Postado originalmente por
xibiu!!!
Caro colega Aroldo.
Assim como sugere o colega sandro_ventania, também tenho o palpite que pode ser problema no regulador de tensão, principalmente se ele "pifou" derrepente, mas certeza mesmo só testando o alternador "in loco".
Se ele tivesse falhando ou "enfraquecendo" aos poucos, acrescentaria na lista de possibilidades de causas, diodos, carvões, ou conexões de terminais soltas ou com mal contato.
Não sei como funciona a manutenção elétrica de autos aí na sua região, mas na necessidade (já que um pouquinho eu "arrisco mexer"), tenho meu eletricista de confiança (auto elétrica) o qual só troca e cobra peças que realmente estiverem com problema, e esse negócio de "ir trocando até acertar" e eu ter que pagar por 315.965 peças boas, até o eletricista encontrar a peça ruim, aqui não existe!
Incrível que isso aconteça em uma concessionária autorizada que é (ou deveria ser) "especializada" !
Procure por um eletricista particular que entenda do assunto.
Portanto na minha opinião, eu optaria em primeiro lugar a opção n° 1 e depois a de n° 2.
Na minha opinião a possibilidade 2 que vc perguntou acima, descarta totalmente a possibilidade 3.
Se só o orçamento de peças custa 150% do preço do alternador Bosch novo e a manutenção na CCS custa igual a 3 alternadores novos Bosch 80 Amperes, se fosse comigo essa opção nem estaria na lista de possibilidades.
Abraço;