Amigo sinceramente esse "chefe de oficina" esta equivocado. A turbina da sua e também da minha SW4 é estatica, ela não tem as partes moveis que a fazer ser varíavel, se é que esse mecânico sabe disso.
Aliás, nossa turbina apesar de muito boa para o que se propõe é um projeto antigo, muito antigo, então ela não oferece evolução se comparada com as mais atuais. Principalmente quanto as TGV ou VGT da mit.
Eu tenho o LDA na minha, veio de uma bomba da L200 que é igual a nossa bomba injetora mas com o LDA, então faz um pouco de diferença. Mas não é o bicho como eu imaginava, principalmente como quando coloquei na minha antiga BAnd´ida com motor 14B, que ao instalar o LDA senti a diferença a começar pela marcha lenta e baixos giros, onde o motor fica inclusive mais frouxo, uma vez que você vai diminuir o débito de diesel da bomba quando não tem pressão de turbo, até o momento que a válvula atua sentindo a pressão da admissão e aumenta o débito, fazendo você sentir o resultado.
Claro isso no 14B,mas no 3L essa diferença não veio assim. apesar de ser muito bom para diminuir a fumaça, principalmente até a pressão entrar e equilibrar a mistura.
Uma dica que me deram é que deveríamos usar o LDA das nosvas SW4 de 97 a 2001, que são melhor dimensionados para nossas viaturas, quem sabe é uma opção.
Abraços,
Augusto César