x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 53

Citação Postado originalmente por aoliveira Ver Post
    Japex,
    Eu tenho instalado na minha Ranger com parachoque cromado. Não dá problema nenhum não. Ele dispara só quando fica muito apertado, quando o cara tava instalando teve que ir alargando o furo até não ficar muito justo, aí parou de disparar. Uma vez deu uma disparada e levei na loja, mas só tinha soltado um dos conectores, foi só reconectar e ficou beleza, nem precisou trocar a central. Até hoje não deu mais problema. Tem um dos sensores que fiquei cismado que o cabo tá gasto em algum lugar, porque já deu umas disparadinhas (sempre no mesmo sensor), aí só tirei ele do parachoque, limpei a poeira e recoloquei e tudo voltou a funcionar sem problema. Já tem um ano e meio que coloquei na Ranger e só aconteceu isso aí que relatei (a limpada devo ter feito 3 vezes no máximo). A marca do que eu coloquei é Third Eye, botei uma foto da caixa abaixo.

filipecyriaco,
    Posta umas fotos de como ficou sua instalação, dependendo eu faço do jeito que você fez na minha próxima Ranger.

Vou tirar e post para você ficou muito bom!!!

abraços

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    O bom mesmo de nossos carros "pequenos", eh q se acertamos algo de re', q nao seja uma parede ou algo bem solido..... praticamente nao ocorrem danos ao caminhao... porem ao "economico" aonde encostamos.... RSSSSSSSS

Hj mesmo eu vou fazer uns testes com sensores ultrasonicos de alarmes, do tipo q pode ir "ao tempo".... consegui 2 conjuntos por 8 R$... o ruim eh q nao vieram com qualquer metodo de fixacao...

Vamos ver, por aqui nao tem desses sensores por menos de 100 R$, do tipo mais simples q soh apita conforme voce chega perto.. e depois vai ficando mais "agudo/continuo" conforme voce chega mais perto do lance.... vou tentar montar o meu proprio por menos de 20 R$

Uma pergunta aqui pros amigos q jah usam esse sensor...

E na frente do carro, usam tambem ?

cheers
    Linux,

Onde vc consegue esses componente?
    Qual o anteprojeto desse seu sensor caseiro?
    Dá para montar experimentalmente em um protoboard?

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Linux,

Onde vc consegue esses componente?
    Qual o anteprojeto desse seu sensor caseiro?
    Dá para montar experimentalmente em um protoboard?
    Desculpe minha ignorancia, mas oq significa "anteprojeto" ?

Os sensores sao positron usado em veiculos offroad tipo jipes... possuem protecao contra os elementos (agua.. lama..etc..), porem soh vem com um grampo de fixao porco... q nao serve pra nada.

Comprei aqui no centro da cidade, em uma loja de acessorios p/ carro.. som, alarme..etc..

Da sim, eh bem simples....

2 emissores ultrasonicos, pode ser um 555 ou 4001 com um bd135 de driver na saida pro transdutor (o meu eh magnetico).
    2 receptores ultrasonicos, pode ser um 741 com um filtro passa faixa e um comparador... a saida voce pode usar o sinal sem um integrador ou com integrador... ae voce amplifica e joga num falante dentro do carro.... eu usaria um daqueles de modem, minusculos.

Esse eh o projeto basico...

Voce poderia pegar o sinal e jogar um display de leds, tipo barra movel... bem simples... ae ele indicaria a distancia na escala de leds...

N possibilidades.

cheers

PS: a coisa seria acionada pelo engatar da re'

Usuário Avatar de aoliveira
    Entrada
    14/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Me pergunto se isso nao deveria de ser item de serie nos nossos carros... mesmo os mais toscos!!! assim como airbag e abs!!!! principalmente os carros "targeted" aos publicos mais "propensos".. tipo carro de "vovo" ou de "estudante" !

Sabe.. apesar do q dizem montadoras... os custos nao sao grandes em determinados acessorios.... ca entre nos aqui... um sensor de estacionamento por exemplo...

