Postado originalmente por
J.L
Vou tentar resumir:
- Comprei usada sem saber da procedência. Parte mecanica aparentemente muito boa, com as estiquetas ainda originais. Mas depois de um ano com a m´qauina, percebi que o cara da loja havia mascarado alguns pontos de ferrugem. Ok. dentro do normaas
- Mas ai veio a primeira subida de temperatura e apavorei. Não chegou no vermelho, fiquei com as avaliações paliativas: Tampa do radiador, bomba dágua... Mas não adiantou. Veio o segundo esquente e esse realmente rachou o bicho.
- Então fiz o seguinte:
- Novo cabeçote - América - Mais retentores e aquelas válvulas;
- Nova bomba dágua original - Toyota - A antiga nem estava ruim, mas resolvi trocar mesmo assim;
- Novo radiador - Maior capacidade(4 fileiras de coméia) - Visconte;
- Válvula Termostática - Toyota;
- Termômetro de mercúrio - Na época não havia estes luminosos e sonoros e penso em depois trocar. Mas hoje quase não observo mais o mesmo, pelo comportamento padrão já assumido.
- Instalação na Sollo4wD - João - Recomendo
O carro opera hoje a 85oC em média e em subidas longas de serra, se a marcha for errada, passa de 90. Mas descobri que reduzindo a marcha, nem a 90oC chega. Ou seja é adaptar o pé e a marcha certa, com mais torque. O termômetro original sequer se meche nesse tempo todo.
Já fiz várias viagens com mais de 1250km - SP/RS bate e volta às vezes, verão rachando e nadica de nada. A mais longa de 1700km ao nordeste, em tiros de até 1000km num único dia.
Sempre na manhã e a frio a posição da água é a mesma, conforme a do carro do meu pai - Esta sim totalmente original de fábrica, lacrada e nunca deu nada, mesmo como radiador fininho. Percebo que pelos detalhes esta foi melhor cuidada do que a minha pelo dono anterior, o que me levanta a suspeita sobre o cuidado do primeiro dono ser algo fundamental nestes casos.
Mas digo que hoje, mesmo com o gasto das peças de reposição, uma vez resolvido o problema,o carro vale a pena. O preço de aquisição é relativamente barato, por todas as funcionalidades disponibilizadas. Uma vez realizada a manutenção, a tranquilidade, segurança e o deleite nos passeios em família são compensadores. Baixíssima manutenção - não consome pneus, apenas troca de óleo e um engraxamento por baixo a cada 6 meses. Baixíssimo custo e excelente consumo de combustível.
Preparando cada vez mais novas viagens e novas paisagens/fotografias - Agora com a filhinha que a cegonha vai nos entregar em breve.
Bom tentei resumir e deixar a mensagem de que não há loucura e labirinto sem solução tipo romance kafkiano.
Há um sistema com partes e que precisam ser tratadas em caso de uma falha e ao final de tudo, o único ajuste fora dos planos dos japoneses: O Alarme sonoro preventivo.
Assim o problema passa a ter sua real dimensão, fora das emoções/calores do momento em que perdemos uma viagem em cima da hora por exemplo.
Feliz 2013!
J.L