Possiveis efeitos: como o carro ficará mais alongado, maior consumo e respostas mais lentas.
Na minha proxima SW4 pretendo colocar pneus 285/75R16 que daria 34" mas para isso vou alterar a relação para 4.88
Alexandre,
Voce sabe qual eh a relacao original da SW4 ano 1998?
Voce sabe qual eh a relacao original da SW4 ano 1998?
Abs e obrigado,
Rubens
Para ter certeza mesmo, o bom é fazer o teste de rotação da roda ou em caso de manutenção, contar os dentes do coroa e pinhao
Mas segundo as informações que tenho:
A maioria delas tem relação 4.10, algumas 4 cilindros 4.30, algumas raríssimas com pneus 31" de fabrica tem relação 4.88 e as V6 com pneu 31" de fabrica, 4.56.
Outra forma é identificar pela codificação do carro, parte dela tem a codificação do eixo.
Todas as SW4 tem recebem o codigo G para o eixo traseiro (significa diferencial de 8") seguida de 3 digitos, os 2 digitos iniciais indicam a relação (ex 25=4.56, 28=4.30, 29=4.10) o digito a seguir indica o numero de pinhões da caixa satelite (ex 2=2 pinhoes, 3=2 pinhoes com LSD, 4=4 pinhoes, 5=4 pinhoes com LSD)
O mais comum é encontrar algo do tipo G294 = 4 Runner relação 4.10 com 4 pinhoes (4 pinhoes normalmente sao usadas nas v6, mas há v6 com 2)
De Carli, realmente e a tua viatura ficou muito legal... foi só pneu ou tem algum tipo de lift?
Sds
Alexandre
Eu mandei fazer molas novas com 5 cm a mais na Molas Tigre no Rio de Janeiro. (www.molastigre.com.br).
Quando instalei, a traseira cedeu um pouco e tive que colocar calços de 1,5 pol.
Coloquei o amortecedor da ProComp na traseira...Só isso...
Não posso dizer se eles estragam mais rapidamente partes do carro pois eu já comprei ele usado, com 190.000km.
Tive que levantar um pouco, pois raspava na caixa de roda quando exterçava.
Ficou mais econômico, de 10,5 passou para 10,75 km/l.
Agora, sobre a estética do carro....FICOU DU KRAIIII...Lindo de mais...
Sim, é em aro 15...
Dé Carli
Se vc fez o cálculo do consumo se baseando no odômetro, ai está a razão da falsa econômia. Quando vc aumenta o pneu, aumenta margem de erro que já existe no velocimetro e odômetro.Na verdade seu consumo deve ter aumentado por ter alongado a relação.Se vc fizer o teste usando um reservatorio em seperado ou completando até a bôca do tanque,vai comprovar o que estou dizendo.Com o aumento do pneu, o esfôrço é maior, e o consumo tem que aumentar e nunca diminuir.
Se vc fez o cálculo do consumo se baseando no odômetro, ai está a razão da falsa econômia. Quando vc aumenta o pneu, aumenta margem de erro que já existe no velocimetro e odômetro.Na verdade seu consumo deve ter aumentado por ter alongado a relação.Se vc fizer o teste usando um reservatorio em seperado ou completando até a bôca do tanque,vai comprovar o que estou dizendo.Com o aumento do pneu, o esfôrço é maior, e o consumo tem que aumentar e nunca diminuir.
Ops...Esqueci de dizer...Tenho o Totem Trip...Mais preciso, impossível...
Valeu, DeCarli. Mais uma última pergunta... a colocação do calço foi muito complicada? Eu tenho um kit americano de 1" mas até hoje não coloquei por temer mexer na carroceria num lugar onde todo mundo é "profissional" na hora de cobrar mas amador demais na hora de fazer...
Tenho uma SW4 93 que no manual diz que tem que ter pneus 205 a 215 , qdo comprei estava com pneus 225 , achei muito feio na primeira troca coloquei o 235 , ainda assim achava feio na última troca coloquei o 255x75x15 , não mexi em nada e qdo saio da garagem e exterço ao máximo roça um pouquinho só , e ficou bonita , mesmo sendo um pneu 255 , eu senti que já esta judiando um pouco da embreagem , no mecanico meu que mexe com muitas SW4 a maioria estão lá para trocar KIT DE EMBREAGEM e a maioria estavam compneus 31" que equivale ao 265 aproximadamente .
Viu a orientação do amigo JEFFCATUNDA ? É ísto aí . O pneu 255x75x15 fica bonitinho e não judia muito da embreagem e suspensão .
Valeu, DeCarli. Mais uma última pergunta... a colocação do calço foi muito complicada? Eu tenho um kit americano de 1" mas até hoje não coloquei por temer mexer na carroceria num lugar onde todo mundo é "profissional" na hora de cobrar mas amador demais na hora de fazer...
Abs,
Alexandre
O calço da mola traseira é a coisa mais besta de colocar.
Solte os amortecedores, bieletas. Suspenda a carroceria e deixe o eixo descer com o seu peso. Coloque um caboclo forçando para baixo o eixo e tire a mola...Coloque o calço e coloque a mola de volta...pronto...
Mas Decarli existe um detalhe que voce nao mencionou ?
Voce tem que alterar a posição dos amortecedores para cima do original ( aquelwe furo que tem no diferencial acima do mesmo ) se nao eles nao vao atuar e nao precisa soltar as bieletas , depois de colocar os calços tem que usar a ferramenta para fechar as molas se nao elas nao entram .
Guilherme na sua SW4 93 voce pode alterar o limitador de direção para que nao raspe ( sao dois parafusos que ficam na bandeija inferior um de cada lado )
4X4 Brasil
BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO ) S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador ) SEMPRE DENTRO DE UM 4X4
Mas Decarli existe um detalhe que voce nao mencionou ?
Voce tem que alterar a posição dos amortecedores para cima do original ( aquelwe furo que tem no diferencial acima do mesmo ) se nao eles nao vao atuar e nao precisa soltar as bieletas , depois de colocar os calços tem que usar a ferramenta para fechar as molas se nao elas nao entram .
Guilherme na sua SW4 93 voce pode alterar o limitador de direção para que nao raspe ( sao dois parafusos que ficam na bandeija inferior um de cada lado )
Blanco, não entendi o que vc mencionou...
Fui no Makoto e ele fez exatamente o que eu disse, simples...Lembre-se que estou falando do eixo traseiro...