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Como drenar o óleo da direção hidraulica?

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  • 29/07/2012, 11:32
    Rodolfo40c
    Preciso trocar da minha hilux também.. Além do fluido está preto, estou com um vazamento provavelmente na bomba hidraulica.
    Estou querendo trocar todos os fluidos. Porem nao sei qual o fluido da embreagem. Li no emblema da tampa de borracha do reservatorio da embreagem, e esta dizendo que é o mesmo fluido de freio (em ingles).
    Entao gente, se usa o mesmo fluido de freio na embreagem?
  • 29/07/2012, 11:57
    jorge.duarte
    Citação:

    Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Preciso trocar da minha hilux também.. Além do fluido está preto, estou com um vazamento provavelmente na bomba hidraulica.
    Estou querendo trocar todos os fluidos. Porem nao sei qual o fluido da embreagem. Li no emblema da tampa de borracha do reservatorio da embreagem, e esta dizendo que é o mesmo fluido de freio (em ingles).
    Entao gente, se usa o mesmo fluido de freio na embreagem?

    Rodolfo,
    Isso mesmo
  • 31/07/2012, 20:13
    sandro_ventania
    Trocar o óleo da direção hidráulica eu aprendi e já fiz...o óleo do freio os colegas dizeram que é melhor usando máquina...e o óleo hidraulico da embreagem? Da pra trocar em casa ou tem que ser com máquina também??
  • 31/07/2012, 21:25
    Claudio Maggioni
    Citação:

    Postado originalmente por v_jordao Ver Post
    Hoje fui trocar o fluido da minha sw4 94, comprei 2 litros do texamatic dexronIID, 1 foi usado só pra fazer a limpeza do sistema.

    fiz conforme indicado, retirando a mangueira de retorno, porém fiz a maior lambança, a pressão que vem do retorno é um pouco forte e a mangueira que adaptei era um pouco fina, na hora que funcionou o motor escapou a mangueira e vazou óleo por tudo, tive que colocar uma garrafa pet por baixo próximo o filtro de óleo e colocar a mangueira do retorno direto na garrafa pet, ai deu certo, (após a troca tive que lavar todo o motor com a wap, inclusive as correias que coloquei ontem lambuzou tudo)

    Aconselho a quem for fazer a troca, quando for adaptar a outra mangueira na mangueira da saida se certifique que ela esta bem firme, só então funcione o motor, e nunca tente fazer isso sozinho,

    como ja foi dito aqui, o fluído velho tava preto, mas a direção funcionava bem, vamos ver agora se muda alguma coisa, ainda não testei, se mudar, melhorar ou quem sabe piorar posto o resultado.

    Pessoal, estou querendo fazer isso na minha F250 tbm, por acaso essa mangueira do retorno é a que sai do radiador de oleo e entra no reservatório??? Sei que é outro modelo de carro, mas o principio deve ser o mesmo né?? Abraços
  • 31/07/2012, 22:19
    v_jordao
    Citação:

    Postado originalmente por Claudio Maggioni Ver Post
    Pessoal, estou querendo fazer isso na minha F250 tbm, por acaso essa mangueira do retorno é a que sai do radiador de oleo e entra no reservatório??? Sei que é outro modelo de carro, mas o principio deve ser o mesmo né?? Abraços

    Você tem que olhar na mangueira que retorna da bomba da direção hidráulica, geralmente é mais fina e entra pela parte superior do reservatório, porém com te disse quando retirar essa mangueira e acoplar outra deixe bem firme por que senão.... vai jogar fluido pelo motor todo igual aconteceu com a minha,

    Hoje troquei o fluído da embreagem, um pouco tirei com uma seringa e o restante retirei pelo bico que faz a sangria, o fluído velho tava bem preto e com sujeira, fiz a sangria e ficou novo de novo.,
    pelo meus cálculos um frasco de 250 ml dá pra trocar o fluído e ainda fazer a limpeza do sistema,
  • 01/08/2012, 07:50
    Mathias
    Citação:

    Postado originalmente por v_jordao Ver Post
    Você tem que olhar na mangueira que retorna da bomba da direção hidráulica, geralmente é mais fina e entra pela parte superior do reservatório, porém com te disse quando retirar essa mangueira e acoplar outra deixe bem firme por que senão.... vai jogar fluido pelo motor todo igual aconteceu com a minha,

    Hoje troquei o fluído da embreagem, um pouco tirei com uma seringa e o restante retirei pelo bico que faz a sangria, o fluído velho tava bem preto e com sujeira, fiz a sangria e ficou novo de novo.,
    pelo meus cálculos um frasco de 250 ml dá pra trocar o fluído e ainda fazer a limpeza do sistema,



    V_jordao,

    Blz, vc trocou o óleo da direção e aí...notou alguma diferença ???

