Olá pessoal, essa é minha primeira msg e já chego perguntando..

surgiu a oportunidade de adquirir uma SW4 93 2.8D 196 mil Km, que pertence ao tio da minha esposa.
O carro tá parado na garagem desde de que ele comprou uma hilux atual...em 2008.

até onde eu sei o carro ficou parado por falta de uso mesmo. Não foi defeito.
Ele chegou até a garagem com as "próprias pernas". Aí, como ficou parado a bateria morreu. E foi ficando...

Eu não sei qual modelo/tipo/marca de bateria comprar.
a bateria original já foi há tempos e a que acabou deixou só o lugar...

E além disso, já me falaram que não basta colocar uma bateria, abastecer e sair andando. É preciso verificar o carro antes - só me resta saber o quê: óleos? filtros? lubrificação?

O radiador por exemplo, tirei a tampa e dentro tá só ferrugem.

Que problemas podem existir em função do carro ter ficado parado por tanto tempo? No manual, por exemplo, consta que a tração tem que ser usada constantemente.

Não vale um "faça-voce-mesmo"? Afinal o manual ilustra algumas manutenções que o usuário mesmo pode fazer. Queria poder fazer alguma coisa além de tirar as teias de aranha.

Ou é arriscado (para um novato)?

Esse é (potencialmente) o meu primeiro carro. A respeito das hilux dessa geração só encontro elogios. É só alegria mesmo? Ainda vale a pena em 2010?

Como não tenho mecânico de confiança fico com receio do cara chegar e começar a inventar defeito. Aliás, alguém aqui de Belém-PA tem um bom mecânico/oficina pra indicar?

Bem acho que é só isso. Que venham os sábios conselhos...