O que acontece é o seguinte:
Brasileiro tem muito que aprender com Argentino no quesito saber comprar carro, eu explico.
Essa cultura Brasileira de trocar de carro a cada 2 anos, só serviu para enfiar o espeto quente no nosso fiofó! tenho parentes nos Estados Unidos, Europa e.. Argentina, e a cultura é completamente diferente, acredito que eles sabem "amar" o carro de uma maneira melhor que a nossa.
Lógico que cada paiz um tem sua cultura, nós sabemos que nos EUA as pickups chegam a ficar até 3 gerações na familia, na Europa a média de uso é 15 anos, após isso o carro é levado a uma recicladora onde ele é desmanchado e vc ganha créditos em carbono para vc comprar seu carro novo. Na Argentina eles dão muito valor a carro bom, desde que seja bom ele fica na garagem independente do ano de sua fabricação, aqui no Brasil, basta lançarem o Common Rail e todo mundo fica desesperado pela novidade!
Não estou generalizando é lógico que tem gente que pensa como eu, mas eu convivo e estou sempre em contato com vários off roaders de vários estados, e já escutei várias vezes assim: "pô, a Hillux mudou a frente denovo, não acredito, vou ter que vender a minha pela 3º vez, assim eu nunca termino esse carro" ou seja, meu conhecido comprou e vendeu 3 Hillux SRV em três anos por causa da Grade do Radiador!
Onde quero chegar?
Nós temos o poder na mão, de mudar tudo isso! existem no mercado verdadeiras relíquias por até 5x mais barato que um zero! se todo mundo se concientizar quem nem sempre o carro zero é a melhor opção o mercado muda, e muda rápido e ainda fica melhor!
Hj a Argentina é um Belíssimo paiz q infelizmente passa por sérias cri$es financeiras, suas industrias de diversos setores estão quebradas, quem viajou recentemente por lá sabe disso, mas qual o segredo para a Toyota de lá ter em seu MENÚ uma Land Cruiser 200 e uma Prado de ultima geração? fácil, Argentino n compra qualquer coisa, se ele tem 10.000 dólares ele vai comprar o melhor possível com isso! se não achar ele abocanha de cara um Jeep Cherokee Sport, Uma Beíssima Land Cruiser HDJ80, ambos usados, e poraí vai... com isso a industria se esforça o máximo para agrada-los. Quantas LC 200 vcs acham q são vendidas por ano na Argentina? no máximo 5, hahah, e mesmo assim a toyota sabe que se n fizer isso eles correm para o mercado de usados!
Outro exeplo é o Chile, o chile tem Ford Raptor para tudo que é lado! ah mas lá ela é bem mais barata!!! é mesmo? conta quantas Ferrari, Masserati, Aston Martin, Lamborgini tem em todo o chile e contem quantas tem apenas no bairro do Jardins em Sampa! então o problema não é só preço não! o Mercado chileno de automóveis é encantador e altamente concorrido, vc encontra praticamente todos os modelos japoneses, europeus, americanos num só lugar é um barato, eu ví uma espécie de furgãozinho 4x4 mitsubishi, nooosa que barato! as novas 4Runners que coisa linda! é questão cultural.
Eu fico indignado qundo vejo uma SW4 por quase R$180.000 reais e cambio de 30 anos 4 marchas, n era para ninguem chegar perto de um carro desses! rapidinho eles abaixariam o preço a lançariam a com cambio 5 marchas ultra moderno com troca sequencial ! Vocês tem o Poder!!! Vocês tem o Poder!!! exijam mais, outro exemplo: é inadmissível um Pajero Dakar com aquele cambio de 4 marchas arcaico!!! , reparem na concerrência Grand Cherokee, vende bem menos que o Dakar e a SW4, repare que o conjunto é bem mais moderno que ambos, motor Mercedes Benz 6 cilindros, Cambio de 6 marcha (se n me engano) outro Discovery 4, Tecnologicamente tbm bem a frente.. a nova freelander Diesel, carro bem equilibrado e tecnologia de ponta, por que? porque querem vender, estão no sufoco! mas repito, se vcs contunuarem com essa mentalidade de dar "moral" para montadora que n tá nem aí pra vcs eu digo o q vai acontecer:
Toyota Prado 2013 - cambio automatico 4 marchas.. sem controle de estabilidade, motor 1kz-te, sem air bag lateral de cortina, etc... preço R$220.000,00
Aperta que sai suco!
meu Pajero é 2009 comprei usado sim, quase metade do preço de um zero, apenas 74.000 km eu ia de Triton zero, quando vi o cambio de 4 marchas me deu um nojo do carro! (desculpa, questão pessoal).
um belíssimo exeplo aqui no fórum é o Jeison e o Loras que engoliram o orgulho e compraram um dos melhores carros aqui do fórum, meu sonho uma Land Cruiser HDJ80.:palmas:
abss.