    Na minha CD Japa o óleo com certeza ´deve estar velho e necessita de troca, apesar de não apresentar nenhum defeito.

    abraço

    Mathias
  • 01/08/2012, 08:23
    v_jordao
    Citação:

    Postado originalmente por Mathias Ver Post
    V_jordao,

    Blz, vc trocou o óleo da direção e aí...notou alguma diferença ???

    Na minha CD Japa o óleo com certeza ´deve estar velho e necessita de troca, apesar de não apresentar nenhum defeito.

    abraço

    Mathias

    na verdade não notei diferença, porém como já foi dito várias vezes, como o fluído velho pode haver acumulo de detritos o que pode com o tempo desgastar prematuramente todo o sistema de direção, mesma coisa com o fluido da embreagem, o meu quando troquei tava verde no reservatório, mas aspirando com uma seringa notei o fluido bem preto e no fundo do vasilhame que utilizei tinha sujeiro, o que pode com o tempo entupir o sistema,

    Aos mais experientes me corrijam se falei bobagem.
  • 01/08/2012, 13:02
    TCHEIGOR
    mesmo que não se perceba melhora do desempenho, o óleo velho tem mais chance de superaquecer, seja na DH, embreagem ou freio.
  • 01/08/2012, 13:30
    Mathias
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    mesmo que não se perceba melhora do desempenho, o óleo velho tem mais chance de superaquecer, seja na DH, embreagem ou freio.

    Valeu pessoal,

    vou providenciar a troca do óleo da DH, o óleo da embreagem eu troquei quando fiz a embreagem ano passado.

    Abraço

    Mathias
  • 17/10/2013, 10:17
    EduQxQ
    Bom dia pessoal,
    Aproveitando o tópico iniciado, ontem fiz a troca do óleo do motor e filtro da VTR.
    O cara do posto tinha uma espécie de "caneta de teste" para verificar o estado do fluído de freio e embreagem.
    Curioso, perguntei como funciona, ele então demonstrou veirificando os fluidos.
    Nos testes, a lampada vermelha da caneta acendeu, indicando que os fluídos estariam velhos, ou precisando de substituição.
    Saí do posto e logo liguei para o mecânico, que me disse, "se o freio está funcionando, não mexe, deixa assim. Se mexer pode também soltar algum resíduo e ficar ruim".
    Pergunto a voces, Alguem conhece e já fez este teste com esta "caneta"?
    É preciso ou não substituir os fluídos?

    Agradeço os comentários.
    Um abraço,
    Edu
  • 17/10/2013, 12:39
    dorderf
    Citação:

    Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Bom dia pessoal,
    Aproveitando o tópico iniciado, ontem fiz a troca do óleo do motor e filtro da VTR.
    O cara do posto tinha uma espécie de "caneta de teste" para verificar o estado do fluído de freio e embreagem.
    Curioso, perguntei como funciona, ele então demonstrou veirificando os fluidos.
    Nos testes, a lampada vermelha da caneta acendeu, indicando que os fluídos estariam velhos, ou precisando de substituição.
    Saí do posto e logo liguei para o mecânico, que me disse, "se o freio está funcionando, não mexe, deixa assim. Se mexer pode também soltar algum resíduo e ficar ruim".
    Pergunto a voces, Alguem conhece e já fez este teste com esta "caneta"?
    É preciso ou não substituir os fluídos?

    Agradeço os comentários.
    Um abraço,
    Edu

    Edu, eu comprei uma caneta dessas e medi tanto o fluido de freio quanto o da embreagem. O do freio ficou amareco e o da embreagem vermelho. Troquei ambos!

    Adorei essa caneta!
  • 17/10/2013, 13:39
    EduQxQ
    Olá Dorderf,
    e após a troca tu percebeu alteração no freio ou na embreagem?
    Com os fluidos novos a indicação do teste ficou verde?
    []s
    Edu
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