2 - emissores ultrasonicos ~ 10 R$
    2 - receptores ultrasonicos ~ 10 R$
    1 - kit de parafusos e afins p/ montagem ~ 10 R$ ???
    1 - "central de controle" ~ 25 R$ ??? (Caro)

o sistema basicamente eh um tipo de "sonar", que envia e detecta o echo dos sinais.... entao passando ao motorista uma nocao "sonora" da distancia... nao custa 10 R$ o circuito, placa....etc... mais 8 R$ de uma caixinha ???

sei la caros amigos... sei la.... mas eu vou pensar com carinho nisso... pois inumeras vezes eu deixei uma distancia de uns 40 ~ 60 cm de algo.... realmente poderia ter parado mais perto.....

cheers

PS: mais q 60 cm vai.... com esse caminhao.. direto fica metro e 1/2 sobrando... RSSSSS.
    Acho meio complicado as montadoras começarem com isso, a não ser que sejam obrigadas por lei. Afinal, se economizam até num mísero sensor de abertura de porta pra acender a luz de teto, que em linha de produção custaria até centavos, quanto mais um sensor de estacionamento.

Quanto à distância para parar, com certeza o sensor ajuda, esse era um dos principais usos que eu queria. Consigo parar a 5cm de um obstáculo. Claro que tem que tomar cuidado, porque as formas do obstáculo podem variar e influenciar na detecção, mas quando pega o jeito, é bom demais. Logo que comprei a Ranger, na primeira semana, esbarrei na quina em um carro estacionado (carro escuro, de noite e debaixo de uma árvore ) quando eu estava dando ré na rua de casa. Tava olhando pelo vidro traseiro e não vi o carro do lado do motorista, se já tivesse o sensor não teria acontecido, pois teria dado os bipes de aproximação.
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

Usuário Avatar de aoliveira
    Entrada
    14/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por filipecyriaco Ver Post
    Vou tirar e post para você ficou muito bom!!!

abraços
    Fico no aguardo...valeu
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Desculpe minha ignorancia, mas oq significa "anteprojeto" ?

Os sensores sao positron usado em veiculos offroad tipo jipes... possuem protecao contra os elementos (agua.. lama..etc..), porem soh vem com um grampo de fixao porco... q nao serve pra nada.

Comprei aqui no centro da cidade, em uma loja de acessorios p/ carro.. som, alarme..etc..

Da sim, eh bem simples....

2 emissores ultrasonicos, pode ser um 555 ou 4001 com um bd135 de driver na saida pro transdutor (o meu eh magnetico).
    2 receptores ultrasonicos, pode ser um 741 com um filtro passa faixa e um comparador... a saida voce pode usar o sinal sem um integrador ou com integrador... ae voce amplifica e joga num falante dentro do carro.... eu usaria um daqueles de modem, minusculos.

Esse eh o projeto basico...

Voce poderia pegar o sinal e jogar um display de leds, tipo barra movel... bem simples... ae ele indicaria a distancia na escala de leds...

N possibilidades.

cheers

PS: a coisa seria acionada pelo engatar da re'
    Anteprojeto é uma palavra bonita meio que sinônimo de projeto preliminar, esboço, estudo, etc. Ou seja um projeto onde vc apresenta o que pretende fazer mas sem o detalhamento de um projeto executivo.

Entendi mais ou menos...
    Os sensores são iguais aos dos kits comuns? Só o cilindro com um cabinho? Quantos "fios" vão para esses sensores?

O 555 gera um trem de pulsos com X Hz alimentando os sensores. O 741 lê o "som" refletido de dependendo da frequência eu saberia a distância?

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Anteprojeto é uma palavra bonita meio que sinônimo de projeto preliminar, esboço, estudo, etc. Ou seja um projeto onde vc apresenta o que pretende fazer mas sem o detalhamento de um projeto executivo.

Entendi mais ou menos...
    Os sensores são iguais aos dos kits comuns? Só o cilindro com um cabinho? Quantos "fios" vão para esses sensores?

O 555 gera um trem de pulsos com X Hz alimentando os sensores. O 741 lê o "som" refletido de dependendo da frequência eu saberia a distância?
    Legal, eu imaginava algum desses significados.. mas bateu a preguica de ir procurar.... eu lembrei de "anteteatro" e liguei a algo como um projeto preliminar ou "comeco"...

Yup esses mesmos, 2 fios no capsula transmissora 2 na receptora, bem comum mesmo... o unico detalhe que me atentei eh q fossem do tipo magnetico (baixa impedancia portanto).. pois os de alta impedancia (ceramicos).. exigem outros metodos p/ excitar e depois amplificar o sinal... apesar q o 741 tem uma boa impedancia de entrada.... mas eu trocaria por um CA3140 se fosse usar o ceramico (coisas da minha kbca)

Sim, mas na faixa dos khz, estou fazendo testes com 15 e 40 khz.

Dependendo a diferenca de tempo entre o sinal q foi e o q voltou voce sabe a distancia... eu to fazendo de tal modo q quanto menor o tempo.. menos o espaco entre os bips.. conforme for chegando a um som continuo, esta quase encostado... assim depois fica facil por um display tmb... pra uma indicacao visual mais precisa.

Eu dei um exemplo simples pra voce, pois na verda estou fazendo usando um microcontrolador... aonde toda a magica eh feita em software... e nao com pecas comuns...

No meu caso eu soh uso os drivers bd na saida do PIC, e depois do filtro 741 + isolador do sinal, tem um smith trigger q "quadradeia o sinal" jah fornecendo o mesmo ao PIC... aonde um software gera o sinal,, conta quanto tempo ate o sinal voltar e calcula a distancia.... de inicio vai jogar um som no falante... se eu gostar do sistema posso por um display calibrado em cm's, ou o esquema de barra movel q eu comentei com voce...

O custo do PIC eh menor q se juntar todos os componentes discretos q ia precisar.... alem de eu poder programar e reprogramar o mesmo,,, mudando coisas ou simplesmente pq deu vontade....

Outro detalhe eh q a frequencia limita a faixa de distancias q voce pode medir.... quanto maior a distancia.. menor a frequencia.... vou explicar rapidamente... me desculpe se voce conhece esse detalhe..

a distancia eh medida usando o intervalo entre o envio e o recebimento do echo do sinal... se a distancia for tal q o sinal leva mais tempo pra retornar do q o intervalo de envio dos sinais .. fodeu tudo... entao note q o sinal emitido tem 2 parametros... intervalo entre eles... e largura ou duracao do pulso.... a voltagem fica sendo constante... (0 ou 12 volts, ou ainda 5 volts ou qualquer outra voltagem compativel com os emissores ultrasonicos)

cheers
    4X4 Brasil

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Vc tem fotos desses sensores?
    Consultei o site da Positron mas os que encontrei foram sensores "normais" (iguais aos dos kits xing-ling) aparentemente com o cabo de comprimento padrão (eu gostaria de um com o cabo um pouco maior para instalar a central dentro da cabine).

Qual o programa q vc usa para programar o PIC? ele tem quantos pinos?
    Apesar de ser engenheiro eletricistas meus conhecimentos de eletrônica são meio rudimentares (depois de formado só montei uns amplificadores 555 e umas besteirinhas com uns PIC´s). Mas tenho uma "acessoria" em eletrônica forte lá no trabalho, inclusive com um que é fissurado e vive comprando e programando PIC para fazer qualquer coisa.

Dependendo da forma como fixar os sensores eu estou disposto a fazer esse arranjo técnico montando um sensor de estacionamento "caseiro".

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Vc tem fotos desses sensores?
    Consultei o site da Positron mas os que encontrei foram sensores "normais" (iguais aos dos kits xing-ling) aparentemente com o cabo de comprimento padrão (eu gostaria de um com o cabo um pouco maior para instalar a central dentro da cabine).

Qual o programa q vc usa para programar o PIC? ele tem quantos pinos?
    Apesar de ser engenheiro eletricistas meus conhecimentos de eletrônica são meio rudimentares (depois de formado só montei uns amplificadores 555 e umas besteirinhas com uns PIC´s). Mas tenho uma "acessoria" em eletrônica forte lá no trabalho, inclusive com um que é fissurado e vive comprando e programando PIC para fazer qualquer coisa.

Dependendo da forma como fixar os sensores eu estou disposto a fazer esse arranjo técnico montando um sensor de estacionamento "caseiro".
    Hj quando eu for no lab vou ver se tiro umas fotos dos bichos, mas sao do tipo comum mesmo pretinho, cilindrico, tem uns 2 metros cada fio, eh pequeno mesmo... e tanto no transmissor quanto no receptor sao cabos blindados.. o unico porem q segundo o vendedor.. eles sao "vedados" podendo ir ao tempo e elementos.

Nesse caso estou usando um PIC comum, flash.. "F628" 18 pinos... eu escrevo os softwares em assembly e compilo com o "PM".

A vantagem tmb, eh q posso incluir uma logica de "multiplexacao" no PIC p/ comandar os displays... com apenas alguns pinos de i/o

Eh, eu to meio q desanimado com essa tal de fixacao.... um amigo meu sugeriu eu tornear em aluminio um cone ao contrario.... e fixar ele por dentro do parachoques.... ae eh soh enfiar o sensor com um pouco de silicone nesse cone.. e ele ficaria ali travadinho bunitinho... isso nas pontas dos mesmos, e os receptores colocaria os 2 juntos, tipo ali proximo ao engate....

Parece boa as sugestoes... mas sem o carro aqui em casa.. da pra mexer um pouquinho por dia.... devido aos outros afazeres....

cheers

Não entendi a parte de mutiplexação, isso implicará na utilização de um DEMUX também?

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por Craisiler Ver Post
    Não entendi a parte de mutiplexação, isso implicará na utilização de um DEMUX também?
    Nops, imagina 5 displays de 7 segmentos... de qualquer tipo.. led.. gasoso..etc..

Voce teria de usar decoders p/ cada 1.. e ainda teria um monte de fios... X 5...(alem de ficar limitado os caracteres que o decoder pode exibit)... agora se voce ligar os 7 segmentos de todos os displays juntos... ou seja... a "|" do 1.. esta ligado no mesmo pino do 2nd..etc.etc... voce vai acabar com 7 sinais + 5 anodos (pois sao 5 displays, considerando q seja anodo comum)... Pois bem, agora voce pega um 4017... liga o sinal de clock dele em um i/o do pic, liga a saida 6 no reset do mesmo... e os 7 sinais voce liga no pic...e cada pino do 4017 (1 ate 5) voce liga nos anodos dos displays....pronto... voce usou 8 i/o's p/ controlar 5 displays e pode desenhar qualquer coisa q o display suporta... voce economizou pelo menos 5 decoders... espaco em placa..paciencia... e obteve um resultado bem melhor.. mais flexivel e pratico.

Como voce eh um cara esperto, acho q nem preciso explicar como vai comandar todos os displays ao mesmo tempo, com dados diferentes em cada 1....

cheers
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Inclusive oq eu falei serve p/ comandar quantos displays voce quiser... lembrando q o limite por cada 4017 seriam 10 displays, mas voce pode cascatear o mesmo....

Editando mais uma vez.... inclusive se voce tiver poucos displays, voce pode usar sem o 4017, porem ao custo de usar mais pinos do pic.. no caso seriam os 7 sinais dos 7 segmentos + 1 i/o p/ cada display... eu sempre uso o 4017 pq em geral comando 5 displays pelo menos (pra fazer 99.999)

cheers
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem