Hilux motor 171cv, no manual pede-se oleo CF-4 , nas Ccs continua com CF.
Versão Imprimível
Hilux motor 171cv, no manual pede-se oleo CF-4 , nas Ccs continua com CF.
Levei minha Hilux na Ccs para trocar o oleo de motor. Fui muito bem atendido. Pedir para ver o oleo que eles usam; trouxe um litro do 10w40 SN/CF Toyota ( Mobil ) , e disseram também ter o 5w30 no tambor ( este não vi a classificação)
Esse Mobil é top tb. Na minha opinião óleo pra motor diesel tem que ser bom pra motor diesel, ter API de CI pra cima e ACEA E7 pra cima, nada adianta ser bom pra motor flex com API SN e especificação pra diesel reba CF
Por ser CF, sendo que o mais atual é CJ-4 , quando levo minha Hilux para troca de oleo ( na Ccs ) levo meu próprio oleo ( mobil 1 CJ-4/SM ) , é um oleo caro , mas como não pretendo vendê-la , uso este. É um oleo 100% sintético , difícil de encontrar. Compro na distribuidora que revende para as trocas de oleo. Uso na minha Hilux porque sou "fanático" em óleos top, e tbm por ser nova e não pretender vendê-la.
Edervando...na minha opinião, sua atitude está completamente CORRETA!!
A durabilidade de um motor, está completamente ligada a qualidade do óleo que se usa, pois é o óleo responsavel por diminuir o atrito entre as partes e consequentemente o desgastes das peças...então...quanto melhor o desempenho do óleo...menor o desgastes.
Pessoal,
Uso o Top Turbo 15w40 a 5 anos desde a minha primeira SW4, ele é CI 4 e ACEA E7 , é um oleo para teóricos 45.000km , troco a cada 5000km com filtro, na minha opnião é a viscosidade recomendada que importa, estamos em um País muito quente então baixar o primeiro numero para 10 (-20°C) ou 5 (-30°c) é jogar dinheiro fora, baixar o segundo numero é temerário pois o 30 é para partida ambiente de 25°C.
Já estive na Patagônia a -5°C , e na primeira partida pela manhã a SW4 pegou no estalo com o Top Turbo.
Agora com relação ao grau de proteção, concordo que quanto maior melhor, acho que CI-4, balde a R$ 200,00 , litro a R$ 10,00 é um ótimo custo/beneficio.
Abs.
Feitosa , a Nova Ranger usa 5w30 , a Amarok 5w30 ou é 5w40. Estao descritos nos manuais dos proprietários. Eu penso que foram feitos N testes por Engenheiros...
A Honda por exemplo está usando 0w20.
Aquele oleo 0w40 da Mobil é indicado pela Mercedes, Bmw , Posche, ...
Agora na minha opinião, motores diesel mais antigos 15w40 é o mais utilizado.
Agora tive olhando no site da castrol, shell, mobil, encontrei óleos para motores diesel , 0w30, 5w30 e 5w40
Eu não discordo com a Toyota sobre a viscosidade. Quer usar 5w30 td bem. O problema é que quando temos API CJ-4 ACEA E7 pra cima, ou ACEA C3 (pros casos de motores euro V com filtro de particulas), ela insiste em usar um óleo que foi desenvolvido para motores flex com API SN, e q por acaso recebeu uma classificacão diesel API CF q ja tem 15 anos. Quer usar 5w30 td bem, então pq não usa um ACEA C3
Raciocinem comigo, a Toyota, que atende a um mercado mundial, não ia construir um motor de um veículo 4x4 que usasse um óleo que não é qualquer lugar que vende, a toyota é sertão, é taliban, pantanal e etc... Se tiver muita frescura pra óleo já era, perde a fama de inquebrável! Quem quiser e puder usar um óleo melhor, beleza, ACEA C3 é só benefício! Mas ela é feita pra aguentar esse 'desaforo' que está sendo considerado esse óleo. E isso é o bom da Toyota.
*Cita exemplos de óleos ACEA C3
Muitos aqui são a favor de trocar óleo de 5 em 5 mil Km.
Eu penso assim; utilizo um oleo de ponta e rodo tranqüilamente 15 mil Km.
O filtro custa ~ $ 48 ( original )