impecável. Observe os casos que já apareceram por aqui e veja que uma boa parte deles ocorreu dentro dessa faixa de quilometragem. A própria SW4 do pai do Sérgio Hollanda foi assim, segundo relatos do próprio Sérgio. Penso que vale a pena investigar um pouco mais isso, pois estou convencido de que é realmente uma deficiência do carro, embora não invalide recomendá-lo como uma excelente opção de picape. Arrumei o meu e no dia seguinte viajei de férias com ele. Rodei 4.300 km, sem refrescar o pé, e o carro está ótimo. Gastei aproximadamente 3 quilos de alcatra sem osso para arrumar mas valeu a pena (não tenho o valor exato aqui agora, mas tenho anotado na planilha de acompanhamento do carro). Felizmente, meus amigos, a picape é ótima, mas essa safra de motores, por tudo que tenho visto, tem essa deficiência. Espero estar enganado. Abraço. Marlúcio.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem