Prezados toyoteiros,
Minha SW4 3.0 TDI / 1999 fazia, antes da instalação do intercooler da Maxcooler, na média, 9 (nove) km/l em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
Durante a instalação do intercooler Maxcooler, por recomendação do fabricante, foi colocado um calço, formado por duas arruelas coladas, entre a válvula westgate e a fixação da mesma na turbina, o que, de acordo com o manual da Maxcooler, eleva a pressão do turbo para 01 (um) kg.
Além disso, ainda por recomendação da Maxcooler, foi efetuada uma abertura de 1/2 (meia) volta no débito da bomba injetora.
A viatura ficou ótima, esperta e sem fumaçar de forma anormal, e num primeiro momento não percebi aumento no consumo.
Acontece que agora, quase um ano depois da instalação do intercooler e das ditas alterações, efetuei algumas medições do consumo e fiquei surpreso, ao verificar que a viatura estava fazendo só 6,5 km/l...
Levei o carro no bombista, que sugeriu fechar 1/4 (um quarto) de volta no débito da bomba e executar uma regulagem e limpeza dos bicos injetores. Assim foi feito e a viatura melhorou o consumo, mas somente para 7,5 km/l, também em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
A questão é que não sei precisar a kilometragem real da viatura, uma vez que quando a comprei marcava só 68.000 km e atualmente marca 87.000 km, mas sei que o odômetro sofreu alteração, face às informações prestadas pela concessionária Toyota, de serviços lá realizados antes de alterarem a kilometragem. Por tais informações e pelo tempo decorrido, julgo que a kilometragem real gire, hoje, entre 150.000km e 180.000 km, mas isso é só uma estimativa.
Diante disso, pergunto aos companheiros: Será que vale à pena mandar retirar a bomba injetora e fazer uma revisão geral na mesma? Pode estar com pouca pressão e isso provocar o consumo elevado?
O custo desse serviço, de acordo com o bombista, girará em torno de R$ 1.000,00.
Esclareço que, exceto pelo consumo elevado, o carro está ótimo, andando bem, sem fumaçar, etc...
Obrigado pelas consideraçãos a respeito. Um abraço, Delfim.